Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Técnicos do Lacen realizam capacitação em tuberculose para servidores que atuam em municípios de Rondônia


Gente de Opinião

Meta é dotar técnicos nos municípios para aprimorar diagnóstico

O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) realizou, no início deste mês, mais uma capacitação para técnicos de Unidades de Saúde de alguns municípios do estado, visando melhorar o diagnóstico dessa doença, que vem preocupando as autoridades de saúde à nível mundial.

A informação é do diretor-geral do Lacen, Luiz Tagliane. De acordo com ele, foram contemplados os municípios de Jaru, Cerejeiras , Ouro Preto do Oeste, São Francisco do Guaporé e  Ji-Paraná.

Nesses locais, o diagnóstico não era realizado por falta de profissionais treinados.  Com essa capacitação será possível a implantação nesses municípios, ampliando a rede de laboratórios que realiza diagnóstico para tuberculose no interior do estado, relata Tagliane.

Os técnicos também receberam orientações de como funciona na capital o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) que é um novo método molecular que detecta o Mycobacterium tuberculosis e resistência á Rifampicina, em duas horas, com sensibilidade de 99% de detecção.

O treinamento foi realizado com apoio da Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Segundo Tagliane, durante o curso, foram abordados os temas relacionados à  importância do Programa de Controle da Tuberculose do Estado de Rondônia, os dados Epidemiológicos do Estado de Rondônia, sobre o  Mycobacterium tuberculosis (Taxonomia, características, transmissão, sintomas, exames), ao teste rápido molecular para Tuberculose (GeneXpert), treinamento prático da  Baciloscopia da Tuberculose e Biossegurança. Foram debatidos ainda a confecção de esfregaço, microscopia, diagnóstico e controle, noções de cultura e teste de sensibilidade, além de técnicas sobre as lâminas para supervisão oriundas de todo o Estado de Rondônia.

Os ministrantes da capacitação foram os servidores do Lacen que realizam o diagnóstico e controle de qualidade para tuberculose para todos os municípios do Estado.

Gente de Opinião

Tagliane mostra importância de
capacitação para melhorar diagnóstico

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Tendo em vista a nova era para o controle da tuberculose, a OMS redefiniu a classificação de países prioritários para o período de 2016 a 2020.

TRATAMENTO

O tratamento da tuberculose é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e dura no mínimo seis meses e, nesse período, o estabelecimento de vínculo entre profissional de saúde e usuário é fundamental para que haja adesão do paciente ao tratamento e assim reduza as chances de abandono para se alcançar a cura.

O paciente deve ser orientado, de forma clara, quanto às características da tuberculose e do tratamento a que será submetido: medicamentos, duração e regime de tratamento, benefícios do uso regular dos medicamentos, possíveis consequências do uso irregular dos mesmos e eventos adversos.

Leia mais:

 Pacientes interrompem tratamento contra tuberculose e casos da doença aumentam em Rondônia

Rondônia reduz índice de malária tendo a pesquisa como fator estratégico


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)