Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mara Paraguassu

Terceirização comprova: Senado é mero puxadinho da Câmara - Por Mara Paraguassu


A votação da matéria de terceirização plena das relações de trabalho no âmbito das empresas públicas e privadas na noite de quarta-feira (22) comprova que o Senado Federal é mero puxadinho da Câmara dos Deputados.Terceirização comprova: Senado é mero puxadinho da Câmara - Por Mara Paraguassu - Gente de Opinião

É uma grande piada e reflete o grau de desdém com propostas que dizem respeito ao trabalhador o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE),  declarar agora (Agência Senado) que pautará projeto relativo ao mesmo assunto, com a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS), em tramitação na Casa desde 2015.

Este projeto, o PLC 30, chegou no início daquele ano ao Senado após duro debate com representantes sindicais, na Câmara dos Deputados, que conseguiram impedir a terceirização para a atividade fim, admitindo apenas para a atividade meio - o que a legislação já previa - , e conseguiram manter a responsabilidade solidária por parte da empresa contratante da terceirizada, que responderiam ao mesmo tempo com seus bens para o pagamento da causa trabalhista.

Eunício Oliveira disse que o projeto, cuja autoria é do ex-deputado Sandro Mabel e passou quase dez anos dos governos petistas inerte na cesta de iniciativas legislativas tidas como tabu e incomodas para o sucesso eleitoral da “esquerda”, poderá complementar o PL 4302, aprovado por 231 deputados na noite de quarta-feira, 22, regulando totalmente sem restrição o trabalho terceirizado.

O caso é que o súbito comichão de Eunício para votar só agora um projeto mais brando e cauteloso no sentido de assegurar proteção trabalhista poderia ter se dado bem antes, já que a matéria saiu da Câmara (PL 4330/2004) há mais de dois anos. Ainda mais: é um tema que se arrasta em discussões infrutíferas há mais de vinte anos. 

O problema é que a responsabilidade histórica do Senado com o país se esvai cada vez mais à medida do crescente envolvimento de seus membros com o Código Penal. Como puxadinho que se revela a cada legislatura, produz apenas competição com a casa do povo na elaboração de matérias legislativas e votação em circunstâncias de estremecimento moral amplo, como as verificadas agora em decorrência da Lava Jato. Contenta-se em complementar.   

Em vez disso, deveria representar, na configuração bicameral do parlamento brasileiro, um espaço de equilíbrio, unidade e maturidade, fiador de instabilidades institucionais como outrora se verificaram na frágil Republica brasileira. Representar uma instituição revisora e atenta às aflições da nação. 

Atônito com a reação do trabalhador à porteira aberta à precarização de direitos trabalhistas após ter levado uma rasteira da Câmara, talvez o presidente do Senado imagine que possa preencher em ano anterior à eleição de 2018 uma “lacuna”, expressão citada por ele nas entrevistas pós-votação, no coração do trabalhador aturdido com tanta desfaçatez no Congresso Nacional.   

Por essas e outras

Terceirização comprova: Senado é mero puxadinho da Câmara - Por Mara Paraguassu - Gente de OpiniãoÉ que muita gente defende o fim do bicameralismo. O custo anual do Senado, superior a R$ 2 bilhões, em correspondência ao que oferece ao Brasil, reforça o argumento, com toda razão, mas o foco precisa ser outro: análise sobre o papel institucional das duas casas legislativas, sua composição, funcionamento e competências, em vez da tão somente eterna discussão sobre os sistemas que permitem a existência dos congressistas - as regras eleitorais e partidárias. 

Lesão social

Em 2013, no auge do polêmico debate sobre o PL 4330, na Câmara, 19 dos 26 ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgaram carta alertando sobre “gravíssima lesão social dos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários” contra os trabalhadores caso o projeto fosse votado sem mudanças. O texto de Sandro Mabel assegurava, do mesmo modo que a matéria aprovada agora, terceirização para todas as atividades e funções. Os ministros precisam novamente se manifestar.  

Email: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sinjor promove, nesta quarta, 11,  Roda de Conversa “A Mulher no Jornalismo”

Sinjor promove, nesta quarta, 11, Roda de Conversa “A Mulher no Jornalismo”

Integrado às atividades que estão sendo realizadas em todo o país sob coordenação geral da Comissão Nacional da Mulher da Federação Nacional de Jornal

Mais do que merecido - Por Mara Paraguassu

Mais do que merecido - Por Mara Paraguassu

  O nosso aguerrido contador de histórias Montezuma Cruz, repórter de excelência, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Teodoro Sampaio (SP) no

PMDB de Ariquemes lança o nome do governador Confucio Moura ao Senado Federal - Por Mara Paraguassu

PMDB de Ariquemes lança o nome do governador Confucio Moura ao Senado Federal - Por Mara Paraguassu

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); PMDB de Ariquemes lança o nome do governador Confúcio Moura ao Senado Federal. (adsbygoogle = windo

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)