Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Helder Caldeira

Vendendo o rim para encher o tanque


 

HELDER CALDEIRA, Escritor.

www.heldercaldeira.com.br[email protected]

*Autor dos livros “Águas Turvas”, “O Eco”, “Pareidolia Política”, entre outras obras.

A primeira semana de 2017 termina com o anúncio da Petrobras de que o diesel, nas refinarias, será reajustado em 6,1% a partir desta sexta-feira, 06 de janeiro. Estima-se que o litro será vendido nos postos de combustível com um acréscimo de R$ 0,12. Como o modal de transporte no Brasil é majoritária e ignobilmente rodoviário, o aumento do diesel terá impacto direto nos mais diversos setores da economia, especialmente nos alimentos. Ou seja, começamos o ano com a inflação fermentada. Cumpre destacar: é o terceiro reajuste em menos 60 dias.

Em comunicado oficial divulgado na noite de quinta-feira (05), a Petrobras informou aos investidores e ao (ir)respeitável público que “a decisão é explicada principalmente pelo efeito da continuada, embora mais discreta, elevação dos preços do petróleo nos mercados internacionais”. Por fim, reafirma a “nova política de revisão de preços pelo menos a cada 30 dias” adotada pelo atual presidente da estatal, Pedro Parente, em consonância com os ditames do presidente da República, Michel Temer.

Noutras palavras, de agora em diante, o céu é o limite para o preço dos combustíveis no Brasil e, muito em breve, seremos obrigados a vender um rim para encher o tanque do carro.

Essa tal “nova política de preços” pode até ser facilmente compreendida por economistas e profissionais do setor, mas é desconjurada pela expressiva maioria do povo brasileiro. Na cabeça do cidadão comum — o famoso trouxa nacional pagador de impostos para governos corruptos —, quando o valor do barril de petróleo despenca no mercado internacional, o preço dos combustíveis no Brasil misteriosamente sobe; e quando o petróleo sobe lá fora, os combustíveis por aqui também ficam mais caros. Ou seja, a matemática bizarra dos preços controlados pelo governo brasileiro é sempre aumentar o preço para o consumidor, seja qual for o cenário.

Um bom exemplo aconteceu no último mês de dezembro. O Palácio do Planalto festejou o anúncio da redução do preço da gasolina nas refinarias. Parecia uma auspiciosa notícia, mas não era. No dia seguinte, os postos de combustível de todos os Estados brasileiros aumentaram o preço por litro de gasolina alegando que o etanol havia encarecido muito, impactando na “mistura”, o famigerado “batismo legalizado”. Na semana seguinte, a Petrobras anunciou novo reajuste, desta vez para cima, e novamente a gasolina disparou. É uma excrescência. Uma vergonha!

Para o cidadão comum, a explicação oficial não se sustenta à luz dos números reais. Senão, vejamos: nos últimos cinco anos, a queda brutal do preço do petróleo no mercado internacional serviu como justificativa para a falência de Estados, para a retração na arrecadação e para a violenta crise financeira que acomete o Brasil. No entanto, em momento algum a queda no valor do barril foi transformada em redução nos preços dos combustíveis vendidos aos consumidores. Foi exatamente o contrário.

Considerando os dados oficiais da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre 2011 e 2016 o preço da gasolina aumentou 40%, o diesel saltou 52% e o etanol foi reajustado em 57%. No mesmo período, especialmente entre 2014 e 2015, o valor do barril de petróleo despencou vertiginosamente. E nem estamos falando da escandalosa carga tributária. Segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), apenas no preço do litro de gasolina o consumidor paga mais de 56% em impostos.

Como explicar essa bizarrice brasileira aos cidadãos? É algo semelhante aos juros extorsivos do cartão de crédito, que alcançaram 482% e ninguém, nem o mais renomado dos economistas, consegue aclarar tal conta.

Cereja desse bolo de tolos, nunca é demais lembrar que a Operação Lava-Jato revelou o maior esquema de corrupção já registrado na História do planeta e estima-se que a roubalheira tenha provocado um prejuízo superior a R$ 50 bilhões no cofre da Petrobras. Resumindo a ópera dos malandros, aumentar sistematicamente o preço dos combustíveis também é uma forma de cobrir o rombo estratosférico deixado pela corrupção.

No fundo, tudo isso é uma grande bobagem neste país que não consegue reagir feroz e dramaticamente contra suas piores pragas. Como a maioria de nós temos dois rins, em tempos de grave crise econômica, reitero, podemos vender um deles para encher o tanque do carro nos próximos meses. Se bobear — e dependendo da roda de amigos que você frequenta —, ainda poderá ouvir um sonoro “vá de bicicleta!” ou “passe a andar a pé!”, como manda a nauseabunda cartilha politicamente correta daqueles que ajudaram a saquear a República.

Afinal, o Brasil é o país do futuro... do pretérito!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Chegou a hora de enfrentar o STF

Chegou a hora de enfrentar o STF

A atual composição do Supremo Tribunal Federal é a pior de sua História. Não apenas pela desqualificação técnica de alguns ministros, mas pela postu

A tragicômica amnésia da esquerda

A tragicômica amnésia da esquerda

A estreia internacional do presidente Jair Bolsonaro revelou bem mais do que sua capacidade de quebrar protocolos oficiais, despistar a imprensa e i

O auxílio-moradia e a amnésia seletiva - Por Helder Caldeira

O auxílio-moradia e a amnésia seletiva - Por Helder Caldeira

Em recente entrevista ao apresentador Pedro Bial, na Rede Globo, o ministro Luiz Fux, atual presidente do TSE e relator no STF das ações que discutem

Povo fraco ceva porcos imundos - Por Helder Caldeira

Povo fraco ceva porcos imundos - Por Helder Caldeira

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); HELDER CALDEIRA, Escritor. www.heldercaldeira.com.br – [email protected] *Autor dos livr

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)