Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Joel Santos Guimarães

Solidárias


 

Solidárias - Gente de Opinião

Joel Santos Guimarães
Em São Paulo

Com o objetivo de integrar informações sobre a economia solidária e o cooperativismo, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos, está implantando o Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo.
 

Dando início às suas atividades, o Observatório realiza em Brasília, de 7 a 8 de julho, o seu primeiro seminário nacional, que discutirá mecanismos de articulação dos produtores de informação sobre a economia solidária e o cooperativismo.

Na abertura do evento, um representante da Senaes vai falar sobre as ações do governo federal no desenvolvimento da economia solidária no país, que já movimenta cerca de R$ 12 bilhões anualmente, através de 33.518 empreendimentos solidários.

Papel central

Importante lembrar que o cooperativismo autogestionário, ou seja, guiado por princípios igualitários e democráticos, tem papel central na economia solidária.

Trata-se de um resgate do cooperativismo surgido na Inglaterra, ainda naprimeira metade do século 19, porém adaptado aos ditames do mundo contemporâneo.

De acordo com o economista, sociólogo e secretário nacional de Economia Solidária. Paul Singer, no Brasil, a característica da economia solidária é a presença de muitas cooperativas. Para Singer, na prática, o Brasil é um exemplo de que a economia solidária é a aplicação do cooperativismo.

Políticas públicas

Segundo Valmor Schiochet, diretor de Estudos e Divulgação da Senaes, outro objetivo do seminário do Observatório é contar com a participação e o envolvimento de “instituições que tratam de temas correlatos a esse campo, visando o aprimoramento da produção e utilização dessas informações para o planejamento de políticas públicas e fortalecimento da organização social da economia solidária e do cooperativismo solidário.”.

Balanço
 

Nos últimos anos, a economia solidária no Brasil vem se firmando como uma inovadora alternativa de oportunidades de trabalho e renda, e de inclusão social.

Ela compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Os bancos comunitários e suas moedas sociais fizeram surgir no País um Sistema Financeiro Social. Este sistema ocupa um espaço normalmente desprezado pelos bancos tradicionais, ou seja, a prestação de serviços para as classes menos favorecidas.

Essas práticas se tornaram uma saída para os pequenos empreendimentos coletivos, resultando em geração de renda para 2,3 milhões de pessoas.

A economia solidária brasileira é a mais diversificada do mundo, atuando em setores diversificados, entre os quais, artesanato, confecções, alimentos, reciclagem e tratamento de resíduos, atividades financeiras, produção florestal, pesca, e, principalmente, agricultura familiar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Solidárias

Solidárias

  Joel Santos Guimarães (*) Da Agência Solidare Avançando com a outra economia, a solidária Em recente entrevista ao site Brasil Debate (www.brasildeb

Não passarão!

Não passarão!

Joel Santos Guimarães Da Agência Solidare Não passarão! Para continuar na base de apoio da presidente Dilma Roussef no Congresso as bancadas do PDT na

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)