Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

TURISMO ECOLÓGICO: Pesquisador chinês conhece as belezas da Reserva do Lago do Cuniã


 TURISMO ECOLÓGICO: Pesquisador chinês conhece as belezas da Reserva do Lago do Cuniã - Gente de Opinião

As belezas naturais da Reserva Extrativista Lago do Cuniã, na região ribeirinha de Porto Velho, serão apresentadas ao mundo durante evento internacional que acontecerá na Austrália em 2018. Foi com esse objetivo que técnicos da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho acompanharam o pesquisador chinês Benxiang Zeng em visita técnica à comunidade.

Phd e pesquisador sênior multidisciplinar desde 1989, Zeng que há 20 anos mora na Austrália veio ao Brasil para apresentar um trabalho científico no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi convidado pelo amigo, o professor doutor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Flávio Filho para conhecer o Geitec, grupo que realiza pesquisas de inovação e sustentabilidade, que faz parte do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA) da Unir.

Chegando a Porto Velho, o pesquisador ouviu falar das riquezas da biodiversidade da Reserva Extrativista Lago do Cuniã, ficou encantado e pediu para fazer uma visita ao local. Além dos técnicos da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho, Zeng teve o apoio da Defesa Civil Municipal (que providenciou o transporte), representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), OAB e do tradutor, professor doutor da Unir, Miguel Nenevê, já que o pesquisador não fala a língua portuguesa.

Deslumbrado com a biodiversidade do local, Benxiang Zeng fez questão de registrar tudo, inclusive o abate de jacarés, manipulação e conservação da carne do réptil, além das atividades extrativistas e os costumes das pessoas. “Ele queria conhecer a Amazônia, socializar experiências, interagir com a comunidade e as instituições de turismo para promover eventos científicos e atividades afins. Esse tipo de intercâmbio é muito importante para promover e socializar experiências positivas que acontecem pelo mundo, uma grande oportunidade para o nosso município ganhar projeção internacional”, destacou o secretário Júlio César Siqueira.

Para Izabel Cristina da Silva, técnica da secretaria de turismo e integrante da equipe que esteve no Cuniã, “Zeng criou uma expectativa de conhecer as comunidades de Rondônia, tanto indígenas como tradicionais. Isso demonstra que nós precisamos valorizar o que temos e mostrar as riquezas de cada localidade”. Na avaliação de Cristina, “o turista internacional não quer luxo, quer viver um dia tradicional, pescar, colher frutos na floresta, ter uma vivência de inteligência cultural”.

Siqueira informou que Porto Velho foi convidado a participar de uma agenda internacional na Austrália no próximo ano, ocasião em que vai apresentar o potencial turístico da cidade para o mundo. O trabalho será endossado por Zeng, que vai mostrar sua experiência no Lago do Cuniã para os participantes do evento internacional.

Política Social

TURISMO ECOLÓGICO: Pesquisador chinês conhece as belezas da Reserva do Lago do Cuniã - Gente de OpiniãoBenxiang Zeng é professor da Universidade Charles Darwin e desde 1989, tem conduzido pesquisas em politica social e econômica focadas na economia industrial, gestão de turismo, participação comunitária, gestão de recursos naturais e gestão ambiental. Tem forte foco em pesquisa de interesse em impactos socioculturais e econômicos de indústrias como o turismo e serviços em comunidades locais, incluindo comunidades indígenas remotas na Austrália.

Fonte: Comdecom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)