Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fhemeron coleta 165 bolsas de sangue em ação itinerante realizada no município de Pimenta Bueno


Ação ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto e faz parte do Fhemeron Itinerante, que percorre municípios onde não têm hemocentros - Gente de Opinião
Ação ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto e faz parte do Fhemeron Itinerante, que percorre municípios onde não têm hemocentros

Em dois dias, um total de 165 bolsas de sangue foram coletadas durante a ação itinerante promovida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron, no município de Pimenta Bueno. Neste viés, 215 pessoas foram atendidas, sendo feitos 34 cadastros de candidatos a doadores de medula óssea, outro grande gesto, que também se tem necessidade.

A ação ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto e faz parte do “Fhemeron Itinerante”, que percorre municípios onde não têm hemocentros. Somente no primeiro dia foram 106 atendimentos com a coleta de 74 bolsas. No segundo, foram 109 atendimentos e 91 bolsas coletadas. Além da coleta de sangue, é realizada a entrega de resultados de exames aos doadores que haviam feito o procedimento anteriormente; 34 cadastros de candidatos a doadores de medula óssea, que também é uma das das atividades desenvolvidas pela Fhemeron.

De acordo com o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, a programação tem como objetivo levar o atendimento até a população, “o desafio é não só captar o sangue, mas também fazer com que esses doadores se tornem permanentes. Nós definimos esse calendário no início do ano. E sabendo onde está sendo feita a coleta, vamos estar ajudando o doador. Ele já se organiza para fazer a coleta”, salientou o presidente.

O doador Antônio Domingos Biazotti foi um dos que atenderam ao chamado. “Fazia 10 anos que eu não doava sangue, fiquei sabendo dessa ação e resolvi participar. Agora vou continuar doando sempre, salvando vidas”, destacou ela.

Márcia dos Santos de Souza já era doadora fidelizada, e agora trouxe a filha Laiza Santos de 18 anos e a tia Vera Lúcia para fazer a doação.

“É tão simples, mas a nossa ação faz a diferença. Amanhã pode ser a gente mesmo quem vai precisar de sangue, por isso todo mundo tem que contribuir”, disse ela.

215 pessoas foram atendidas, sendo feitos 34 cadastros de candidatos a doadores de medula óssea

“Em ações desse tipo nossa meta é captar em média 80 bolsas de sangue. Coletando essa quantidade podemos dizer que a ação foi um sucesso. Mas aqui em Pimenta Bueno ultrapassamos e muito, com o dobro de bolsas coletadas. Isso demonstra a preocupação da população com o próximo”, comemorou ele. Só em 2022 já foram realizadas 91 ações de coleta itinerante pela Fhemeron, em todo o Estado.

PARCERIA

As coletas externas no município de Pimenta Bueno foram coordenadas pelo Hemocentro Regional de Cacoal em parceria com a Prefeitura de Pimenta Bueno, por meio das Secretarias de Saúde e Educação do município e uma faculdade particular, que é uma das parceiras da Fhemeron no município, cedendo assim sua estrutura para as atividades. Também são parceiros da Fhemeron, a Coordenadoria Regional de Educação de Pimenta Bueno – CRE, o Rotary Clube de Pimenta Bueno, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, além de veículos de Imprensa como a Rádio e TV Pimenta Bueno que ajudaram na divulgação.

Todo o trabalho de coleta fora feito pelo grupo do Hemocentro de Cacoal, que enviou 19 técnicos para reforçar a equipe da Agência transfusional de Pimenta Bueno, além de todos os equipamentos modernos que compõem o processo de doação sangue.

Segundo a enfermeira Tainá Gisele Hidalgo, as ações itinerantes seguem o mesmo padrão de qualidade de uma coleta normal feita em um Hemocentro Regional. “Aqui o doador quando chega, passa pela triagem e hematologia e clínica onde é investigado o estado de saúde dos doadores para saber se podem doar, têm que seguir alguns requisitos”, explicou a enfermeira. Ela ainda acrescenta que a unidade Fhemeron é um importante elo entre o doador e os pacientes que precisam de sangue para manter a vida e a saúde.

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas

REQUISITOS

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
  • Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
    ter peso acima de 50 kg;
  • Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses);
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

IMPEDIMENTOS

  • Estar gripado, resfriado ou com febre; (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas);
  • Estar grávida ou amamentando;
  • Estar em tratamento médico;
  • Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
  • Ter tatuagem feita há menos de um ano;
  • Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses;
  • Ter adquirido malária nos últimos 12 meses.

SALVAR VIDAS

Os trabalhos desenvolvidos por todas as unidades da hemorrede estadual da Fhemeron têm como finalidade; a manutenção dos estoques de sangue da rede.

UNIDADES DA FHEMERON

  • Fhemeron de Porto Velho – Avenida Jorge Teixeira, n° 3766, Bairro Industrial – Telefone: (69) 3216-2234;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Avenida. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito; ao lado do Hospital Regional – Telefone: (69) 3441-0823;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, n° 3613; Centro – Telefone: (69) 3535-2659;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, n° 1440; Centro – Telefone: (69) 3421-1615;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Avenida XV de Novembro, n° 1299; Centro – Telefone: (69) 3541-6073;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura – Avenida Cuiabá n° 5424; Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal – Telefone (69) 3442-1328;
  • Hemocentro Regional de Vilhena – Avenida Jô Sato, n° 405; Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400.

  • Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

O primeiro transplante ósseo da região Norte foi realizado nesta quarta-feira (17), em Rondônia, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com objetivo

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, v

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Com o objetivo de atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos, para correções de falhas de consolidações por traumas, o Govern

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)