Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

VAZIO SANITÁRIO Começa nesta quinta-feira período de proibição do plantio de soja em Rondônia



O vazio sanitário da soja, período que o cultivo da soja fica proibido, começa nesta quinta-feira (15) e segue até 15 de setembro. Em Rondônia, na última safra a soja foi cultivada em 1.243 propriedades rurais, totalizando 262.432 hectares.

Gente de Opinião

Vazio sanitário acontece de 15 de junho a 15 de setembro

O vazio sanitário busca diminuir e controlar a ferrugem asiática da soja, uma das principais pragas deste tipo de lavoura. A ferrugem asiática pode causar danos ao cultivo da soja de até 90%. Além da proibição do cultivo, o produtor também deve eliminar todas as plantas voluntárias, conhecidas como tigueras, seja por meio mecânico ou químico.

A gerente de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Rachel Barbosa, explicou que o vazio sanitário é uma medida fitossanitária que dá segurança no controle da ferrugem. “Através de pesquisas, foi verificado que é o método mais eficiente para o controle, porque o fungo não sobrevive sem um hospedeiro. Por isso é importante eliminar até as plantas voluntárias”, disse.

O não cumprimento do vazio sanitário pode acarretar em multa de R$ 1.304,20 a R$ 6.521, dependendo da situação. “O objetivo da Idaron não é multar o produtor rural, mas às vezes é preciso para garantir para aquele que faz tudo certo que a produção dele não será prejudicada pelo fez errado”, explicou o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.

Após o vazio sanitário, os produtores devem cadastrar as áreas produtoras de soja na Idaron, através do site: www.idaron.ro.gov.br ou em uma unidade de atendimento.

PRODUÇÃO

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2016/2017 foram produzidas 908,3 mil toneladas de soja em Rondônia, representando um aumento de 18% em relação à anterior.

Leia Mais:

Produção de soja em Rondônia tem
expectativa de crescimento maior que a média nacional


Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)