Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

SETUR QUER TRANSFORMAR PIMENTEIRAS EM NOVA ESTÂNCIA TURÍSTICA


 
Cumprindo agenda no Cone Sul do estado, o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, esteve na última terça-feira (7) em Pimenteiras do Oeste, a 150 km de Vilhena, avaliando os potenciais turísticos do município, além de buscar apoio junto à prefeitura para trabalhar na infraestrutura e aparelhamento adequado para desenvolver o turismo na região.

O secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente e Urbanização, de Pimenteiras, Carlos Rogério Rodrigues, levou a equipe da Setur ao local onde existe um pórtico, na entrada da cidade. Em seguida, levou-a num terreno 50 por 25 metros quadrados onde pretende construir um bosque municipal de frente para o rio Guaporé. Carlos pediu apoio à Setur para construir uma passarela sobre o pórtico da avenida Brasil para que os visitantes e os próprios moradores possam utilizar o local como um mirante. O superintendente destacou que é preciso envolver os deputados da região e solicitar dos mesmos, emendas para viabilizar os projetos.

Júlio Olivar foi recebido também pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jesus Reginaldo da Silva, que agradeceu a sensibilização do superintendente em entender a importância do turismo para o município e ressaltou a necessidade de uma parceria para buscar possibilidades para que alavancar o turismo e com isso melhorar a economia de Pimenteiras.

Segundo Júlio Olivar, a cidade tem potencial de se tornar um laboratório de boas práticas para o turismo, pois é o município menos populoso do Estado. “Portanto, tudo que se fizer aqui terá repercussão”.  Mas são necessárias algumas adequações, como a qualificação para que os próprios pescadores, artesãos e servidores possam atuar no receptivo turístico, melhorar a infraestrutura urbana e fazer com que a própria população veja a cidade como turística. “Vamos encampar o desafio de fazer do turismo, algo viável para a economia do município, elevando Pimenteiras à condição de estância turística o que favorecia o marketing da cidade frente aos órgãos de turismo do estado e do país”, enfatizou Júlio Olivar.

A Setur tem colaborado sempre com a cidade. Já patrocinou a realização de festivais de praia – evento que já fora grande e perdeu seu foco turístico nos últimos anos, trazendo mais prejuízos (passivo ambiental, depredação e outros) do que lucros aos meios de hospedagem e comércio locais. Quando do vendaval de 2014 que trouxe sérios prejuízos a Pimenteiras, a Setur ajudou a prefeitura local cedendo sua estrutura física, o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) para nele funcionar, desde então, a prefeitura.

Durante a visita, empresários locais explicaram que hoje o turismo ecológico e a pesca esportiva que atrai praticantes que várias regiões do país durante o segundo semestre é uma das maiores atrações do município já que a bacia hidrográfica é a mais privilegiada do país em diversificação de peixes e diversidade ecológica com baías, matas, ilhas, onde se destacam a flora e a fauna. O local é conhecido como pantanal rondoniense, na região os pescadores encontram peixes como o cachara, pirarara, tucunaré, tambaqui, curvina, apapá, caparari, dentre outros.

Ao final da visita técnica, o superintendente Júlio Olivar destacou que a conclusão dos 36 km da RO 399  (ligando Pimenteiras a Cerejeiras) pelo Governo do Estado tratará muitos benefícios para a região, em especial melhorando o acesso dos turistas. Olivar ainda destacou que é preciso fazer gestão junto ao DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagem) para que a avenida Brasil, de 2,5 km –  que é uma sequência da rodovia a ser pavimentada – receba um recapeamento asfáltico.

Ainda como parte da visita técnica a Pimenteiras, a equipe da Setur ouviu pescadores e empresários, constatando que o maior fluxo de turistas na cidade vem da própria região. Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná são os principais emissivos turísticos para o Vale do Guaporé. Em Pimenteiras há um condomínio de magistrados e pessoas de alto poder aquisitivo que buscam o turismo de contemplação e a pesca esportiva.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)