Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus chama a atenção para o símbolo do amor de Deus


Após o encerramento de um conjunto de grandes Festas católicas como a Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi, a liturgia nos leva a contemplar o Sagrado Coração de Jesus. Este ano, a solenidade que é comemorada sempre na sexta-feira da semana seguinte ao Corpus Christi, é celebrada nesta sexta-feira, 23 de junho.

O coração de Jesus é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus: “Beberemos da água que brotaria de seu Coração…quando saiu sangue e água” (Jo 7,37; 19,35). Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor.

Gente de Opinião

Foto: Maurício Sant’Ana/CNBB

“Falar do Sagrado Coração de Jesus a gente lembra de quando celebramos o Ano da Misericórdia que dizia que Jesus é o rosto da misericórdia do Pai e o Sagrado Coração de Jesus é a fonte dessa misericórdia. No evangelho do dia Jesus diz: ‘Vinde a mim, vós todos que estais cansados e abatidos. Vinde confiai ao meu coração porque o meu coração é manso e humilde, ”, ressalta o bispo da diocese de Parnaíba (PI), dom Juarez Sousa da Silva.

A devoção ao Sagrado Coração teve início com São João Eudes e Santa Margarida Maria de Alacoque, no século XVII, embora a devoção remonte aos séculos XIII e XIV, com a primeira aprovação pontifícia no século seguinte. No ano 1856 o Papa Pio IX estendeu a festa a toda a Igreja e em 1928 o Papa Pio XI concedeu à devoção a máxima categoria litúrgica, de solenidade.

“Hoje celebramos esta festa que traz para nós esse sentimento tão profundo de confiança em Deus, confiança no seu amor misericordioso por nós, esse amor que vai até o fim como diz o evangelista Mateus: ‘Tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim’. Daí nós celebramos esta festa com grande alegria, esperança e confiança em Cristo Jesus que, não obstante os nossos pecados, fraquezas e crises que passamos, somos convidados por Ele a não perder a confiança e não perder esperança”, destaca dom Juarez Souza da Silva.

Toda esta atitude litúrgica da Igreja tem a finalidade de estimular a prática cristã na celebração da festa do coração de Jesus.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos que trabalham na evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. É através da oração pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja, que o Apostolado leva a palavra de Deus.

“Queremos saudar com muita satisfação e admiração as associações e zeladores do Apostolado da Oração, um grupo que há mais de 100 anos aqui no Brasil, nas dioceses garantiu a fé do povo. O Apostolado garantiu através da sua fé profunda em Cristo Jesus, no seu Sagrado Coração, na sua consagração ao Coração de Jesus, ao mesmo tempo, através da oração”, lembrou dom Juarez.

Oração – Oferecimento Diário

Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje. Minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo que guiou a Jesus seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa ser testemunha do teu amor.

Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas Intenções do Santo Padre para este mês:

Geral: Para que prevaleça entre os povos uma cultura de diálogo, de escuta e de respeito mútuo.
Missionária: Para que nos ambientes onde mais se percebe a influência do secularismo, as comunidades cristãs possam promover com eficácia uma nova evangelização.

Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…

Fonte: CNBB

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)