Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Valorização do engenheiro em Rondônia já passou da hora, lamenta Carlão da Emater


 

Valorização do engenheiro em Rondônia já passou da hora, lamenta Carlão da Emater - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ

Em países industrializados, engenheiros constituem até 15% da população, mas no Brasil, esse percentual se reduz a menos da metade. Quase todas as atividades humanas dependem da engenharia, mesmo assim esse fator passa despercebido na maioria das vezes. Candidato a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) nas eleições do próximo dia 15 de dezembro, o técnico agrícola e engenheiro florestal Carlos Antônio Xavier, o Carlão da Emater, lamenta: “O País não forma profissionais empreendedores, e as faculdades entregam lideranças para outras áreas, menos para engenharia”.

O candidato propõe o chamamento ao debate entre a sociedade, órgãos públicos e essa classe profissional. “O entendimento para a valorização passou da hora, está atrasado, é imprescindível, tem que acontecer já”, adverte nesta entrevista.

Onde nasceu, onde se formou, e qual foi seu primeiro emprego em Rondônia?

Carlão – Nasci em Lupionópolis, norte do Paraná e me formei técnico agrícola em 1977, na Escola Sebastiana de Barros, em São Manoel (SP), e ingressei aos 18 anos no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no ex-território federal. Trabalhei quatro anos no Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná. Naquele período, dizia-se que o Incra tinha mais poderes do que o governo. Em 82 fui trabalhar em Boa Vista, na Secretaria de Agricultura de Roraima, e em 87 dei assistência técnica em soja e trigo em Fátima do Sul (MS). Sou casado com Maria de Fátima Paiva Xavier, funcionária do IBGE, temos quatro filhos e alguns netos.

E de Roraima retornou a Rondônia?

Sim. Três anos depois, em 90, fui oito anos secretário municipal de agricultura em Machadinho d’Oeste, o prefeito era Neodi Carlos de Oliveira. Vim depois estudar engenharia florestal na Faro em Porto Velho, e me formei em 2010.

E o Sindicato da Emater?

Em 2011 me elegi presidente do Sindicato dos Empregados da Emater. Fui conselheiro suplente do CREA entre 2014 e 2015 e diretor da Mutua (caixa de assistência) de 2015 a 2017.

O senhor tem atribuído ao CREA uma timidez diante da conjuntura estadual. Por quê?

Não temos participado do debate de políticas públicas, como deveríamos. No momento, o Plano Diretor está na orem do dia na Prefeitura de Porto Velho. Da aplicação do asfalto ao transporte, tudo converge para a engenharia. O esgotamento sanitário, o despejo e o tratamento do lixo, o meio ambiente num todo tem a engenharia como planejadora. O CREA precisa ser respeitado na sociedade.

Mas o Plano é do século passado e, finalmente, sai da gaveta...

É louvável resgatar a discussão do Plano (concebido na administração do prefeito Petrônio Barcelos), mas a nossa ausência e inaceitável. O CREA tem engenheiros agrônomos, florestais, eletricitários, mecânicos e deve ser mais consultado a respeito de diferentes áreas de trabalho. Muito mais do que outras profissões, temos que elaborar políticas públicas. O CREA passou a ser mero arrecadador de recursos, quando poderia contribuir bem mais com a sociedade, não se limitando apenas a fiscalizador.

Quem tem mais prioridade hoje?

Medicina, por exemplo. O País dá alguma prioridade à educação, mas a engenharia está carente. Os tigres asiáticos deram o grande salto tecnológico graças a ela. Até a medicina tem a participação da engenharia. Observe a construção de um prédio que abrigará aparelhos de alta geração. Ele tem que ser bem construído e adequado às exigências técnicas para o bem-estar de todos os que ali forem atendidos. Acredito que o cumprimento da Resolução 530/11 seria justo. Ela define a regularização na cobrança de taxa de elaboração de projetos e execução de serviços (Anotações de Responsabilidade Técnica). Isso tornaria o mercado mais competitivo.

Em geral, existe no Brasil uma série de reformas e execuções de leis em atraso. Vê chance de mudanças?

Não. Neste momento, não vejo condições de o Congresso Nacional dar conta de recuperar em tempo hábil tudo o que está estagnado. Com as disputas eleitorais em 2018, então...

Qual a sua proposta?

Precisamos apoiar os conselheiros das diversas Câmaras, em conjunto com a Assessoria Técnica, Fiscalização e Jurídico, para elaborarmos o Manual do Inspetor, que atenda a várias modalidades. E adotar a fiscalização preventiva e integrada em conjunto com vários órgãos públicos, no que resulta em benefícios diretos às zonas urbana e rural em todos os municípios rondonienses.

Como é possível essa fiscalização integrada?

Pelo diálogo entre diversos órgãos, entidades, e o poder público. Dos bombeiros à vigilância sanitária, desta ao Ipem... Em nosso quadro temos profissionais ideais e qualificados. Um perito florestal, um perito mecânico, por exemplo, podem atuar na reserva e no garimpo. O perito em eletricidade garante a segurança da fiação de uma casa. Qualquer órgão público, em algum momento, apresenta demandas que devem ser atendidas por eles.

Seu slogan é “O CREA que queremos” e propõe mudanças. O que precisa ser mudado?

O País enfrentou e enfrenta situações distintas em diferentes camadas sociais. Urgentemente, precisamos retomar princípios éticos que antes nos engrandeciam. Eu me proponho a trabalhar para que o CREA cumpra funções estabelecidas na legislação, fomente o exercício legal no âmbito das Engenharias e Agronomia e, sobretudo, busque parcerias.

O que senhor conseguiu na direção da Mutua?

Em minha gestão o número de filiados aumentou 80%, alcançando 1.850. Triplicamos o valor dos recursos liberados, e essa conquista transformou a entidade na maior caixa de assistência do CREA na Região Norte Brasileira. Adquirimos o terreno para a sede própria na Rua José Camacho. Um dos motivos do êxito da Mutua nesta região é que não diz respeito somente ao dia a dia, mas no cuidado com os profissionais.


De que maneira?

Quando a gestão dá certo, os colaboradores ganham no ambiente de trabalho, na qualidade de vida, passam a render mais para as empresas e órgãos públicos, e oferecem o máximo rendimento. Ou seja, correspondem de fato às necessidades das pessoas.

O senhor disse que o CREA precisa ser respeitado pela sociedade. E qual a contrapartida?

Promover ações que esclareçam a função do Conselho, desmistificando a atual visão cartorial. Organizar para os municípios um benéfico programa de moradias regulares, econômicas, em condições de uso. O máximo de esforço para criar líderes. Atualmente, o País não forma empreendedores. As faculdades entregam lideranças para outras áreas, menos para engenharia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)