Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Viveiro Municipal tem 50 mil mudas prontas para distribuição


 
O Viveiro Municipal de Ji-Paraná está com 50 mil mudas de árvores diversas prontas para o plantio e distribuição gratuita. Os interessados em receber mudas precisam apenas retirar uma requisição na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). O Viveiro fica localizado rua na T-15, esquina com a Rua das Pipocas, no Bairro União II.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente, vem ao longo dos anos realizando um trabalho de revitalização do viveiro e, com isso, aumentado a produção de mudas. No início dos trabalhos em 2013, a produção era de apenas mil mudas por mês, hoje o viveiro produz uma média de 12 a 15 mil por mês e distribui cerca de 7 mil mudas.

A intenção com a revitalização do viveiro é incentivar a arborização da cidade e também ajudar na recuperação de áreas degradadas em rios, córregos e igarapés. 

As mudas mais procuradas pela população são de árvores como açaí, ingá e tamarindo, Pau Brasil e palmeiras imperiais, além do ipê (amarelo, rosa e branco). O Viveiro também produz mudas de cedro rosa, oiti, ingá, ingazinho, açaí, boliviana, exória, jatobá, acácia, cacau e açai.

Conforme o diretor responsável pelo viveiro, Valmir Xavier, além da distribuição feita no próprio viveiro, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente também desenvolvem o Programa Municipal de Arborização, onde já foram plantadas milhares de árvores em diversos pontos da cidade, especialmente na recuperação de áreas degradadas.

Valmir informou ainda que este ano serão intensificados o plantio de árvores nos pátios e proximidades dos órgãos públicos. “Iniciamos um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação, onde já estamos plantando mudas de árvores nos pátios das escolas. Este trabalho a pedido do prefeito Jesualdo Pires está sendo estendido também para os espaços dos Centros de Referência em Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde  e outros órgãos públicos”, explicou.

As mudas produzidas no viveiro também são utilizadas nos serviços de manutenção e embelezamento da cidade. Um trabalho desenvolvido em parceria com a secretaria de obras e serviços públicos. “As pessoas não percebem, mas todo o trabalho de paisagismo e jardinagem realizado na cidade, especialmente nos canteiros centrais das avenidas, nas praças públicas, nas marginais da BR-364, todos esses serviços são realizados com as mudas produzidas no nosso viveiro”, finalizou Valmir.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)