Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Yêdda Pinheiro Borzacov

UM POETA NO MADEIRA


 

*Yêdda Pinheiro Borzacov
 

Um dia, em 1917, um barco grande, novo e bonito foi subindo o rio Madeira. Dentro dele havia um grupo de gente. No meio dessa gente havia um homem gentil, de fala mansa e olhar doce. Era o poeta maranhense Vespasiano Ramos.

Ele estava fazendo uma excursão pelo vale do Madeira. Queria conhecê-lo, pretendia ver de perto as belezas do vale para escrever um livro sobre ele.

Vespasiano Ramos estava deslumbrado com tanta beleza junta, quando, de repente, o barco rodeou uma ilha e entrou num remanso, exatamente no lugar onde estavam as palmeiras de açaí, que haviam nascido naquele lugar aberto, ensolarado! Ao fundo estava a floresta. À sua frente, as areias amareladas que cercavam as águas do Madeira que passavam.

O vento balançava as folhas das palmeiras pra lá e pra cá... Era como uma música suave que ninava como embalo de braço ou de rede... Dava até para dormir... Volta e meia os pássaros de várias cores e tamanhos passavam por ali. E continuavam ou paravam... Parecia que as palmeiras ficavam cheias de flores que voavam...

Às vezes a chuva lavava todas as palmeiras e os pingos caiam pelas “franjas” de suas folhas fazendo um barulhinho ritmado: tic... tic... tic...

Quando o sol se refletia nestas folhas lavadas, elas pareciam esmeraldas... As palmeiras em três tempos.

O poeta ao vê-las, se apaixonou por elas e comentou com os outros passageiros que esses vegetais tinham perfeição, suavidade, encanto!

Algumas pessoas apanharam um monte de coquinhos da palmeira e fizeram vinho roxo de açaí, e o poeta tomou com farinha d’água e gostou demais! O vinho do açaí contém muito ferro e é muito nutritivo.

Ele quis ficar naquele lugar lindo o resto do dia... toda a noite... e a próxima manhã... E assim aconteceu.

O poeta do Maranhão teve a satisfação de contemplar três espetáculos de rara e estonteante beleza: um pôr do sol; uma noite de lua cheia e um amanhecer, no vale madeirense.

Vespasiano Ramos observou que com o pôr do sol, a floresta se tornou uma massa escura... O sol, com seus raios amarelos, alaranjados e vermelhos, tingia a copa das árvores e se refletia nas areias e águas do rio.

O desenho foi se formando e o inesperado aconteceu! Mas... aconteceu... o que?

Aconteceu o seguinte:

O sol projetava a sombra da palmeira do açaí nas águas do rio... e, bem destacado, o seu desenho aparecia em detalhes na parte clara do céu que ficava atrás dela... com o seu tronco e amontoados de folhas se abrindo lá do alto... Então, no mesmo tempo, ela estava ali, na terra, na água e no céu!

O poeta não perdeu tempo e fotografou o quadro que o Criador pintara e que seria um dos temas para o seu livro.

À noite, a lua cheia apareceu no céu estrelado... derramava um banho de prata sobre a floresta, o rio e as palmeiras! Uma brisa suave tocava gentilmente suas folhas prateadas...

No céu, estavam a lua cheia e milhões de estrelas... O rio espelhava em suas águas o céu e as palmeiras... Elas estavam ali, no centro de tamanha maravilha! O poeta, emocionado, sentou-se e registrou este cenário com sua arte, usando seus olhos, sua sensibilidade, sua mão, papel e caneta.

Era o segundo quadro que o Criador pintara!

Pela manhã, houve o amanhecer! O sol vagarosamente surgindo atrás da floresta... tingindo o céu de cores deslumbrantes... tornando mais claras as águas barrentas do rio... fazendo as palmeiras visíveis em toda a sua primitiva beleza!

Elas estavam ali como rainhas! O poeta de tão encantado, nem falou... só fotografou mais este quadro que o Criador criara!

Se o poeta Vespasiano Ramos, autor do livro “Coisa Alguma”, não tivesse falecido dias depois, ao chegar a Porto Velho, teríamos certamente um livro muito bom sobre o vale do Madeira, com destaque especial para a palmeira alta, esguia e linda, cujo tronco redondo, fino e reto subia em direção ao céu e folhas verdes, cheias de “franjas” se espalhando lá no alto, como um espanador e flores como buquês firmes ao redor do seu tronco. Seus frutos, em pencas, ocupavam o lugar das flores, quando elas murchavam e caiam.

A palmeira açaí é, sem dúvida alguma, uma das mais bonitas da floresta amazônica.

* Yêdda Pinheiro Borzacov, professora, autora de oito livros e dezesseis coautorias. Membro da Academia de Letras de Rondônia e do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia.

UM POETA NO MADEIRA - Gente de Opinião

Vespasiano Ramos, poeta maranhense. Foto: AML

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O intelectual Gesson Magalhães

O intelectual Gesson Magalhães

A intelectualidade de Rondônia está de luto. Morreu o poeta romântico Gesson Magalhães. Morreu o confrade que ocupou com mérito a cadeira número dois

Cidade dos Barbadianos

Cidade dos Barbadianos

Nas proximidades do leito da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré surgiram alguns bairros populacionais

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

O perfil de um homem vai se cinzelando no decorrer dos anos e a poeira do tempo, como procede inexoravelmente, a história, vai laminando as reputaçõ

Conheça a literatura de Porto Velho

Conheça a literatura de Porto Velho

Aplaudo e abraço com afeto, mais uma vez, a professora, escritora e acadêmica Sandra Castiel, amorosa porto-velhense que enobrece e honra a Academia

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)