Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Tô de Folga e Axé Folia os últimos blocos do carnaval


 Tô de Folga e Axé Folia os últimos blocos do carnaval - Gente de Opinião

De acordo com o calendário oficial distribuído pela Fundação Cultural do Município de Porto Velho hoje (13), os blocos Axé Folia Mix e Tô de Folga desfilam no circuito Centro/Caiari, encerrando a programação do carnaval dos blocos de trio elétrico. “Se fossemos atender a vontade dos dirigentes de blocos, as apresentações dos cordões puxados por trio elétrico só terminariam amanhã”, disse o vice presidente da Funcultural Rafael Altomar.

A concentração dos dois blocos está marcada para a Pinheiro Machado a partir das 19 horas e a saída para as 21 horas Bloco Tô de Folga e a Meia Noite o Axé Folia Mix. Quem vai animar os foliões do bloco do Niê é o cantor Gabriel Parada e Banda, Grupo Me Pega e Samba +”. O esquenta vai ser com o DJ William. Informações pelo celular 9282-0042.

To de Folga

O bloco que tem como objetivo proporcionar aos policiais militares que trabalharam durante o carnaval momento de lazer, o “Tô de Folga”, está confirmado e vai desfilar na noite deste sábado 13, pelas ruas Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco e Carlos Gomes no circuito Centro/Caiari.

A Banda Piolho de Cobra dividirá o palco do trio elétrico com os DJs Alan Júnior, Ricardo Lov’s e DJ Bob a locução será do Leandro. A Concentração começa às 19 horas e o desfile vai acontecer entre as 21 horas deste sábado e Três da Madrugada de domingo. Muito axé, marchinhas tradicionais e forró vão rolar durante o desfile do bloco dos PMs. “O importante é colocar a tropa pra se divertir e esquecer os momentos tensos, passados nos desfiles dos blocos que se apresentaram no carnaval deste ano”, declara a direção do Tô de Folga.

Desfile das escolas de samba

A Funcultural também confirma os desfiles das escolas de samba para os dias 26 e 27 deste mês no Parque dos Tanques assim como a divulgação da campeã do carnaval 2016 no dia 28 no mesmo local.

A Fesec já distribuiu o Regulamento com o itens que devem ser observados por cada agremiação, durante a concentração e desfiles, assim como nomeou as pessoas que irão atuar nas comissões de Jurados, Avaliação, Concentração, Dispersão e Cronometragem. Segundo o presidente Hudson Mamedes os espaços para os interessados em colocar barracas, podem ser adquiridos com a secretária Mary Cyane na Casa da Cultura Ivan Marrocos durante o horário comercial, ou seja, entre as 08 e as 18 horas. “Este ano com os desfiles acontecendo no Parque dos Tanques fica mais fácil coordenar a comercialização de guloseimas e bebidas durante os desfiles das escolas de samba”, disse Mamedes.

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

O carnaval dos blocos de trio elétrico em Porto Velho termina oficialmente na noite deste sábado, com os desfiles dos blocos Tô de Folga e Axé Foli Mix pelo circuito Centro/Caiari.

********

Até que enfim, dirão os que não gostam da festa pagã, porém, muitos sentirão saudade dos dias de alegria proporcionados pelos blocos Até que a Noite Vire Dia, Galo da Meia Noite, Us Dy Phora, Areal Folia, Vai e Volta, Banda do Vai Quem Quer, Murupi, Jatuarana Sul, Tô a Tôa, Furacão da Zona Sul, Cagalho, Pirarucu do Madeira e hoje o Axé Folia Mix e o Tô de Folga.

********

Por parte dos foliões, podemos garantir que foi o carnaval mais tranquilo dos últimos anos, pois, foram poucos os casos considerados violentos, na realidade, violento no concepção da palavra não aconteceu nenhum, o que aconteceu, foram alguns empurrões com a turma do deixa disso agindo, para evitar conseqüências maiores.

********

Já para a direção de alguns blocos, o negócio não pode ser considerado como maravilhoso. Entre os blocos que passaram por sufoco perante as exigências das autoridades municipais, o mais prejudicado foi o Galo da Meia Noite.

********

Tá certo que a direção do Galo prevaricou, mas, a fiscalização municipal não precisa agir do jeito que agiu, até o minuto final do bloco sair. Chegaram a querer impedir que a direção do Galo pagasse a multa estipulada pela própria Fazenda Municipal. Já pensou nisso. Um determinado fiscal que não nos interessa divulgar o nome (deveríamos), praticamente declarou que se dependesse dele o bloco não desfilaria. Falou isso com ódio. Olha que nem mesmo a intervenção do Rafael Altomar e outros dirigentes da Funcultural abrandaram a ira do referido Fiscal. Não fora o advogado amigo da cultura Ernandes Segismundo entrar com mandato de segurança conseguindo liminar favorável, realmente o fiscal festejaria sua saga vingativa.

********

Em virtude dessa falta de respeito para com nossas tradições, o Galo da Meia Noite amargou prejuízo, pois, vendeu poucos abadas.

*******

Por outro lado, outros dois blocos foram discriminados por alguns elementos da Funcultural. O Bloco da Salgado e o Bloco Tô a Tôa cujos dirigentes chegaram a ouvir dos dirigentes da entidade que tem como objetivo facilitar a realização de eventos culturais e de lazer a Funcultural, que não poderia desfilar. “Não vamos liberar a licença para o bloco de vocês desfilar ou se apresentar”, palavras ouvidas pelos dirigentes dos blocos em suas primeiras  tentativas. Alegaram que para o bloco conquistar o direito de se apresentar teria que ser uma Associação Sem Fins Lucrativos com pelo menos dois anos em atividade. O Tô a Tôa é uma empresa.

********

Foi preciso a intervenção de advogados e até de membros da Semfaz para que os empresários conseguissem a licença para desfilar. Essa foi mais uma aberração registrada no carnaval dos blocos de trio elétrico em Porto Velho. Empresa não pode ser dona de bloco. Só em Porto Velho isso acontece!

********

Basta lembrar que um dirigente da Fundação é o autor dessa pérola:

*********

“A PM é um dos principais elementos para a realização dessa festa popular”.

********

É não meu amigo! Os foliões são os principais responsáveis pelo sucesso dessa festa popular. A Policia é paga para garantir a segurança desses agentes da Alegria que são os compradores de abada, camiseta e pela animação da chamada “Pipoca”.

********

É preciso rever o conceito sobre a nossa maior festa, o carnaval do Brasil é único no mundo e o de Porto Velho faz parte desse conceito global!

********

Vamos brincar carnaval no Tô de Folga e Axé Folia. AXÉ!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)