Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

TCU recebe denúncias de irregularidades na dragagem do rio Madeira - Por Carlos Sperança


Ainda a dragagem

Haja encrenca na dragagem no Rio Madeira. A medida foi anunciada há mais de uma década e tem sido preterida por sucessivos governos e agora, iniciada, esta as voltas com denuncias de irregularidades perante o Tribunal de Contas da União-TCU.TCU recebe denúncias de irregularidades na dragagem do rio Madeira - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A dragagem é uma das obras mais importantes do chamado Arco Norte. Uma auditoria do TCU determinou que o DNIT preste esclarecimentos sobre as ações no Rio Madeira entre Rondônia e o Amazonas. Conforme o TCU, o DNIT deve esclarecer pontos como a inconsistência em estudos preliminares, equipamentos apropriados em duplicidade, além de ausência de pesquisa de preços em desacordos com decisões anteriores do órgão fiscalizador.

Para os técnicos do TCU o estudo socioeconômico da obra deve ser mais bem avaliado. O relatório diz que houve planejamento deficiente. As obras já custaram R$ 53 milhões aos cofres da União e visam à melhoria da navegação do Rio Madeira no período da vazante, principalmente para o escoamento de grãos da região Centro-Oeste. A dragagem deve aumentar a profundidade do rio em três metros em nove trechos.
 


Censo agropecuário

O IBGE abre em outubro novo censo agropecuário no país para verificar em quantos anda o agronegócio no País. Rondônia deve confirmar a condição de mercado emergente, com o crescimento da exportação de carnes e derivados como a expansão da soja que vai se espraiando por todo estado. A cadeia do leite também tem participação expressiva em nossa economia.

As convenções

TCU recebe denúncias de irregularidades na dragagem do rio Madeira - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoO PDT realiza na próxima semana convenções municipais para renovar os diretórios de Buritis, no Vale do Jamari, e Jaru, na Bacia Leiteira. Os eventos vão funcionar também como preparativos para a convenção estadual de 12 de novembro em Porto Velho, com a presença do presidenciável Ciro Gomes e do presidente nacional do PDT Carlos Lupi. É a largada do PDT para as eleições 2018.


 

Atlas da Violência

TCU recebe denúncias de irregularidades na dragagem do rio Madeira - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O Atlas da Violência, edição de 2017, demonstra que os negros e jovens são as principais vitimas de homicídios no Brasil. Passa o tempo e as estatísticas não mudam. Atualmente de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil 71 são negras. As estatísticas da publicação ainda demonstraram que os negros possuem 235 por cento de chances maiores de serem assassinados em relação aos brasileiros de outras raças. Coisa de louco!


 

O charlatanismo

Pesquisas e enquetes começam a rolar na praça, para todos os gostos, credos e torcidas. Só falta atribuir a liderança na peleja ao governo a bailarina da praça, a noiada Paulete da 7 de setembro, ou a falecida Naiara. É mania local a pratica de charlatanismo pela própria imprensa. Sabe-se que a cada eleição o eleitor esta decidindo de última hora e desmoralizando pesquisas fajutas. Vide os casos de viradas de Sobrinho, Confúcio, Hildon, etc, etc.  


 

Anel viário

TCU recebe denúncias de irregularidades na dragagem do rio Madeira - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O senador Acir Gurgacz, cobrou durante audiência da Comissão de infra-estrutura urgência na construção do anel viário (denominado pomposamente de Contorno Norte pelo DNIT) de Porto Velho. O parlamentar explicou que a demanda de caminhões com carga pesada além de causar acidentes na avenida Jorge Teixeira (BR 319) tem gerado danos para o pavimento na região central da cidade.


 

Via Direta

*** As chuvas e pendengas da prefeitura com moradores tem atrasado as obras de pavimentação da Rua Duque de Caxias na região central

*** Seguem os problemas no porto do Cai N Água na capital. Haja paciência *** O cartel do leite é forte em Rondônia e quem paga o pato são os pequenos produtores *** Com fiscalização frouxa, a feira livre continua na Liberdade, ao lado de canal de esgotos e a imundície que reúne ratazanas e urubus.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)