Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Vai Turismo inicia mobilização para entrega de recomendações de políticas públicas aos candidatos de Estados e DF

Mais de 78% dos lares brasileiros estão endividados e 29% têm contas atrasadas. Além disso, 22% estão com mais da metade da renda comprometida com dívidas


Vai Turismo inicia mobilização para entrega de recomendações de políticas públicas aos candidatos de Estados e DF - Gente de Opinião

Na próxima quarta-feira (10/08), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sediará o evento de regionalização do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro. O encontro marcará o início da mobilização para a entrega das propostas e recomendações de políticas públicas para os candidatos aos governos dos 26 Estados e do Distrito Federal. Representantes das Federações do Comércio (Fecomércios) de todo o País, autoridades e empresários estarão presentes na reunião que será aberta à imprensa (mediante cadastro pelo e-mail [email protected]) e ocorrerá no auditório da sede da CNC (Avenida General Justo, 307, 9° andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ). O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) no Youtube.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca a relevância de ações específicas para elevar os números do setor, que, apesar do avanço, ainda estão abaixo de países com condições econômicas equivalentes. “Temos um mercado doméstico de turismo invejável, com pelo menos 30 milhões de brasileiros que viajam com frequência, mas é possível progredir, criar mais empregos no País, promover melhorias sociais e econômicas e proteger o meio ambiente. Para isso, o turismo precisa de políticas públicas efetivas e estruturantes que possam aumentar a competitividade e consolidar o setor”, afirma Tadros.

Nesse sentido, Alexandre Sampaio, diretor da CNC, responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), reforça que não cabe mais falar em turismo como uma atividade potencial. “É uma realidade, e a rota está sinalizada com a entrega, em mãos, do documento de propostas e recomendações de políticas públicas de turismo para os candidatos e candidatas à Presidência da República e aos governos estaduais”, pontua. Conforme Sampaio, “cabe aos candidatos aproveitar a mobilização e o apoio de tantas instituições, assumir o compromisso em seus planos de governo e, quando eleitos, implementar as ações”.

O dia 10 marcará o início da entrega das propostas, pelas Fecomércios, a cada um dos postulantes aos respectivos governos estaduais. Os 27 documentos de recomendações estarão disponíveis no site https://vaiturismo.com.br/, em que já consta o documento nacional apresentado aos candidatos à Presidência da República.

 

Propostas

Para a elaboração das propostas, o movimento Vai Turismo realizou, em 2021 e 2022, mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos um comparativo entre projetos nacionais e internacionais, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.

Com base na relatoria e na sistematização dos temas em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional.

Nos meses de junho e julho, o documento nacional foi entregue aos pré-candidatos a presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva, e a vice-presidente, Geraldo Alckmin, junto com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.

 

Números do setor

O setor de turismo é responsável por gerar cerca de três milhões de empregos diretos e formais. Durante a pandemia, houve perda de mais de 500 mil postos de trabalho e, até maio junho ano, 365 mil vagas já foram recuperadas. A expectativa da CNC para o crescimento anual do setor é de 3,5%. Atualmente, o mercado doméstico de turismo contempla aproximadamente 30 milhões de brasileiros que viajam com frequência.

 

Lançamento de livro do Cetur

O evento encerra-se com o lançamento do livro Turismo no Brasil, uma história de resistência e conquistas, que resgata o processo de reconhecimento do setor como importante vetor econômico e a atuação do Conselho de Turismo da CNC, criado na década de 1950, pela institucionalização do turismo brasileiro ao longo de quase sete décadas de história.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)