Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Sistema Único de Saúde apoia pesquisadores de Rondônia no seminário que abre portas para intercâmbio científico interestadual


Gente de Opinião

Pesquisadores apresentam trabalhos científicos até quinta-feira no evento

A coordenadora do Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), Mage Tenório, conclamou na terça-feira (28) pesquisadores de Rondônia a promover “agregação de laboratórios” para obter mais recursos do governo federal.

Ela abriu o Seminário Marco Zero promovido pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa em Rondônia (Fapero), que segue até quinta-feira (30), no Larisson Hotel, em Porto Velho.

“São os pesquisadores que trazem respostas locais, aplicando a ciência, a tecnologia e a inovação aqui produzidas, quando todos sabem, o eixo Sul-Sudeste concentra os recursos investidos no setor”, frisou.

A coordenadora anunciou a criação de uma rede interestadual de pesquisadores que também beneficiará Rondônia mediante o aproveitamento do intercâmbio técnico-científico. “O pesquisador viajará para outros estados para conhecer novidades, e levará também as suas experiências”, exemplificou.

Para o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o resultado positivo das pesquisas em Rondônia “é a continuidade da célula embrionária, hoje valorizada pelo governador Confúcio Moura”.

Segundo ele, ao “ciscar para dentro”, o governo permite à academia o fortalecimento de ações de pesquisas voltadas para o bem coletivo. Até quinta-feira serão apresentados 20 projetos da chamada de 2016.

Entre outros exemplos, ele citou que 50% dos 3,5 mil partos feitos por ano no Hospital de Base Dr Ary Pinheiro, em Porto Velho, são de gravidez de alto risco. Desta maneira, sugeriu que a institucionalização das políticas públicas na saúde adote uma linha “tal qual a tábua de Moisés”. “Não adianta fazermos cirurgias urológicas modernas, se não tivermos próximos a academia”, apelou.

Lembrou que a infovia de Rondônia atualmente beneficia a saúde e facilita, de certa forma, a graduação em especialidades, de 43 médicos residentes no HB e no Hospital Regional de Cacoal.

Pimentel também elogiou o trabalho do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem) no monitoramento da vacina que melhora a eficácia do combate à dengue, trabalho confiado ao cientista Mauro Tada.

A coordenadora trouxe alento aos pesquisadores, ao anunciar que neste ano o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS abrirá a cada estado a oportunidade de apresentar uma experiência exitosa que será escolhida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

No seminário, cada coordenador de pesquisa irá expor detalhadamente o projeto de sua área e submetê-lo à avaliação da comissão constituída por doutores do Ministério da Saúde, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Rondônia.

Gente de Opinião

Secretário Pimentel agradece pesquisadores, ao lado do presidente da Fapero, Francisco Elder, e da representante do PPSUS, Mage Tenório

Em 15 anos, o PPSUS garantiu 80% dos recursos para pesquisas no segmento, de dez estados brasileiros.

“O modelo do PPSUS é excelente, outras instituições de fomento podem adotá-lo”, elogiou o presidente da Fapero, Francisco Elder Souza de Oliveira.

A Fapero investiu até agora R$ 30 milhões em apoio a pesquisas de diversas instituições.

Mencionando o perfil regional, lembrou que um terço das propostas não alcançaram mérito suficiente, o que indica a necessidade de melhorar. “Nunca antes na história deste estado governador algum considerou a ciência investimento e não um simples gasto”, ponderou. 

Leia mais:
Rondônia pede patente para fármaco anti-leishmaniose obtido de cobra cascavel; pesquisa teve apoio da Fapero
Fapero elege saúde mental, traumas, cuidados com alimentação e doenças infecto-contagiosas como prioridades para editais


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)