Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show

Deputados receberam autoridades em evento aberto durante a Rondônia Rural Show.


Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show  - Gente de Opinião

Durante a comissão geral em que foi transformada a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 26, realizada durante a Rondônia Rural Show, num estande especial da Casa do Povo, os deputados Estaduais e convidados enalteceram a maior Exposição Agropecuária do Norte do Brasil e trataram sobre o desenvolvimento da agricultura do Estado.

Conduzida pelo presidente Alex Redano e com a presença do governador Marcos Rocha, do Senador Marcos Rogério, Deputada Federal Mariana de Carvalho, presidente da Associação Rondoniense de Municípios e prefeito de Urupá Célio Lang, Prefeita de Ariquemes Carla Redano, Secretários de Estado como Luana Rocha e Junior Gonçalves, prefeitos e vereadores de todo o Estado a Comissão tratou das ações do governo do Estado, da Assembleia Legislativa e das demandas da população.

Ao abrir as falas das autoridades, o Prefeito de Urupá e presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) Celio Lang, agradeceu a Casa de Leis pela realização do evento e a parceria que os municípios têm recebido da Assembleia Legislativa neste mandato.

Em seu pronunciamento, o deputado Jhony Paixão (PSDB) reforçou uma solicitação que, segundo ele, foi feita de forma coletiva junto aos demais parlamentares, no ano de 2019, na última Rondônia Rural Show que antecedeu a pandemia. “Acredito na grandiosidade dessa que é considerada a maior feira internacional do agronegócio da região Norte e, portanto, peço que possamos proporcionar a participação dos demais municípios, que tenhamos uma maior estrutura física para oferecer a todos e que a agricultura familiar rondoniense possa ser conhecida por mais pessoas que entendem o valor que tem o setor produtivo e o agronegócio para nosso estado. Ainda temos muito o que fazer enquanto representantes do povo, e trabalhar em união é o melhor que podemos oferecer ao nosso povo de Rondônia. Obrigado pela presença de todos, que todos possam voltar com a mesma benção que os trouxeram até aqui”, enfatizou Jhony Paixão.

O deputado Marcelo Cruz (Patriota) pediu mais apoio para os pequenos produtores. Ele disse nada ter contra os grandes exportadores do Estado, mas alertou para a necessidade de um olhar diferenciado para a agricultura familiar. “Nos anos anteriores havia pavilhões para a exposição dos pequenos na Rondônia Rural Show. Os grandes conseguem financiamento muito rápido, mas isso não acontece com o povo mais sofrido, que mais precisa do governo. Precisamos apoiar os pequenos”, destacou Marcelo Cruz.

Durante fala na sessão geral, o vice-presidente da Assembleia Legislativa deputado Jean Oliveira (MDB), ressaltou o que move a realização de evento de grande porte como este, destacando que existem outras modalidades que não são do Agro, mas que também fortalecem a economia. Apesar disso, destacou que a pecuária de Rondônia vive seu pior momento. Segundo ele, existe uma previsão de que os preços caiam ainda mais, o que é preocupante para todos. O deputado reafirmou que a agricultura e a pecuária são importantes para Rondônia, “pois os olhos do país se voltam para nosso estado. Rondônia está em grandes níveis de produção, tanto que outros estados querem ser parceiros comerciais pela qualidade dos nossos produtos”, disse.

Jean Oliveira destacou ainda em sua fala a situação da agropecuária em Rondônia, que sobre com o monopólio frigorífico, que está determinando aos produtores, o menor custo da arroba bovina, pediu providências das autoridades para implantação de um trevo na BR 364 de acesso ao parque de Exposições Vandeci Hack. “Precisamos investir na segurança dos expositores e dos nossos visitantes e esse trevo, assim como todos os outros acessos a rodovias estaduais, é muito importante”, disse.

O líder do governo da Assembleia, Deputado Luizinho Goebel (PSC), parabenizou a todos os expositores e ao governo do estado pelo sucesso da Rondônia Rural Show e disse que hoje é um dia importante para agricultura do Brasil, pois além da Rondônia Rural Show, haverá na Assembleia uma Sessão da Comissão de Agricultura do Senado, que vai discutir a regularização fundiária, que segundo Luizinho, é uma ferramenta importante para que se possa proteger e dar a posse à quem verdadeiramente são os donos das terras de Rondônia e promoverá o desenvolvimento do campo e de todos os municípios de Rondônia, pois com o agronegócio, seja ele pequeno ou grande produtor, pois terão linhas de crédito e condições de investimentos. “Quero parabenizar e agradecer o governo do Estado pelos investimentos para promover o agronegócio em Rondônia, os investimentos, o crescimento do Estado”, disse o deputado.

O deputado Chiquinho da Emater (PSB) destacou sua alegria em, mais uma vez, participar de mais uma edição RRS. Em sua fala, o parlamentar fez vários agradecimentos à personalidades e órgãos que fazem a Rondônia Rural Show acontecer. “Além do nosso ex-governador Confúcio Moura, grande idealizador dessa importante feira, não tenho como destacar a minha querida Emater pelo grandioso trabalho desde a primeira edição da feira, assim como, a Idaron, a Sedam, a Seagri, o Incra, o DER, a Fetagro, a Faperon e tantos outras importantes pastas, cooperativas, instituições financeiras que atuam com tanto empenho para fazer desse evento um sucesso que alavanca a economia de Rondônia. Da mesma forma, agradeço também aos empresários do agro que aqui investem, são geradores de emprego. No entanto, faço um apelo sobre um tema muito importante, a regularização das terras dos nossos agricultores, que possamos cobrar o Governo Federal através do Incra, mais agilidade para a legalização das terras dos verdadeiros proprietários das terras produtivas de Rondônia. E assim como a Regularização Fundiária, o cenário das agroindústrias também precisa de mais atenção de todos nós. Em geral, parabéns a todos envolvidos por esse grande evento e que nosso setor produtivo possa ser cada vez mais reconhecido e valorizado”, disse Chiquinho da Emater.

O deputado Laerte Gomes (PSD) afirmou que Ji-Paraná vive momentos de euforia devido à realização da Rondônia Rural Show, que conta com mais de 500 estandes. O parlamentar lembrou que o Estado produz comida, exatamente o que o mundo inteiro precisa. “Hoje é o dia de parabenizar nossos produtores e os expositores, que trabalharam dia e noite para que essa festa acontecesse. Viva Rondônia, viva Ji-Paraná, viva a Rondônia Rural Show”, disse o deputado Laerte Gomes.

A deputada federal, Mariana Carvalho, durante seu discurso na Sessão Itinerante Ordinária da Assembleia Legislativa, destacou que a união da Assembleia, com demais poderes, tem proporcionado muitos frutos e feito com que Rondônia desenvolva ainda mais. Disse ainda que, como parlamentar, buscou atender os produtores rurais com a prioridade que merecem. “A maior emenda de bancada foi do nosso estado, demonstrando o quanto temos trabalhado para garantir que Rondônia cresça ainda mais. Conseguimos que os recursos destinados a aquisição de maquinários chegassem às prefeituras e associações e isso ajudou a melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais. Quero destacar também a força das mulheres do campo que se destacam nas mais diversas funções dentro do agronegócio”. A deputada enfatizou também sobre os recursos destinado aos centros tecnológicos, a exemplo do Ifro que recebeu 7 milhões de reais.

O senador da República Marcos Rogério (PL) fez um agradecimento especial a presidência da Casa de Leis, deputado Alex Redano, pela democracia na realização da sessão geral. Parabenizou ainda, todos os expositores da feira, pois reconhece a dificuldade de cada um para estar presente no evento. “A Rondônia Rural Show é a celebração do sucesso do agronegócio. Não conhecer a força do agro é desconhecer aquilo que movimenta a economia de Rondônia e todo país. O senador acredita na efetivação de mais de 1 bilhão de reais em negócios realizados durante os dias da feira”, disse.

O governador Marcos Rocha, durante seu discurso, na sessão itinerante ordinária, agradeceu a parceria dos deputados estaduais, que tem ajudado a construir junto com o Estado, políticas públicas e assim melhorado a qualidade de vida da população, principalmente dos produtores rurais, que têm sido beneficiados com a entrega de maquinário, mudas, melhorias nas estradas vicinais, orientações técnicas e incentivo à implantação de agroindústrias. Ele destacou ainda que apoia as sugestões dadas pelos deputados Jean Oliveira e Marcelo Cruz, sobre maior incentivo para a instalação de frigoríficos no Estado e a construção de viadutos nas cidades no eixo da BR 364. “Estou à disposição para juntos encontrarmos as melhores alternativas para estes projetos acontecerem em Rondônia o mais breve possível”, disse ele.

Fechando a Comissão Geral, o Presidente Alex Redano agradeceu ao governador Marcos Rocha por atender às demandas dos municípios, com recursos próprios do governo do Estado, agradeceu à todos pela presença, ao governo do Estado pelo apoio e pela grandeza da feira.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)