Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Zumbilândia


 

            Todos sabem que há uma epidemia de zumbis na TVs. Os médicos dizem que não é possível, porque se desligar o sistema nervoso o corpo morre. Muitas também são as suposições do porquê de tanto ataque à consciência mediana; muita gente vê, mas é filme demais. Vejamos algumas versões:

1)      Além dessa versão de zumbi real, que não poderia existir, há a Teoria da Conspiração (volto a ela mais tarde).

2)      Avisam a Humanidade para a Hecatombe natural do planeta: o consumismo vai consumir a vida na Terra.

3)      Preparam nosso espírito – como ideologia que viraliza nas telas e na net – para a decretação ininterrupta de Estados de Emergência.

4)      Seremos, cedo ou tarde, atacados por vírus, bactérias e que tais que hoje já driblam a imunidade e os remédios mais fortes.

5)      Os zumbis sociais tendem a crescer com a miséria humana, para perto de ¾ da população mundial (volto a isso).

6)      Simplesmente ganhar muito dinheiro.

Você também pode juntar todas as hipóteses ou algumas e encontrar novas possibilidades imagéticas. Em verdade, essa lista não tem fim. Em todo caso, vejamos onde nos levam tais estupidificações sociais.

Pela Teoria da Conspiração, haveria sim o desenvolvimento de armas ultra-sofisticadas e que poderiam espalhar todo tipo de malefícios geneticamente desenvolvidos, para reduzir a população mundial e assim diminuir o impacto sobre as reservas naturais.

Essas armas seriam desenvolvidas por engenharia reversa, isto é, capturada de alienígenas. Ou numa combinação satânica do vírus da raiva animal com o Zica vírus, por exemplo, e que fossem transmitidos pelo ar e pela água.

Com tanta miséria e gente se matando e se comendo, porque no futuro próximo não haverá água e comida para todos, decretar-se-ia o Estado de Emergência com aplausos dos bonificados com a vida. (O canibalismo foi comum na Segunda Grande Guerra).

Sobre o zumbi social, creio que todos nós os vemos quando paramos os carros nos semáforos ou embaixo de marquises e viadutos, no descaminho de ruas desertas de sentido público. Basta-nos multiplicar este número pelos pobres que serão despejados como ratos da produção capitalista e aí imaginar de quantos zumbis estamos tratando.

Há uma sociologia especializada em zumbis sociais – apelidados de lumpemproletariado, ou seja, socialmente, estão abaixo do proletariado, excluídos de tudo – mas não vou chegar a essa minúcia.

Basta-nos recordar que há um belo romance, “Ralé”, de Massimo Gorki, sobre o tema. Ou “Navalha na Carne”, do nosso Plínio Marcos. Além do mais, estão pelas ruas e cada um pode tirar as conclusões que quiser.

Se você chegou até aqui, é como eu, não gosta do gênero. Porém, há um filme desses que traz uma mistura de pastelão e super realismo, e que ajuda a dar algumas risadas mais pelo ridículo das situações: Zumbilândia.

Os zumbis sociais, de qualquer modo, são reais e logo colocarão todas as nossas teorias e (bio)ideologias à prova: capitalismo, meritocracia, Justiça Social, equidade, Princípio da Dignidade Humana, distribuição de renda. Preparado(a)?


Vinício Carrilho Martinez

Professor Ajunto IV da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/CECH

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Navegar pela réstia da Lua

Navegar pela réstia da Lua

Amar é como cultivar flores. Não há um sem o outro. Não há música, não há Lua.É uma maré, a gente vai. Canta e se encanta.Não tem hora pra namorar

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

 Eu nasci em 1964, mas quero perguntar outra coisa: A Páscoa combina ou não com 1964?          O único leitor e a única leitora disposta poderão diz

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)