Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Setor produtivo aguarda com expectativa visita do presidente Michel Temer a Porto Velho


 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) e a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) aguardam com expectativa a visita do presidente Michel Temer ao Estado, nesta quinta-feira 23.11, para a inauguração do Hospital do Câncer da Amazônia, em Porto Velho. Setor produtivo aguarda com expectativa visita do presidente Michel Temer a Porto Velho - Gente de Opinião

A visita é aguardada, sobretudo, pela possibilidade do anúncio da Ordem de Serviço para a construção dos dois elos e do alfandegamento do aeroporto internacional de Porto Velho. As duas entidades subscreveram e enviaram uma Carta à Presidência solicitando a liberação da ordem de serviço para essas duas obras.

O ELO é um sistema de conectores climatizados projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, inclusive os deficientes ou com mobilidade reduzida, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões.

Já o alfandegamento do terminal de passageiros é um requisito importantíssimo para a internacionalização efetiva do aeroporto. Atualmente, o aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira não opera voos internacionais, por falta de estruturas exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Receita Federal.

A deputada Marinha Raupp, que é vice-presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal, vem lutando desde 2013 pela construção dos ELO´s no aeroporto da capital. Ela fará parte da comitiva que acompanhará o presidente Temer ao Estado e fará a articulação política para possibilitar o anúncio das obras do aeroporto aos representantes da Fecomércio-RO e Fiero.

Segundo o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, o alfandegamento e a construção dos ELO´s são reivindicadas há vários anos do setor produtivo para o bem da economia do Estado. “A internacionalização efetiva do aeroporto Jorge Teixeira vai incrementar não somente o comércio rondoniense com os países andinos e com o resto do Brasil, mas também a indústria turística do Estado”, ressaltou.

Já o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, deixou claro que a economia rondoniense está em expansão e a falta de um aeroporto dotado de condições para operar internacionalmente tem criado óbices substanciais para o estabelecimento de um intercâmbio nas mais diversas áreas da economia. “Todo o setor produtivo sairá fortalecido com a internacionalização do Jorge Teixeira”, definiu.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)