Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa


TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de Opinião
Edson Lustos
a

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de OpiniãoTucanos escolhem Boi para vice. Nos tempos do jornalismo impresso, com seus apelos de capa, essa seria a primeira manchete produzida pelas convenções partidárias em Porto Velho. Edgar do Boi é, com certeza, alguém preparado tecnicamente. Só não se sabe se preparado fisicamente. Para carregar seu companheiro de chapa.

INSUSTENTÁVEL

Gente de OpiniãoA Rede Sustentabilidade chegou à conclusão que lançar candidato próprio a prefeito de Porto Velho é um projeto insustentável. E arquivou as pretensões daquele que poderia ser o candidato mais bem-intencionado dessas eleições: Aluísio Vidal. Um excelente nome para vice, já que não pretende mais ser prefeito. O problema são os nós da Rede.

BOQUINHA

Gente de OpiniãoPara manter uma boquinha na atual gestão a Rede deixou de lançar a prefeito Aluísio Vidal, que, no mínimo, em muito enriqueceria o debate. O partido dá seus primeiros passos tropeçando no pragmatismo. Pior é o perfil do titular da boquinha que a Rede mantém na máquina municipal. Onde há fumaça, há fogo. E algo sendo queimado.

PERSONA

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de OpiniãoDepois de se enrolar com verbas federais na Federação Rondoniense de Mulheres, a ex-prefeita de Itapoã do Oeste, Helena Bezerra, entra para lista de prováveis defenestrações do Governo de Rondônia. Atualmente dirigindo a Superintendência de Gestão de Pessoas, ela enfrenta um grande desafio: a gestão de sua própria pessoa.

MATÉRIA PRIMA

Gente de OpiniãoTudo bem, o juiz federal Sérgio Moro tem seus méritos; mas é preciso reconhecer o grande trabalho que vem sendo desempenhado pelo Ministério Público Federal em toda essa história do petrolão, lava-a-jato etc. Nada poderia ser feito se não lhe chegassem às mãos as denúncias formuladas à luz da Lei pelos procuradores da República.

RABO DOS OUTROS

Nossos comunistas são melhores que os dos outros. É esse o pensamento dos tucanos e outros que votaram em Aécio Neves para presidente quando apontam o dedo para a identidade comunista da turma de Dilma. Em tempos de impeachment, foi melhor a velha comunista com Temer de vice que Aécio com um velho comunista de vice.

DOS QUADRINHOS

Com nome de personagem de tirinhas, o “Apóstolo Severino” – aquele mesmo que em 2012 reuniu líderes evangélicos para apoiar um candidato que não conseguiu se eleger vereador, o Pastor Val – agora se oferece como opção do DEM para ser vice em alguma chapa nas eleições de Porto Velho. Multiplicar pães, pode ser. Mas votos…

TÚNEL DO TEMPO

Gente de OpiniãoDuas propagandas eleitorais que marcaram época em Rondônia foram a do médico Nobel Moura, que dizia “Nobel faz”. E que amanhecia pichada com um complemento: “aborto”. A outra era um out door do Olavo Pires, com a pergunta: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Que ganhava resposta: “a Polícia Federal!”. Bons tempos…

PAC

Se Donald Trump fosse candidato a presidente do Brasil pelo PT já teria o apoio da Andrade Gutierrez, Mendes Júnior e Odebrecht. Sua ideia de construir um muro na fronteira com o México – no caso, aqui, poderia ser na fronteira com a Bolívia – só enfrentaria a oposição de Marina Silva, que obstaria o licenciamento ambiental.

BOMBA BAIANA

Gente de OpiniãoDeu na imprensa. O homem que ameaçou explodir uma bomba, em Salvador, onde seria realizada a prova da OAB, estava com balas de gengibre presas ao corpo. Fez-me lembrar do português, parado pela polícia salazarista. O que é que estás levando? Água. Água? Desembrulharam: era uma bomba d’água. Por que não disseste que era uma bomba d’água. Se eu dissesse que era uma bomba, vocês não iam esperar dizer que era d’água.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil n

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)