Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Volta à polêmica da decoração natalina em Lambançópolis



 

O genocídio dos negros

No parecer apresentado pela relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI Rosangela Gomes (PRB-RJ) que investiga a violência contra jovens negros e pobres, foi sacramentada a proposta de um Plano Nacional Contra a Violência, alegando-se que se consolidou um genocídio institucional no segmento.

No entanto, os vários planos nacionais anunciados pelo governo brasileiro não tem solucionado os problemas até agora no país. No Brasil, temos planos para tudo: contra as drogas, saneamento, do lixo. Certamente só mais um projeto – que muitas vezes nem sai do papel – não conseguirá resolver um problema tão complexo e de tamanha gravidade.

Mas alguma coisa precisa ser feita. O Mapa da Violência tem demonstrado claramente a mortandade da juventude negra em contaste com os índices de mortos dos jovens brancos.

Medidas duras foram propostas pela relatora: a desmilitarização das polícias, a criação de um fundo de combate ao racismo e a aprovação de um projeto que acaba com os chamados de autos de resistências usados por policiais para justificar mortes em perseguições. Vamos engatinhando.


 



 

Entre alcaides

Os prefeitos rondonienses se reúnem hoje em Porto Velho – são 52 ao todo – para eleger a nova diretoria da Associação Rondoniense dos Municípios -AROM. Estão no páreo o atual presidente que pleiteia a reeleição, Marinho da Caerd (de Machadinho do Oeste) e pela oposição o prefeito de Santa Luzia do Oeste Jurandir de Oliveira. Marinho é considerado o favorito por ter a máquina na mão.

A composição

Em entrevista exclusiva ao jornal Alto Madeira, no final de semana, o ex-senador Expedito Junior, presidente regional do PSDB anunciou chapa puro sangue na capital com a deputada federal Mariana Carvalho disputando o cargo de prefeita e um vice talvez indicado por ele, do mesmo partido, possivelmente o empresário Lindomar do Sandubas,que, diga-se de passagem, seria um bom nome.

Volta à polêmica da decoração natalina em Lambançópolis - Gente de Opinião

Má estratégia

Em que pese o fato do PSDB ter bons quadros para apontar o vice da chapa de Mariana, trata-se de má estratégia lançar chapa puro sangue. A tucana é de fato, favorita para 2016, mas subestimar os adversários é o caminho mais rápido para uma derrota. Alianças são necessárias. Estou farto de ver baitas favoritos tombarem por aqui, ainda mais por aqui, onde as coisas se decidem nos últimos dias, com efeito manada.

Correção de rumos

O clã Donadon está empenhado numa correção de rumos para deixar para trás a imagem de família corrupta. Os ex-deputados Marco Antonio Donadon e Natan Donadon já estão soltos, cumprindo penas alternativas, a deputada Rosangela Donadon (esta é ficha limpa) tem exercido um mandato ilibado e o ex-prefeito Melki Donadon está reabrindo a Associação beneficente em Vilhena.


 

A polêmica

Volta à polêmica da decoração natalina em Lambançópolis - Gente de Opinião

Volta à polêmica da decoração natalina em Lambançópolis. Nada contra o que foi planejado na capital, mas gastar R$ 2,5 milhões numa decoração natalina é mais um equívoco. Em Ji-Paraná a decoração já está pronta, agradou a toda população e só custou  R$ 180.000,00. Se eu fosse os árabes, eu metia na rua quem apresentou tal orçamento - com a cara lavada. A coisa já esta dando desgaste.



 

Via Direta

*** O tal Black Friday em Porto Velho resultou em muitas queixas dos consumidores. Em muitas lojas os descontos eram maquiados *** Dois deputados estaduais, de asas crescidas, entram na disputa da prefeitura de Ariquemes: Adelino Follador e Alex Redano*** Com a crise, aumenta sensivelmente a inadimplência dos mutuários do Programa Minha Casa, Minha Vida *** Entre comer e pagar as prestações, os mutuários escolhem se alimentar. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)