Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tô no Controle disponibiliza novas informações como Ideb, salário dos professores e investimentos em educação


Tô no Controle disponibiliza novas informações como Ideb, salário dos professores e investimentos em educação - Gente de Opinião

Mais três importantes indicadores, relativos à qualidade do ensino (Ideb), salário dos professores e investimentos em educação, foram acrescentados ao Tô no Controle (acesse aqui), enriquecendo ainda mais o portal idealizado pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) que apresenta dados e informações sobre diversas áreas dos 52 municípios, constituindo-se, assim, em um verdadeiro radiografia da realidade da administração pública municipal de Rondônia.

As novas atualizações integram o ícone “Educação”, que conta, entre outros, com informações compiladas do censo do Ministério da Educação (MEC) sobre essa área com riqueza de detalhes e gráficos explicativos, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI). Alguns dados têm atualização mensal e outros são relativos a 2017, já que as informações de 2018 ainda estão sendo encaminhadas pelos municípios.

Os novos dados foram apresentados à Alta Direção da Corte pela equipe do Tô no Controle, integrada por servidores da Secretaria de Gestão Estratégica da Presidência (Secgep) e da Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), e já estão disponibilizados ao cidadão.

Desse modo, ao clicar na opção “Educação”, é possível verificar informações como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de cada município, se este alcançou ou não a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE) para o período, o número de escolas participantes e, entre estas, o Ideb de cada uma delas.

SALÁRIOS

Já na aba “Professores da rede municipal”, foi acrescida opção relativa aos salários dos profissionais, divididos conforme a carga horária (20h, 30h e 40h), detalhando-se ainda, entre outros aspectos, o número de professores do município e o salário médio mensal base e bruto.

No tocante a esse item, pode-se, ainda, fazer comparações entre os municípios que melhor remuneram seus profissionais, assim como verificar o crescimento salarial ao longo dos anos de 2014 até 2016.

Outra opção disponibilizada são os investimentos do município na educação, informando-se, por exemplo, quanto cada ente municipal gasta com aluno matriculado; sua posição entre os municípios rondonienses relativamente aos gastos com educação; os gastos verificados na manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), subdivididos conforme o nível de ensino (infantil, fundamental, médio, superior e profissional).

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)