Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter


Simpi-RO ganha Prêmio Telecentros Brasil - Edição 2013

O Simpi já havia recebido os prêmios em 2008 e 2009 como melhor centro de informática para micro e pequenas empresas , na época era só um premiado. Ganha agora em 2013 , como o melhor no apoio ao micro empreendedor individual

16/10/2013 - [20:53] - OpiniãoTV

A Associação Telecentro de Informação e Negócios – ATN e a Comissão Julgadora do Prêmio Telecentros Brasil, composta por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério das Comunicações, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, SEBRAE Nacional, Grupo TICKET, AME - Associação Mulheres Empreendedoras e Brasil Profissões reuniram-se na última quinta-feira, 10 de outubro de 2013, às 15 horas, na Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral no Ministério de Minas e Energia  para os trabalhos de análise e julgamento dos projetos concorrentes a edição 2013 do Prêmio Telecentros Brasil 2013.

Entre várias e excelentes propostas, a Comissão elegeu os ganhadores das sete categorias ( Orientação e Capacitação, Inovação em Sustentabilidade Social, Inovação em Sustentabilidade Ambiental, Inovação em Sustentabilidade Econômica, Inovação em Sustentabilidade Empreendedora, Telecentro Destaque e Personalidade do ano em Inclusão Digital) .

Destacamos, que a categoria Personalidade em Inclusão Digital escolhida pela Comissão Julgadora do prêmio, foi o Sr. Cezar Alvarez, homenageado pela excelência e importância de seus trabalhos para a inclusão digital e social no País. Observamos ainda, que a cada edição os projetos estão mais bem elaborados e melhor desenvolvidos.

É notável que os projetos têm cada vez mais aliado seus seguimentos de atuação às ações sociais de atendimento à pessoas com necessidades especiais, qualificação e inserção das comunidades ao mercado de trabalho. Merecendo, os ganhadores, sem dúvida, nossos parabéns e agradecimentos, pois desenvolvem com maestria ações de desenvolvimento social em seus municípios.

Abaixo um breve resumo das ações empreendidas pelos telecentros ganhadores do Prêmio Telecentros Brasil - Edição 2013 e resumo das ações desenvolvidas pelo Sr. Cezar Alvarez - Personalidade em Inclusão Digital:


Categoria Orientação e Capacitação: Instituto da Oportunidade Social - IOS, no Estado de São Paulo. Esse telecentro se destaca pelos excelentes trabalhos na gestão e oferta de cursos profissionalizantes para a comunidade e sua grande atuação na promoção da inclusão digital e social de Santana.
 
Categoria Inovação em Sustentabilidade Social: Núcleo de Cidadania Digital (NCD), o NCD é referência em impressão braille. O programa disponibiliza serviços de impressão em braille para instituições que recentemente adquiriram essa impressora, mas ainda não sabem como manuseá-la. Além disto, o núcleo filosofia oferece de forma gratuita a população programas e softwares livres, e por meio de programas de acessibilidade como Orca, Dosvox e eViacam, o núcleo consegue proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas portadoras de necessidades especiais.

Categoria Inovação em Sustentabilidade Ambiental: CDI Comunidade Bairro da Paz, localizado em Salvador - BA, se destaca pelos excelentes trabalhos com orientação de descarte para a importância do reaproveitamento do lixo tecnológico como meio de preservação ambiental e assim, contribuir com o exercício da cidadania e transformação socioambiental. A Escola de Informática e Cidadania visa além da qualificação técnica de jovens e adultos no curso de Manutenção e Montagem de Computadores, despertar o exercício da cidadania utilizando o lixo eletrônico como matéria prima para a construção de novas máquinas que são doadas aos jovens da comunidade que se destacam em cada ciclo.

Categoria Inovação em Sustentabilidade Empreendora: TIN - Centro Avançado de Negócios - Telecentro do SIMPI Rondônia, se destaca pelos excelentes trabalhos desenvolvidos com os micro empreendedores individual - MEI. No telecentro foram formalizados 4.686 empreendedores, ou seja, mais da metade das formalizações (abertura de empresas) na capital, foram feitas no telecentro. São empresas que estão situadas nas proximidades do telecentro em busca dos serviços oferecidos. Reveja AQUI reportagem do prêmio de 2008.

Categoria Telecentro Destaque: Centro de Inclusão Digital Elvira Amaral de Melo, se destaca pelos excelentes trabalhos com os alunos das escolas públicas do munícipio de Rolador, onde são oferecidos cursos de música instrumental, violão, gaita, teclado e piano no computador, fazendo elo entre estes cursos e à inclusão digital, os cursos são feitos no telecentro, além do recrutamento e seleção de recursos humanos feitos pela EMATER, oportunizando o primeiro emprego.

Categoria Personalidade em Inclusão Digital: Sr. Cezar Alvarez pela excelência e importância de seus trabalhos para a inclusão digital e social no País, foi Secretário-Executivo do Ministério das Comunicações, nasceu em Santana do Livramento - RS em 1954. É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981). Foi Subsecretário-Geral da Presidência da República (2003-2004) no ínicio do Governo Lula. Também foi assessor especial do Presidente da República (2004-2007), chefe de Gabinete-Adjunto de Agenda do Presidente da República (2007-2010) e Secretário-Executivo do Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital, responsável pelo acompanhamento do Programa Nacional de Bandar Larga (2010). Em 2005 desenvolveu e coordenou o Programa Cidadão Conectado - Computador para Todos. Em 2007 foi designado para coordenar todos os programas de inclusão desenvolvidos pelo Governo Federal, incluindo Um Computador por Aluno, Computador Portátil para Professores e um projeto para promover a ampliação e qualificação dos telecentros comunitários. Esteve na Prefeitura de Porto Alegre no período de 1992 a 2002 onde ocupou os cargos de assessor, chefe de Gabinete do Prefeito e Subsecretário-Geral de Governo.

A ATN informa a cerimônia de outorga que irá realizar-se no dia 23 de outubro, no horário das 18 às 21 horas, no Auditório do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.  Desde já todos os Telecentros do país e colaboradores estão convidados para juntar-se a nós na Cerimônia de Outorga da premiação.

José Avando Souza Sales
Diretor Geral ATN

 

Tag's:


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

Opinião TV

+ Vídeos

publicidade

E-mail: [email protected] - [email protected]

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados