Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Sicsú denuncia desmonte da cadeia produtiva de óleo e gás


Gente de Opinião

Do Nocaute Com novas medidas a serem seguidas a Petrobras perde sua autonomia para regular o preço do petróleo no mercado interno gerando inflação e retração na atividade econômica.

O governo de Michel Temer segue inviabilizando possibilidades de reação contra a depressão vivida pelo país.
 

Amigos do Blog Nocaute;

estou aqui para comentar com vocês o aumento de quase 10% que a gasolina sofreu durante o mês de setembro autorizado pela Petrobras. Isso o que está acontecendo na nossa economia é gravíssimo e é mais uma das grande dificuldades que temos a enfrentar.

A questão é a seguinte, houve problemas causados pelo furacão Harvey e os seus impactos dificultaram a operação das refinarias no Golfo do México, isso fez subir o preço internacional do petróleo e, imediatamente, a Petrobras passa para o nosso mercado interno esse impacto de variação do preço internacional do petróleo. Isso é um problema, primeiro, porque isso vai causar inflação. Isso reduzirá a renda disponível do trabalhador para consumo. O resultado é que nós estamos fechando mais um canal de possibilidade de reação contra a depressão que estamos vivendo, ou seja, o caminho é óbvio e inadequado.

O preço do petróleo internacional sobe, esse preço é repassado para o preço do combustível internamente no país, isso tem impacto sobre a inflação, a inflação reduz o consumo e portanto mais um canal possível de recuperação da economia brasileira está sendo fechado.

Bom, mas isso tem outro aspecto importante que vale a pena ser mencionado. Essa regra que a Petrobras adotou também uma forma de perda da soberania nacional. Nos governos Lula e Dilma nós tentávamos amenizar essa volatilidade internacional, essa variação de preço internacional no nosso mercado doméstico. Ou seja, quando o preço internacional do petróleo caia no mercado internacional nós reduzíamos pouco o preço da gasolina aqui. Mas o inverso também acontecia, quando o preço internacional subia nós também subíamos muito pouco, ou até não subíamos, o preço da gasolina aqui.

Então, a Petrobras na verdade, com sua capacidade econômica, amenizava essas variações de preço internacional o que é absolutamente correto. Isso é item de segurança de soberania nacional, nós decidirmos o preço da nossa gasolina em termo de volatilidade internacional.

Nós podemos acompanhar tendências internacionais mas impactos pontuais como esse, de um furacão, nós não deveríamos acompanhar. Deveríamos ter capacidade de absorver e quando o preço caísse nós também amenizaríamos essa queda de preço internacional para dentro da nossa economia.

Mas a Petrobras será mais um instrumento para colocar a economia brasileira ao sabor de fatos e eventos internacionais que ocorrem independentemente das decisões internas do nosso país. A partir de agora nós perdemos mais essa barreira de soberania nacional, de defesa da soberania nacional. Nós estamos ao sabor de problemas que possam ocorrer nos Estados Unidos, na Arábia Saudita ou seja problemas de volatilidade, problemas de variações serão transportados para dentro da nossa economia. Isso é inaceitável, ou seja, o que o governo Temer acaba de fazer (no mês de setembro) é fechar mais um canal de possibilidade de recuperação da nossa economia, reduzindo a renda disponível do consumidor, do trabalhador, e apresentando mais uma regra de perda de soberania nacional.

Essa é a situação de dificuldade em que vivemos e temos que enfrentar, devemos buscar caminhos para a reconstrução do Brasil.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)