Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Show das escolas de samba nos Tanques


Show das escolas de samba nos Tanques - Gente de Opinião

Depois de três anos sem realizar os desfiles das escolas de samba, a prefeitura de Porto Velho via Funcultural e Fesec, deu inicio ao Projeto “Não Deixe o Samba Morrer” com as agremiações filiadas à Fesec (a exceção foi a Unidos da Rádio Farol) se apresentando na noite do último sábado 28 no Parque Tanques, numa festa que segundo os carnavalescos mostrou o quanto os sambistas da capital rondoniense, estavam e estão sedentos para mostrar suas habilidades, seja se apresentando como passista, mestre-sala e porta-bandeira, rainha da bateria, batuqueiros ou interprete de samba enredo.

Show das escolas de samba nos Tanques - Gente de Opinião

Assim Diplomatas do Samba, Acadêmicos do São João Batista, Asfaltão e Acadêmicos do Armário Grande todas do Grupo Especial levaram ao Parque dos Tanques o têm de melhor em suas alas.

No mesmo dia e local, a parceria Federon e Funcultural promoveu o “Arrastão de São João” com a participação de todos os grupos de quadrilhas e bois bumbas que se apresentaram no Arraial Flor do Maracujá deste ano. Segundo comentários nas redes sociais, a festa, além de bem organizada foi das melhores. 

O Diário da Amazônia cobriu o evento pautando o fotografo Roni Carvalho para registrar os melhores momentos da festa que reuniu Samba, Forró e Toada de Boi.

Gente de Opinião

Show das escolas de samba nos Tanques - Gente de Opinião

Show das escolas de samba nos Tanques - Gente de Opinião

Show das escolas de samba nos Tanques - Gente de Opinião


 


Lenha na Fogueira

Depois de uma semana participando do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais em Serra Talhada – Pernambuco, estamos de volta ao aconchego da temperatura de Porto Velho. Em Serra Talhada a média é 40 Graus.

********

Terra que respira cultura e de muita mulher bonita, além de ser o berço onde nasceu o Capitão Virgulino mais conhecido como Lampião e por isso é considerada “Capital do Xaxado”.

********

Registramos nossa indignação para com o Ministério da Cultura, apenas agora, depois de 8 encontros, resolveu convidar Rondônia.

******

Fui pra lá como Delegado, eleito em votação que aconteceu via Internet e presencial no dia 25 de setembro em Porto Velho. Poderíamos ter até três representantes, porém a turma das Culturas Populares de Porto Velho não compareceu na reunião presencial, que aconteceu no Teatro Palácio das Artes Rondônia em setembro em número suficiente para colocarmos três Delegados como representante da setorial. No final foi só esse amigo de vocês que só não foi totalmente engolido pelas “feras” da Cultura Popular no Brasil, porque é oriundo do beradão, local onde o medo dos encantados da floresta passa bem longe.

*********

Que a parada não é pra qualquer um posso garantir. Entre os Mestres de formação humilde porém de vasto conhecimento, nos deparamos com Doutores e Mestres de faculdade, pesquisadores afamados e curiosos despreparados.

********

Graças a nossa experiência no jornalismo cultural, conseguimos destaque entre todos. Agora posso bater no peito orgulhoso e dizer: Agora Sou Mestre reconhecido pelos Mestres em Cultura Popular de todo o Brasil. “Seja bem vindo Mestre Katraca” passaram a me tratar. O reconhecimento foi dos técnicos do Ministério da Cultura também. Alguns deles (do MinC) inclusive, pediram desculpas por ter deixado Rondônia sem participar dos encontros anteriores.

********

A partir de agora, Rondônia passa a fazer parte do calendário de encontros promovidos pelo MinC. É “cobra engolindo, cobra”. Por isso, considero super positiva, minha participação no Encontro de Serra Talhada.

********

Sexta feira dia 27, durante a reunião da “Rede de Culturas Populares” fui escolhido como secretário executivo no estado de Rondônia, nomeado e empossado.

*******

Na mesma reunião foi escolhida a cidade que vai abrigar o X Encontro.

*******

A Rede das Culturas Populares na manhã da última sexta feira 27, no hall do hotel São Cristóvão em Serra Talhada (PE), deliberou em votação, que a cidade de Bragança no estado do Pará será a sede do X Encontro das Culturas Populares e Tradicionais no Brasil.

********

Bragança foi escolhida praticamente por unanimidade, pois a cidade concorrente, Rio de Janeiro, não obteve 1% dos votos.

********

O delegado Aurimar Araujo representante da Setorial do Patrimônio Imaterial, foi quem sugeriu e no final, quase não conseguiu agradecer de tão emocionado.

********

Programado para participar da Roda de Conversa com os Mestres da Cultura, o Ministro Juca Ferreira não compareceu à tenda Xukuru na tarde de sexta feira 27 e sua assessoria justificou, que o avião não conseguiu pousar em Juazeiro (BA), cidade perto de Serra Talhada, mesmo assim, a Roda aconteceu e foi muito boa, principalmente para Rondônia.

********

À noite, a programação cultural na Estação do Forró apresentou no Palco “Lampião”, show com o Grupo Gambá de Maués (AM), Coco de Umbigada (PE) e finalizou com o show do Quinteto Violado.

*******

A região Norte, foi à única contemplada com dois Conselheiros com acento no Colegiado das Culturas Populares no biênio 2016-17, Valdo do Amazonas e Mestre Manoel do Pará.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)