Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Só em janeiro foram seis ex-prefeitos condenados por improbidade...


A primeira definição

Que o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) esta na peleja pela reeleição é de conhecimento público e seu vice deve ser indicado pelo PDT. Até agora não havia nenhuma outra confirmação, já que os candidatos esperam uma janela para troca de partidos, definições da justiça e do Congresso Nacional sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, etc, etc.

A primeira definição do cenário de Porto Velho foi tomada pelo deputado estadual Ribamar Araujo que esta ingressando no PR e já confirmando a disposição de disputar o Paço Tancredo Neves. Ele vai pilotar uma coalizão de forças reunindo cinco agremiações partidárias.

Com pelo menos dois mandatos de vereador e outros dois de deputado estadual seguidos, Ribamar tem conseguido uma façanha na política rondoniense: ficar fora dos escândalos rondonienses, embora com quase 30 anos de vida pública. É, por conseguinte, um nome pitoco e em condições de encorpar mais a frente já que merece credibilidade conquistada com boas performances legislativas.


Abutres na jogada

Só em janeiro foram seis ex-prefeitos condenados por improbidade... - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoNos bastidores fala-se que Porto Velho poderá contar nas eleições de outubro com candidatos a vereadores e  a prefeito abutres (assim são designados os políticos com ligações com o narcotráfico e ao crime organizado).  É preciso ficar de olho vivo para não entregar o Paço Tancredo Neves e a Câmara de Vereadores para as facções criminosas que tem garantido a eleição de muitos políticos e de várias esferas.


 

Contando trocados

Só em janeiro foram seis ex-prefeitos condenados por improbidade... - Gente de OpiniãoA queda do repasses constitucionais para estados e municípios é uma realidade. Os municípios rondonienses contam desde o final do ano passado com 20 por cento a menos do Fundo de Participação dos Municípios –FPM e o estado de Rondônia com 12 por cento a menos dos recursos do Fundo de Participação dos Estados-FPE. Terão menos recursos também das emendas parlamentares contingenciadas.

Esperando a janela

Só em janeiro foram seis ex-prefeitos condenados por improbidade... - Gente de OpiniãoEsperando a definição da janela que proporcionará a troca de partido sem prejuízo da perda de mandato, o deputado federal Lindomar Garçon (PMDB), poderá aumentar o numero de pretendentes a prefeitura da capital. As chances de ele entrar na disputa aumentarão se a deputada Mariana Carvalho(PSDB) desistir de concorrer. Ela não diz que sim, nem que não.

A dobradinha

Gente de OpiniãoPMDB e PT estão próximos de uma dobradinha para a disputa do Palácio Tancredo Neves. Williames Pimentel a prefeito e Sidney Orleáns (é raro encontrar um petista pitoco, mas este é: sem cadeia, processos e condenações) a vice. Vão depender muito do apoio do senador Valdir Raupp e do ex-prefeito Roberto Sobrinho – afinados moralmente e politicamente - para seus pupilos seguirem em frente.

O divisionismo

Gente de OpiniãoTanto PMDB como o PT estão divididos quanto ao lançamento de candidatura própria ou se aliar ao projeto de reeleição do prefeito Mauro Nazif (PSB). Uma facção dos petistas acredita que a dupla Pimentel/Orleans emplaca; um bando dos peemedebistas nem tanto e, assim se arrastam os entendimentos para firmar uma coligação de oposição aos árabes.


 

Via Direta

Só em janeiro foram seis ex-prefeitos condenados por improbidade... - Gente de Opinião

***Só em janeiro foram seis ex-prefeitos condenados por improbidade. *** E o mês de fevereiro começou com a condenação da ex-prefeita Eloisa Helena, de Primavera de Rondônia *** Tão abandonados, os idosos podem ganhar inclusão social com um projeto de acolhimento que tramita no Congresso Nacional *** Os gastos serão deduzidos no imposto de renda *** A Prefeitura da capital intensifica obras de pavimentação e limpeza dos canais e igarapés.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)