Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Zé de Nana e o ministério do Temer . . .


 

FRASE DE HOJE:

Zé de Nana e o ministério do Temer . . . - Gente de Opinião

“A presença do deputado Waldir Maranhão no comando da Câmara é a penúltima evidência da alucinação coletiva.” – Jornalista Josias de Souza.

01-Foro dos privilegiados

Teori Zavascki do STF tem 65 inquéritos de 92 excelências e senhorias com foro privilegiado. Todos da Lava Jato. Na Câmara dos Deputados 298 dos 513 nobres parlamentares respondem a processos e no Senado 45 dos 81 senadores estão enrolados em crimes diversos. A foto é de hoje, sem photoshop, mas para o futuro a expectativa é de que a quantidade seja muito maior. Se por alguma razão esse tema o fez refletir, se você acha que todo brasileiro deve receber o tratamento igual perante a lei, clique aqui e visite o link. Você tem o poder de mudar o Brasil. 

02-Marrada no úbere

A Câmara aprovou urgência no projeto de reajuste de até 41% do Poder Judiciário que deve ocorrer em 8 parcelas, de 2016 a 2019. A Proposta tem prioridade no plenário sem passar por comissões. Para a costura entraram em campo o Ministério do Planejamento, o Congresso e o STF. Há pouco tempo o governo diria que isso é pauta bomba. Como não há governo, o PMDB deve segurar a votação ou a cabeçada do bezerro que tanta fazer sair o leite do úbere da vaca.

03-Por onde passa um boi...

E mais a votação da urgência para o projeto de reajuste dos servidores do Judiciário Federal provocou pressão de outras categorias. Integrantes do Ministério Público, Tribunal de Contas da União -TCU, Defensoria Pública da União -DPU, Senado e Câmara também querem votação da urgência para as propostas de seus reajustes de salários. E quem puxa a fila? Os líderes de partidos sem olhar o esgarçado orçamento. A vaca que se vire. O bezerrão quer leite, o dono da vaca quer queijo, todos querem mamar e as tetas estão usando leite do volume morto.

04-Maranhão, o bêbado I

Ele tinha tudo para ser um novo vice alguma coisa, ficar um tempinho na cadeira de presidente da Câmara dos Deputados tirar fotos com Dilma, Temer, Lewandovisky e com sorte até usar a faixa presidencial como fizeram outros. Mas o tinhoso é traiçoeiro e saindo dos eflúvios de três garrafas de Velho Barreiro enfiadas nas goelas dele, do Flávio Dino e do Cardoso, Maranhão capitulou: “onde é que eu assino?”. Numa ressaca monstro e ainda com agonia de copo, no dia seguinte abriu a sessão, anulou a votação fechou a sessão, saiu, voltou, reabriu de novo, voltou a sair, saiu definitivamente e acredito que foi aí que sentiu: “acho que fiz (*)erda”.

Zé de Nana e o ministério do Temer . . . - Gente de Opinião

05-Maranhão, o bêbado... II

O “papôco” foi grande. Na parte da tarde a “tchurma do Nãããão! Vai ter golpééé!” do Senado acreditou nas “manhas e artimanhas do capeta” e quando Renan Calheiros entrou arrastando seus processos e anunciou que Maranhão não é para ser levado a sério o bicho pegou. Vanessa Graziotin puxou Gleisi pelo braço e invadiram o espaço do presidente deixando o “ex-tudantiu” Lindbergh de olho esbugalhado. Na madrugada, já curado da cachaçada, Maranhão cancelou o cancelamento e pelo andar da mula veia, será apeado da carroça para ocupar o lugar da mula.  


 

06-Delcídio, o X-9

Zé de Nana e o ministério do Temer . . . - Gente de Opinião

No mundo do crime os delatores conhecidos como “dedos duros”, “alcaguetes” ou “X-9” estão na última escala da bandidagem. Ninguém confia num X-9. Nem mesmo os policiais que utilizam  suas informações. Na prisão são separados e ficam em celas de “seguro”, para não serem mortos. Delcidio sentiu na pele o que é ser pária. Preso pela PF fez a delação premiada e dedou parceiros. Lula, Dilma, Aécio, Renan, Gleisi e tantos outros foram rifados. Como se vê, tal como ocorre em certas “organizações”, o Congresso Nacional concedeu ao agora ex-senador Delcídio do Amaral o mesmíssimo tratamento corporativista dado ao X-9 pelos bandidos.   


 

07-Renan, o equilibrista

Zé de Nana e o ministério do Temer . . . - Gente de Opinião

Ele vestiu a máscara da moralidade apropriada para a ocasião e levou Delcídio, o mesmo que o acusou de falcatruas, ao patíbulo. Delcídio merecia a pena que veio a receber por unanimidade. E de novo lá estava Renan. Face crispada ameaçando não votar o impeachment se não votasse antes o caso Delcídio. E de novo lá estava Renan. Mais maduro, mais esperto, ouvindo rapapés de seus iguais pela “lição de democracia” dada ao Brasil e ao mundo. E de novo lá estava Renan. De novo sendo o equilibrista na corda bamba, sorridente, recebendo elogios e equilibrando sua pilha de processos e inquéritos. Desde os antigos até o mais novo, delatado pelo X-9 Delcídio.

08-Mão na cumbuca

A situação política está sem saída, salvo a de Dilma e o Judiciário tornou-se a garantia nacional na solução de rolos. Mas quem lê nas entrelinhas sabe que os embates no STF fazem crepitar a fogueira das vaidades. Debruçados nos seus votos os ministros tentam ficar longe da política, mas nem sempre é possível. Escanteado nos embates o ministro Lewandosky quer agilizar o impeachment para brunir a imagem desgastada no mensalão e arrisca a deixa: “Não fechamos a porta para eventual contestação no que diz respeito à tipificação dos atos imputados à senhora presidente no momento adequado". Sua mão pelo jeito já enxergou a cumbuca. Vixi...

09-Um regimento à prova de idiotas

Regimentos são regras e procedimentos de um grupo para regulamentar seu funcionamento.  Importantes em tribunais, no Congresso porem que se vê como são necessários. Claro que os regimentos tentam prever tudo mas falham. Falando deles, a Câmara dos Deputados está com um nabo. Depois de vasculharem seus regimentos descobriram que não há como defenestrar Valdir Maranhão. Salvo se criarem uma regra específica. Mas com os deputados que a Câmara dispõe como fazer um regimento à prova de idiotas se feito por idiotas? Missão impossível.   

10-Zé de Nana e o ministério do Temer

Zé de Nana e o ministério do Temer . . . - Gente de Opinião

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso

Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso

01-Verso: Valha-me Deus! Uma semana daquelas que a gente havia esquecido que existem. Lá nas terras de Dostoievski entre foices e martelos, a re-re-

Politica & Murupi - O que não está nos autos não está no mundo

Politica & Murupi - O que não está nos autos não está no mundo

01-Nada tenho contra a instituição, mas os servidores do STF perderam a mão ao acharem os microfones e câmeras. Dias desses um servidor teve um groz

Politica & Murupi - Entre o poder e a lei

Politica & Murupi - Entre o poder e a lei

01-As grandes empresas de aviação fazem o que querem e como querem no Brasil, afirmei na coluna anterior e recebi observações e reparos e em quase t

Politica & Murupi  - Voar, voar, subir, subir: o pesadelo do Ícaro Beradêro

Politica & Murupi - Voar, voar, subir, subir: o pesadelo do Ícaro Beradêro

01-As grandes empresas de aviação fazem o que querem e como querem no Brasil, ao largo da ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil, que em tese foi cr

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)