Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

SUFRAMA visita indústria de suínos na ALC de Brasileia e Epitaciolândia



O superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, visitou, ontem terça-feira (12), as instalações da empresa Dom Porquito Agroindustrial S.A., localizada em Brasileia (a 232 quilômetros de Rio Branco), que atua na produção de leitões e na industrialização de suínos. A ação faz parte das visitas técnicas realizadas pela equipe da autarquia que está em missão institucional no Estado do Acre.

Tolentino foi à empresa acompanhado da deputada estadual Antônia Lúcia Câmara. Também estiveram presentes a coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Ana Maria Souza, a chefe de Gabinete, Maria Auxiliadora Melo, e o coordenador regional da autarquia em Rio Branco, João de Deus.

Na ocasião, a coordenadora Ana Souza fez uma breve apresentação dos incentivos fiscais concedidos para as Áreas de Livre Comércio a partir da utilização de matéria-prima regional e também para a Amazônia Ocidental. “Para a industrialização nas ALCs, a empresa precisa aprovar um projeto técnico econômico na SUFRAMA mostrando a preponderância de matéria-prima regional para receber a isenção do IPI na venda, ou ainda, no caso de extrativismo vegetal, a industrialização pode ocorrer em toda a Amazônia Ocidental com o incentivo”, explicou a coordenadora.

O superintendente Appio Tolentino afirmou que além da isenção do IPI, o grande diferencial está no PIS e Cofins. “A legislação do PIS e Cofins, que é da Zona Franca de Manaus, também se estende às ALCs, havendo uma redução nessas alíquotas de 9,65% para 3,65%, o que traz um ganho comparativo tributário para a região”, explicou. O entrave existente, no entanto, está na área de abrangência da ALC de Brasileia e Epitaciolândia, cuja legislação de 1991 determina 20 quilômetros quadrados. “Existe um projeto de lei do deputado Gladson Cameli para modificar a área da ALC para toda a extensão de Brasileia e Epitaciolândia e a SUFRAMA já deu um posicionamento favorável para esta mudança. Resta agora a aprovação do projeto de lei para dar mais capilaridade na região”, observou Tolentino.

A deputada Antônia Lúcia informou, ainda, que há uma perspectiva de reunião com o secretário executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, na ocasião da 281ª reunião ordinária do Conselho de Administração da SUFRAMA, marcada para a próxima quinta-feira (14), em Porto Velho (RO), com o objetivo de avançar nas tratativas para a aprovação do Projeto de Lei, além de novas possibilidades de ampliação do fluxo comercial e industrial na região Norte.

A empresa

Fundada em 2012 com investimento total de R$ 86 milhões, a Dom Porquito é uma empresa público-privada composta por três unidades: reprodução, terminação e frigorífico, e possui ainda uma fábrica de subprodutos, aproveitando 100% do animal abatido na empresa. Em síntese, a empresa faz a reprodução dos suínos e entrega os filhotes para produtores parceiros, que finalizam a criação dos animais. Quando atingem a idade para o abate, os suínos retornam para as instalações da fábrica, onde ocorre a industrialização da carne. As partes que não são comercializáveis são direcionadas para a produção de farinha, sebo ou compostos para serem incluídos na fabricação de ração e os líquidos são tratados no biodigestor, transformando-se no gás que é utilizado pela empresa.

Durante a visita na empresa, a comitiva foi conduzida pelo gerente industrial, Alder Cruz. Segundo Cruz, atualmente a empresa conta com 320 empregos diretos e está trabalhando com o abate e a industrialização de 200 suínos ao dia, mas a capacidade é de 800 suínos por turno. A produção é comercializada para os Estados do Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima, e a Dom Porquito está concluindo a abertura da exportação para o Peru e Bolívia.

Com localização estratégica, a empresa está situada numa região de tríplice fronteira, com acesso marítimo via estrada do Pacífico e também acesso à hidrovia do Rio Madeira. O diretor presidente da Dom Porquito, Paulo Santoyo, que também é proprietário da empresa Acreaves, afirmou que os incentivos fiscais concedidos pela SUFRAMA na ALC de Brasileia e Epitaciolândia foram decisivos para a implantação de ambas as empresas em Brasileia. “A existência dos nossos dois empreendimentos passa obrigatoriamente pela existência da SUFRAMA e pelos incentivos aqui dados na ALC. A sustentabilidade econômica está ligada aos incentivos fiscais”, afirmou.

Para o superintendente Appio Tolentino, o caso de sucesso da Dom Porquito deve ser replicado nas demais áreas de abrangência da SUFRAMA. “A empresa Dom Porquito demonstra que é possível a parceria público-privada na geração de emprego e renda nas ALCs, o que vai ao encontro com o nosso trabalho na área de abrangência da SUFRAMA”, ressaltou.

Texto: Layana Rios

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)