Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Vice governador abre Semana da Pátria no CPA


  Vice governador abre Semana da Pátria no CPA  - Gente de Opinião

A praça do palácio Rio Madeira, foi o palco da solenidade de abertura da Semana da Pátria na manhã de ontem sexta feira dia 1º, em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades civis e militares como o vice governador Daniel Pereira, general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; coronel Marcelo Gonçalves Vilela; capitão de corveta Alexandre Nascimento Santos, delegado fluvial de Porto Velho; coronel aviador, Célio Otávio Araújo Galvão, comandante da Base Aérea de Porto Velho; o secretário municipal de Educação, Marcos Aurélio Marques; além de servidores e público em geral.

Vice governador abre Semana da Pátria no CPA  - Gente de Opinião

Entre os momentos que mais emocionaram os presentes, destacamos as orações proferidas pelo padre Eduardo Fabiano, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo; e do pastor Joel Holder, da Igreja Assembléia de Deus. Enquanto a Banda formada por músicos da 17ª Brigada, Base Aérea e Polícia Militar executava dobrados específicos, os alunos/atletas Dilan da Silva Paixão, da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia; aluna/atleta Sthefany Karonina Valente Araújo, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro I; e Arthur da Rosa Fouchy, do Centro de Ensino Classe A. Acenderam a pira com o Fogo Simbólico da Pátria que ficará em frente a complexo Rio Madeira (CPA) até o dia 7 de setembro à noite.

Vice governador abre Semana da Pátria no CPA  - Gente de Opinião

Entre as tantas autoridades presentes à solenidade, nossa reportagem ouviu o superintendente da Setur Júlio Olivar que disse da emoção que sempre sente quando presencia um ato cívico como o da abertura da Semana da Pátria. “Sou patriota na mais expressiva extensão da palavra”, confirmou Júlio.

Segundo programação, a Parada com o desfile cívico/militar de 7 de Setembro vai acontecer na próxima quinta feira, a partir das 17 horas na avenida dos Imigrantes.



Lenha na Fogueira


Foi bacana, mais não foi legal, a abertura da Semana da Pátria em solenidade que aconteceu na praça do Palácio Rio Madeira também conhecido como CPA, na manhã de ontem dia 1º.

********

Bacana porque é realmente marcante, uma solenidade que reverencia a nossa independência;

*********

Não achei legal, porque muitas autoridades constituídas não prestigiaram o evento. Exemplo: o próprio governador Confúcio Moura preferiu prestigiar outra solenidade e deixou para o vice Daniel Pereira a abertura da Semana da Pátria.

********

Não vimos nenhum representante do poder Legislativo, pelo menos representando o presidente Maurão de Carvalho. Nem o Hermínio estava lá pra depois, sair criticando a administração atual, sua especialidade.

*********

Isso leva a crer que alguma coisa está no ar que não é avião e nem urubu. Será que o deputado Maurão que está pleiteando a indicação do seu partido, para disputar o governo estadual, esta desconfiado que esteja sendo “rifado” pelos corredores do Pacaás Novos.

********

Outra ausência notada e comentada, foi dos representantes do Poder Judiciário. Não tinha ninguém, nem mesmo o porteiro do TJ assim como não vimos ninguém do MP.

********

Nem mesmo um pelotãozinho da PM desfilou como aconteceu até o ano passado. Quer saber mesmo. Foi uma solenidade “meia boca”.

********

Será que o Chefe da Casa que coordena esse tipo de solenidade, está tão desprestigiado assim, pra faltar tanta autoridade considerada importante, numa solenidade com a da abertura da Semana da Pátria.

********

Lembro que os convites para esse ato cívico, até bem pouco tempo, eram disputados a “tapa”, gente fazia lobby para conseguir um, só pra ficar ao lado do governador do estado, ou pelo menos, para ter o privilégio em dizer: “Fui convidado para a solenidade da abertura da Semana da Pátria pelo governador.

**********

Naquele tempo, o convite dava direito a participar do Baile da Independência que depois que o 5º BEC chegou, era realizado no Clube dos Oficiais que ficava la na REO. Antes era ou no Ypiranga ou no Bancrévea

*********

Ontem, nem mesmo meu amigo Anizinho Gorayeb que assim como eu adora esse tipo de festa, marcou presença no CPA. Tava bem contando história no interior do estado.

*********

O prefeito preferiu curtir a abertura do Festival de Praia de Fortaleza do Abunã e mandou um representante que ninguém conhece. É melhor esticar “canga” na praia, que hastear bandeira pro Daniel.

*********

Se nem o prefeito foi, imagina o presidente da Câmara dos Vereadores. Aliás, dos vereadores nem mesmo o mais cultural deles, Aleks Palitot compareceu. Vai ver também está “Trilhando a História” em Fortaleza do Abunã!

********

Não é que eu seja “fofoqueiro”... Acontece que gosto de ver os eventos relativos à independência do Brasil sendo bem respeitados, pelas nossas autoridades e ontem, na abertura da Semana da Pátria, fora o vice governador e mais alguns quatro secretários de estado, ninguém (autoridade) prestigiou a solenidade.

**********

Quero ver se no dia 7 de setembro, na Parada Militar/Estudantil que mais uma vez vai acontecer à noite, na avenida (mais que iluminada) dos Imigrantes, só vão comparecer as autoridades militares e como vem acontecendo todos os anos no atual governo, o vice governador Daniel Pereira.

********

Ia deixando passar, nem mesmo o Gerente de Esportes e nem o de Cultura, quanto mais o da Juventude da Sejucel marcaram presença na solenidade. Se o superintendente não foi, por que seus subordinados deveriam ir?

**********

Depois dessa, tenho quase certeza, que aquele moço, vai pedir minha cabeça à direção da Empresa. Olha minha cara de preocupado!

*********

Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil...


EDITAL

Banco da Amazônia realiza oficina

elaboração de projetos culturais
 

Vice governador abre Semana da Pátria no CPA  - Gente de Opinião

O Banca da Amazônia através do seu Departamento de Patrocínio Cultural realiza neste sábado 02, entre as 8h30 e 13 horas Oficina Elaboração de Projetos.

O objetivo orientar as pessoas físicas e jurídicas em apresentar Projetos párea o Edital do Banco da Amazônia 2017/2018.

Durante a oficina que vai acontecer na Escola Duque de Caxias com acesso pela rua Rui Babosa ao lado da sede da Federação de Futebol de Rondônia. A coordenadoria informa que q oficina é destina as seguinte áreas temáticas: Cultural, Social, Esportiva e Ambiental. Na oportunidade será disponibilizado aos participantes o arquivo digital do Edital do Banco da Amazônia 2017/2018 ou Edital Impresso, com Roteiro de Projeto. A coordenação pede que os interessados levem Lápis, lapiseira, not book (importante se tiver).

É importante chegar no horário marcado, pois o evento começa justamente com a leitura do Edital.

Edital

O Banco da Amazônia está com inscrições abertas para três Editais Públicos de Patrocínios. Serão mais de R$ 2,4 milhões que o Banco disponibiliza para os Editais de Patrocínio, Chamada Pública para Lei Rouanet e de Artes Visuais. Esta ação do Banco está na sua 11ª edição e busca incentivar e apoiar projetos nas áreas de Feiras/exposições, ambiental, social, cultural e esportivo. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)