Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Unidades regionais do governo de Rondônia avançam em projetos para melhorar qualidade de vida dos cidadãos


Gente de Opinião

Confúcio Moura orientou os representantes das unidades regionais para que busquem soluções criativas

Os projetos em andamento nas 10 Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regionais do governo estadual revelam o alinhamento com desenvolvimento na medida em que produzem meios para que as famílias rondonienses tenham melhor qualidade de vida. Foi esta a conclusão da reunião que avaliou, sexta-feira (8), e Ariquemes o quadro de atividades das regionais.

O governador Confúcio Moura ouviu explanação feita pelos representantes das Unidades Avançadas, que também são conhecidas como secretariais regionais. Ele elogiou o empenho de todos e indicou que a eventual falta de recursos para a concretização de determinados projetos exige soluções que estão disponíveis.

“Há dinheiro disponível nos fundos públicos e precisam ser utilizados. Eles servem para atender demandas de interesse popular”, recomendou Confúcio, para quem a gestão das unidades deve buscar também criatividade para ampliar a eficácia.

Entre os projetos apresentados está o Sou Conectado, da Unidade Unidade Regional Perola do Mamoré, que inclui Guajará-Mirim e Nova Mamoré, que vai tirar do isolamento as populações ribeirinhas e indígena através da internet e telefonia móvel.

A meta é utilizar células de comunicação instaladas em torres espalhadas pela região. O processo licitatório foi concluído e a empresa vencedora tem prazo de 30 dias para instalar os equipamentos.

Genilda Flores da Silva, a representantes da unidade, explica que o sistema vai contemplar comunidades isoladas do Vale do Guaporé. “Com a comunicação as populações terão mais informação, cultura e progresso’, defende ela.

Como participou da criação do projeto, Genilda explica que a iniciativa partiu da administração estadual e que o governador Confúcio Moura atuou diretamente para ajudar a superar diversos obstáculos, pois operadoras tradicionais não quiseram investir no projeto.

CLONAL

Outros projetos também revelaram a eficácia e o alcance social das empreitadas. A difusão do café clonal na região de Jaru, por exemplo, mostrou como a tecnologia oferecida a pequenos produtores abre perspectivas otimistas.

Diversos produtores familiares testemunharam, em vídeo, o quanto foram beneficiados com o projeto desenvolvido pela unidade da região.

Manoel Messias Pereira, do município de Machadinho do Oeste, agradeceu pelo apoio recebido e declarou que as informações recebidas transforram sua forma de trabalhar. “A tecnologia mostrou que é possível melhorar. Também aprendi que posso investir mais e com segurança de tiver a informação correta”, disse ele.

Algumas das unidades regionais ainda precisam de apoio, admitiu o secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga. Outras, se mantêm com a estrutura disponível. Em comum, todas carecem de, pelo menos, um administrador e um economista. Ele também orientou para que sejam utilizadas mão de obra de apenados e estagiários.

A constatação de que o trabalho realizado está contribuindo para a melhoria de vida das famílias emocionou o coordenador das Unidades Regionais, Natan Oliveira Costa. Depois de observar os números de pessoas contempladas pelos projetos em áreas que vão da assistência no campo à segurança nas escolas, passando pelo incentivo ao turismo.

Gente de Opinião

Secretários das regionais do governo estadual

Segundo Natan, as articulações para dar dignidade às pessoas em situação vulnerável estão produzindo o efeito que o estado precisa.

“Um atrás tínhamos muitos sonhos e muito por fazer. Mas fomos orientados sobre os novos caminhos que precisavam ser trilhados e conseguimos realizar mais”, desabafou ele ao final do encontro.

CRIATIVIDADE

A representações do governo estadual são a presença do estado junto ao povo e o atendimento às demandas exige iniciativas locais, disse o governador Confúcio Moura ao encerrar a reunião.

Confúcio também insistiu que as carências devem ser supridas com criatividade, com soluções pontuais.

Ele concluiu dizendo que agindo assim o governo conseguiu fazer muito em plena crise econômica que afeta todo o país. “Temos muitas obras para entregar. Algumas são obras caras. E fizemos tudo isto superando as adversidades econômicas”, finalizou.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)