Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sessão Solene em homenagem a Irmã Lina nesta quinta


 

O deputado Airton Gurgacz (PDT) realizará na tarde desta quinta-feira (5), no Plenário da Assembleia Legislativa, sessão solene para entrega de Medalha do Mérito Legislativo, a irmã Lina Maria Ambiel e ao médico Elifaz de Freitas Cabral.

Segundo o deputado Airton, o médico Elifaz de Freitas Cabral desenvolve um sério trabalho junto a unidade hospitalar das Irmãs Marcelinas, realizando cirurgias para a reabilitação cirúrgica aplicada à hanseníase, além de ser monitor de cirurgia de reabilitação e prevenção aplicada a hanseníase no Ministério da Saúde.

O profissional também é médico legista, traumatologista de um hospital particular da cidade e professor universitário. “Com todas as suas atividades, o doutor Elifaz contribui para que os programas de saúde, em especial os da hanseníase, ofereçam as pessoas saúde e reabilitação, com qualidade e profissionalismo”, destaca o parlamentar.

A Irmã Lina Ambiel atua na congregação das Irmãs Marcelinas desde 1970 e desde então trabalha na assistência social em várias instituições públicas de saúde. Atuou por 30 anos no Hospital Santa Marcelina em São Paulo, de onde foi transferida para Porto Velho em 2003.

O Hospital é conhecido como ex-colônia de hansenianos e continua como referência no tratamento da doença, além de outras especialidades médicas. Em sua atuação, profissionalizou a gestão, “cumprindo o desafio de fazer sobreviver um hospital filantrópico, atendendo 90% dos usuários com os escassos recursos do SUS”, enfatiza Airton em sua justificativa.

Já em 2016, a Irmã Lina realiza o sonho e concretiza a inauguração da oficina ortopédica, “onde oferece condições na reabilitação de centenas de pessoas que dependem de órteses, próteses, calçados especiais e meios de locomoção para terem maior qualidade de vida e dignidade”, finaliza Gurgacz.

ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Gilmar de Jesus

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)