Quinta-feira, 30 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Embaixadas e comitivas de vários estados aproveitam oportunidades de negócios na Rondônia Rural Show Internacional


Para a Rondônia Rural Show 2024 estão confirmados representantes do Quênia, Costa do Marfim, Bolívia, Peru, Texas e França - Gente de Opinião
Para a Rondônia Rural Show 2024 estão confirmados representantes do Quênia, Costa do Marfim, Bolívia, Peru, Texas e França

A 11ª Rondônia Rural Show Internacional se aproxima e com ela, as oportunidades de negócios para Embaixadas de vários países e comitivas de outros estados brasileiros, que estão atentas ao que a maior Feira do agronegócio da região Norte irá expor entre 20 e 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Na Feira, investidores nacionais e de outros países são acolhidos no Pavilhão Empresarial Internacional, onde acontecem diversas palestras, reuniões, rodadas de negócios, e onde ficam os estandes de empresas que se instalaram em Rondônia, com incentivo de benefícios fiscais, e também de representantes internacionais.

Pavilhão Internacional reúne empresas e investidores

Para o governador do Estado, Marcos Rocha, a Rondônia Rural Show Internacional dá oportunidades de negócios diferenciadas, concentrando em um só um lugar, os atrativos do Agro no Estado.

‘‘Rondônia está imprimindo um modelo de desenvolvimento atrativo para os investidores nacionais e internacionais, com alta produtividade, combinada com a defesa do meio ambiente, o que coloca o Estado em posição favorável aos negócios sustentáveis, gerando, assim, bem-estar social’’, salientou.

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

A presença do público estrangeiro na Feira teve início em 2018, quando Rondônia Rural Show recebeu representantes de 10 países e passou a ser internacional, e se fortalece a cada edição, sendo expressiva nos últimos anos.

Em 2022, a participação internacional se deu através da participação da Embaixada dos EUA e da Embaixada de Singapura, além da participação da Câmara de Comércio Brasil-Israel, representada pela certificadora halal CDIAL – HALAL. No período foram gerados R$ 2,6 bilhões em negócios e recebeu mais de 249 mil visitantes.

No palco principal há palestras e apresentações culturais

Já na Rondônia Rural Show Internacional de 2023, foram gerados cerca de R$ 3,5 bilhões em negócios e a Feira recebeu mais de 265 mil visitantes, sendo que a participação internacional se deu através da Embaixada da Costa do Marfim, da Embaixada da Bolívia, da Embaixada dos Estados Unidos, do Governo do Departamento do Beni (Bolívia) e das Câmaras de Comércio Árabe Brasileira, Câmara de Comércio e Integração Brasil-Peru e Câmara Texana (EUA).

Para a Rondônia Rural Show Internacional 2024, estão confirmadas as presenças de representantes diplomáticos das Embaixadas do Quênia, da Costa do Marfim, da Bolívia e do Peru, além dos Escritórios Comerciais e Câmaras de Comércio Texana, da Business France (escritório comercial francês ligado à embaixada) e a Associação de Exportadores do Peru (ADEX).

PARCERIAS COMERCIAIS

A presença de Embaixadas ao longo das edições da Rondônia Rural Show Internacional, segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec), Sérgio Gonçalves, resultou em diversas parcerias comerciais. ‘‘A participação de Embaixadas e câmaras de comércio contribui para a expansão dos negócios internacionais do Estado de Rondônia, a partir da promoção das exportações e abertura de mercados’’, ressaltou.

Visita guiada às cadeias produtivas sustentáveis

Segundo a Sedec, as participações internacionais na Feira têm fortalecido as parcerias comerciais e de mercado, com foco em aumentar o volume de exportação de soja, carne bovina, pescados, café Robusta Amazônico, cacau e outros grãos. Dessa forma, ainda, possibilitam o estabelecimento de parcerias institucionais e cooperação técnica em áreas comerciais, educacionais, agropecuárias e ambientais, através de intercâmbios de experiências.

A realização do Rondônia Day Brasília 2024, por exemplo, foi um resultado da parceria institucional estabelecida entre o Governo de Rondônia e a Embaixada da Costa do Marfim, na 10ª edição da Feira, em 2023. A Costa do Marfim busca iniciativas de sustentabilidade para investimento na Amazônia.

PROGRAMAÇÃO DE 2024

E neste ano, em sua 11ª edição, a Feira inova com a temática “Agricultura da Amazônia”, pois o Estado está localizado nessa região; possui mais de 55% do seu território coberto por florestas, e avança na produção de alimentos com sustentabilidade. E uma programação especial para 2024 está sendo preparada com diversos atrativos, como exposições de máquinas agrícolas, produtos da agroindústria, artesanato; insumos e exposição de animais, e as vitrines tecnológicas com as principais cadeias produtivas inovadores e sustentáveis  de Rondônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae RO promove diálogos e busca se aproximar ainda mais dos rondonienses durante a Rondônia Rural Show 2024

Sebrae RO promove diálogos e busca se aproximar ainda mais dos rondonienses durante a Rondônia Rural Show 2024

Teve início no dia 20 de maio e seguiu até sábado, dia 25, a 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. Mais uma vez, o Sebrae RO marca presenç

Sustennutri Nutrição Animal destaca-se na 11ª Rondônia Rural Show em novo espaço e com Campanha Show de Prêmios

Sustennutri Nutrição Animal destaca-se na 11ª Rondônia Rural Show em novo espaço e com Campanha Show de Prêmios

Considerada uma das maiores feiras de Agronegócios do Norte do Brasil, a 11ª Rondônia Rural Show Internacional foi palco de importantes aconteciment

Deputado Marcelo Cruz celebra grande volume de negócios na Rondônia Rural Show Internacional

Deputado Marcelo Cruz celebra grande volume de negócios na Rondônia Rural Show Internacional

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), avaliou positivamente a 11ª edição da Rondônia Ru

Agroindústrias de Porto Velho fazem sucesso na 11ª edição da Rondônia Rural Show

Agroindústrias de Porto Velho fazem sucesso na 11ª edição da Rondônia Rural Show

Em meio a mais de 650 expositores reunidos na Rondônia Rural Show Internacional, produtores de agroindústrias porto-velhenses ganham espaço e se desta

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)