Terça-feira, 14 de outubro de 2025 - 10h00

O mutirão de cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem dando resultados muito positivos, o que tem mostrado que esse é o modo mais eficaz para diminuir a longa fila de espera dos pacientes que necessitam desse tipo de atendimento.
Um grupo de hospitais foi envolvido no projeto, que mobilizou suas equipes de cirurgiões gerais, ortopédicos e urológicos para solucionar, o mais rápido possível, esse grande problema de saúde que provoca danos a pacientes que tiveram que aguardar meses, por vezes anos, para serem tratados.
O mutirão, poucos dias após seu inicio, sem contar as feitas nos demais hospitais, um único, o Hospital Central — este contratado pela empresa IRB Prime Care — já realizou mais de 200 cirurgias. Os procedimentos foram feitos pela equipe de cirurgiões locais e por alguns vindos de São Paulo, estes trazidos pela empresa contratante.
Segundo apuramos, este número de cirurgias foi possível porque, segundo o proprietário do Central, médico Viriato Moura, os cirurgiões foram selecionados entre alguns dos melhores da cidade, e começam as cirurgias às 5h, seguindo, muitas vezes, até às 23 horas, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. A estrutura oferecida pelo hospital e a equipe de enfermagem treinada completam esse elenco fatores que possibilitam esse tipo de feito.
O conceituado cirurgião, Dr. Paulo Gondim, responsável pelo setor de cirurgias da unidade, acompanha de perto a obediência aos protocolos de segurança dos procedimentos para otimizar seus resultados. O Dr. Ivan Barbieri, proprietário da IRB e também médico, dá todo suporte necessário para o bom andamento do mutirão.
O secretário da Sesau, Coronel Jeferson Rocha, que inspecionou pessoalmente e aprovou o hospital, esteve presente no dia em que o mutirão começou e declarou que, com aval do governador Marcos Rocha, pretende manter esse modelo de atendimento cirúrgico e, até mesmo, incluir novo tipo de cirurgia, a bariátrica.
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)