Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

STF volta a julgar se Petrobras deve cumprir Lei Licitações



O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a julgar recurso extraordinário que discute se a Petrobras - uma sociedade de economia mista - deve se submeter ao regime previsto na Lei de Licitações (nº 8.666, de 1993). Nove ministros já se manifestaram: cinco em favor da dispensa de certame e quatro de forma contrária. O julgamento, que havia se iniciado em 2011, foi novamente suspenso. Desta vez, por um pedido da presidente da Corte, a ministra Cármen Lúcia, em virtude da ausência de dois ministros.

O recurso em análise foi ajuizado pela Frota de Petroleiros do Sul (Petrosul) com a pretensão de reformar decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Os desembargadores gaúchos reconheceram como legal o ato da Petrobras que cancelou contrato mantido com a companhia para o fretamento de navios para transporte de suas cargas e contratou outra empresa para o serviço sem realizar licitação. A Petrosul pede, na ação, que seja indenizada pela estatal.

A discussão voltou à pauta por meio de voto-vista do ministro Luiz Fux. Ele entendeu - em consonância com o que já havia votado o relator do caso, ministro Dias Toffoli - que deveria ser dispensada a licitação nas situações envolvendo a atividade preponderante da petroleira, como no caso de venda e compra de óleo. Sustentou que o certame poderia prejudicar o caráter concorrencial da companhia no mercado.

"Demanda acompanhar a agilidade e fluidez do mercado competidor", frisou Fux. "Comprar ou vender óleo e comprar mesa e cadeira são coisas diferentes." De acordo com ele, esta última atividade, que não demanda rapidez, está submetida à Lei de Licitações.

O ministro se manifestou ainda contrário à indenização pedida pela Petrosul. Fux entendeu que não poderia ser apreciado por não ter abrangência em recurso extraordinário. Além do relator e de Luiz Fux, os ministros Teori Zavascki, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello também se manifestaram em favor da Petrobras.

Há discussão, nesse caso, porque o contrato foi rompido em 1994, um ano depois da publicação da Lei nº 8.666 (Lei de Licitações) - que obrigava a realização de certame - e um ano antes da Emenda Constitucional nº 9, que possibilitou a contratação pela União de estatais e empresas privadas para o transporte de petróleo.

A divergência foi aberta pelo voto do ministro Marco Aurélio ainda em 2011. Na sessão de ontem, ele manteve o entendimento de que como, na época, a Petrobras estava sujeita às regras da licitação, deveria ter realizado o certame.

"A recorrente chegou a transportar cerca de 90% dos derivados de petróleo da Petrobras. Uma relação jurídica que vinha sendo renovada desde 1964. O que houve em 1993? Com desprezo à Lei de Licitações houve ajuste para ter-se nova relação jurídica. A partir do momento em que se indica que estava compelida à licitação não se tem como desconhecer esse recurso", sustentou em seu voto.

A negativa foi acompanhada pelos ministros Edson Fachin, Rosa Weber e Cármen Lúcia. As duas ministras, no entanto, se manifestaram contrária à análise do pedido de indenização à Petrosul. "A licitação é essencial para que se tenha a garantia de não apenas dar oportunidade aos que podem colaborar mas a lisura à publicidade e impessoalidade dos contratos que decorrerão dessas licitações", disse Cármen Lúcia.

Fonte: Valor

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)