Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Um barril de pólvora, agrobandidos espalhando o terror...


Um barril de pólvora, agrobandidos espalhando o terror... - Gente de Opinião

Um barril de pólvora

O Vale do Jamari, uma região de nove municípios, polarizada por Ariquemes, se transformou nos últimos anos na região mais violenta de Rondônia. Concorre para o aumento da criminalidade naquela populosa região, onde municípios como Machadinho do Oeste e Buritis tem batido sucessivos recordes de desenvolvimento regional, fatores urbanos como o problema das drogas e os conflitos pela terra, permeados por crimes de pistolagem, chacinas de posseiros, etc, etc.

Numa região que se tornou um vulcão expelindo lava para todo lado, sabe-se que dezenas de fazendas têm sido vitimas de invasões por criminosos, conhecidos atualmente como agrobandidos espalhando o terror.

Espera-se que com a força tarefa criada para impor a ordem nos municípios daquele pólo regional que vem sendo alvo deste banho de sangue, que as coisas mudem de figura. Rondônia não pode ser dominada pela bandidagem no campo e pelo narcotráfico nas cidades. Não é possível que os tempos do jaguncismo dos primórdios da colonização voltem a atormentar a população deste estado.


No corpo a corpo

Com as recentes restrições na legislação eleitoral que devem valer a partir das eleições municipais de outubro os candidatos a prefeitos e vereadores terão menos tempo de campanha e ficarão sem doações de empresas, um hábito que já estava arraigado nas relações dos políticos com a esfera empresarial.

Em ano eleitoral, os escalados pelos comitês para arrecadar recursos percorriam o comercio e a indústria desde março para pedir dinheiro do empresariado. Agora a mamata acabou e todos os candidatos também estarão impedidos de usar materiais como cavaletes e de realizar pinturas em muros.

Atingir o eleitorado se transformou num desafio já que a população anda muito desconfiada dos políticos, propensos a levar ovadas na cara ao invés de oferecer manifestações afetuosas. Com isto restará o corpo a corpo para uma disputa encarniçada de votos em visitações casa por casa. Mas que os políticos passem longe da minha humilde residência, na Rua Duque de Caxias, Bairro São Cristovão. Não serão bem vindos.


As piores condições

Num estado, onde a cidade de Cacoal é a única em condições sanitárias semelhante aos patamares do sul do País e Ji-Paraná apenas engatinha os primeiros passos para ganhar o seu sistema, o tema escolhido pela Campanha da Fraternidade para 2016, o saneamento básico, tem tudo a ver com a nossa triste realidade terceiro-mundista.

Das regiões mais prejudicadas pela falta de água tratada e de esgoto domiciliar, a região Norte do país é a mais atrasada e Rondônia ainda esta mais atingida do que os outros estados da região. E, especialmente no quesito coleta de esgoto, a cidade de Porto Velho, a nossa capital rondoniense, conta apenas com o que foi feito pelos ingleses há quase um século. Yes, Porto Velho com um centro cívico moderno, de primeiro mundo, nascida como uma cidade inglesa moderna no seu tempo. convive hoje com seu naco dos piores guetos africanos de subdesenvolvimento.

Que a Campanha da Fraternidade sirva para despertar a classe política para que o estado rompa com este atraso secular. Saneamento é saúde.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)