Porto Velho (RO) domingo, 20 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Agronegócio

2º Fórum da Piscicultura discute sustentabilidade e inovação

Evento realizado pelo Sebrae reuniu produtores rurais, estudantes, pesquisadores e autoridades públicas e representantes da cadeia produtiva do peixe


2º Fórum da Piscicultura discute sustentabilidade e inovação - Gente de Opinião

Para ouvir pesquisadores e as principais lideranças públicas e privadas da cadeia produtiva da piscicultura, produtores rurais de Rondônia se reuniram em Ariquemes durante a segunda edição do Fórum da Piscicultura. O evento, organizado pelo Sebrae, em parceria com a Associação de Criadores de Peixe do Estado de Rondônia (Acripar), reuniu mais de 500 participantes na última semana (4), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia).

 

Do lado das lideranças públicas, os participantes do Fórum ouviram o compromisso do Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca Jorge Seif JR para a desburocratização do setor. “Nosso compromisso é tornar todas as atividades relacionadas ao agronegócio mais fáceis aos produtores rurais, em especial a produção de peixes”.

 

O mesmo compromisso foi firmado pelos secretários do Governo de Rondônia de Agricultura (Seagri) e Meio Ambiente (Sedam). “Já temos uma agenda de compromissos com o setor produtivo e estamos trabalhando para tornar a vida do produtor rural mais fácil”, disse Evandro Padovani, da Agricultura. “Já conseguimos acelerar a emissão das licenças ambientais para a piscicultura, mas precisamos avançar ainda mais”, acrescentou Elias Rezende, do Meio Ambiente.

 

Representando o setor produtivo, o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, propôs a criação de um entreposto para a legalização do pescado in natura de Rondônia. “Vamos avançar ainda mais com a criação de um entreposto que possa certificar a qualidade do pescado que sai das nossas propriedades”, destacou.

 

O presidente do Conselho Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, ressaltou a organização dos piscicultores de Rondônia através do associativismo. “É importante o que está acontecendo em Rondônia. Os produtores rurais estão levantando as demandas do setor e buscando soluções junto ao setor público”, destaca.

 

SEBRAE

O diretor técnico do Sebrae Rondônia, Samuel Almeida, destacou a importância do órgão na consolidação da piscicultura como uma nova potência do agronegócio de Rondônia. “Estamos trabalhando na abertura de novos mercados, na busca de tecnologia para melhorar o desempenho da piscicultura, na transferência de conhecimento e em técnicas de gestão. Tudo isso para que a piscicultura também seja uma realidade nas pequenas propriedades do Estado”, destaca.

 

O analista do Sebrae, Denis Farias, gestor do Projeto de Piscicultura, ressalta a busca da sustentabilidade e inovação na cadeia produtiva do peixe. “Rondônia já é reconhecida pela forma sustentável como produz o pescado, em fazendas, sem agredir o meio ambiente e sem fazer a captura dos peixes nativos dos rios, pois a criação é em tanques escavados. Para avançar estamos buscando técnicas de inovação para os produtores rurais”, esclarece.

 

HOMENAGENS

Durante o Fórum, alguns piscicultores e empresas de Rondônia foram homenageados com a medalha Mérito Rural Rondon que é concedida pelo Governo de Rondônia. São eles: Edson Sápiras (Piscicultor), Elivelton Rodrigues; (Piscicultor), Zaltana Pescados (Piscicultor), Vildemar Xavier (Piscicultor).

 

Também receberam menção honrosa pela realização da primeira edição do Festival Tambaqui da Amazônia: Representantes da piscicultura Agrofish, Edson Sápiras; da Zaltana Pescados  Wilson Guerino Bertoli; pela Acripar, Francisco Hidalgo Farina; representantes da Faperon, Hélio Dias; do Sebrae em Rondônia, Samuel Silva de Almeida; da Sap/Mapa, Jorge Seif; da CNA, Eduardo Ono; Lions Canaã, André Rosseto e representante da Emater Rondônia, Luciano Brandão.

 

2º Fórum da Piscicultura discute sustentabilidade e inovação - Gente de Opinião

Mais Sobre Agronegócio

Agronegócio: painéis discutem cenários, perspectivas e soluções para o setor

Agronegócio: painéis discutem cenários, perspectivas e soluções para o setor

Desafios do Agronegócio é o tema do encontro que visa traçar cenários, perspectivas e soluções para o setor através de um debate franco e aberto orien

EXPOJARU incentiva expositores de alimentação

EXPOJARU incentiva expositores de alimentação

Depois de três anos, Rondônia volta a contar com a EXPOJARU. Os organizadores prometem uma exposição Agropecuária reformulada. Uma das mudanças é o in

Comitiva anuncia liberação de 4,5 milhões de hectares de solo boliviano para fomentar agronegócio com fronteira rondoniense

Comitiva anuncia liberação de 4,5 milhões de hectares de solo boliviano para fomentar agronegócio com fronteira rondoniense

Na manhã desta quinta-feira (11), representando o presidente Laerte Gomes (PSDB), o deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) recepcionou uma comitiva

Chineses querem a soja de Rondônia

Chineses querem a soja de Rondônia

Obras portuárias ampliam mercado exportador