Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

União do Vegetal despede-se do Mestre Braga, um dos primeiros dessa religião amazônica



BLOG DA UDV E NÚCLEO ESTRELA DO NORTE
 
Sócio fundador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Raimundo Carneiro Braga faleceu aos 87 anos, às 10h36 de quarta-feira (18), em Brasília (DF).União do Vegetal despede-se do Mestre Braga, um dos primeiros dessa religião amazônica - Gente de Opinião

Mestre Braga estava com a família na Capital do País para tratamento de saúde. Ele trabalhou mais de 52 anos pela UDV, onde ocupou todos os cargos de direção. Até quarta-feira, era Assistente do Mestre Geral Representante e presidente do Núcleo Estrela do Norte, em Porto Velho.

Dias antes de viajar para Brasília, praticamente se despediu dos amigos, com palavras de conforto. “Nossa passagem pelo planeta é breve e o que o ser leva consigo somente o que é imaterial, etéreo, como a limpeza no coração, a clareza na consciência e o conhecimento sobre o mundo espiritual”, disse.

“Que a luz e o amor divino pairem sobre todos nós nesse momento de dor, pois mesmo sabendo que o Mestre Braga passou para outro plano após terminar a tarefa de orientar os discípulos da UDV, sua ausência é sentida”, comenta a direção do Núcleo Estrela do Norte, onde o corpo está sendo velado, na Avenida Rio Madeira nº 4.832, em Porto Velho.

O sepultamento será às 10h de sexta-feira (20), no Cemitério de Santo Antonio.

DOS PRIMEIROS

Mestre Braga auxiliou o mestre José Gabriel da Costa a organizar a UDV, na década de 1960, em Porto Velho. Desde então, dedicou sua vida ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Ocupou o lugar de Mestre Geral Representante por dois períodos, em datas situadas entre 1979 e 1982 e entre 1988 e 1993, e integra o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel.

Ele foi um dos Mestres Assistentes Gerais com a função de auxiliar o Mestre Geral Representante, Clóvis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, na assistência aos diversos núcleos da UDV.

UMA VIDA DEDICADA À UDV

“Muitas são as qualidades que podemos descrever da pessoa do Mestre Braga, mas cabe destacar sua segurança, firmeza, capacidade de comando e senso de Justiça. Não poucas vezes tive a oportunidade de sentir na Força e na Luz do Vegetal sua sintonia com o Mestre, o que inspirou em mim e em muitos de nós a busca desta ligação, desta segurança e do princípio de Justiça, com o amor fraterno em nosso coração”.

A citação acima faz parte do texto “Mestre Braga: uma vida dedicada à UDV” de autoria do Mestre Assistente Geral, Luis Felipe Belmonte dos Santos e que foi publicado pelo Blog da UDV no aniversário em 2015 do Mestre Braga.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)