Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sesdec vai compartilhar informações da Receita Federal


O compartilhamento de informações por meio do acesso ao banco de dados da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Receita Federal em Rondônia é o objetivo de convênio assinado entre as duas instituições, essa semana, e integram ações do Programa Rondônia Mais Segura, lançado pelo governador Confúcio Moura em setembro de 2017.

O acordo contempla dois componentes do programa: um deles – Tecnologia Para a Segurança, composto por uma plataforma inteligente de informações com a aquisição de BIGData que permitirá que os departamentos do governo conversem entre si, e com demais órgãos; o outro, a Articulação Institucional, é responsável pela interlocução entre os poderes nas três esferas de governo para que não haja isolamento na tomada de decisões no âmbito da segurança em Rondônia.

Gente de Opinião

A ação realizada é um avanço tanto para o segmento de Segurança Pública estadual quanto para a Receita Federal

Com o acordo a Receita Federal terá acesso ao banco de dados do Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia Civil que, por sua vez, terá acesso ao banco de dados da Receita Federal. A iniciativa visa promover o confronto de informações disponibilizadas em ambos os bancos de dados e, assim, combater fraudes, falsificações de documentos, entre outros. “A ação realizada hoje é um avanço tanto para o segmento de segurança pública estadual quanto para a receita federal”, disse o secretário de segurança de Rondônia, Lioberto Caetano.

 Exemplos

Uma mulher de nome hipotético, “Maria Joaquina de Souza”, se casa e passa a utilizar o sobrenome do marido.  Ela passa a se chamar Maria Joaquina de Souza Xavier, por exemplo.  O que ocorre é que no modelo vigente, apenas o Poder Executivo é informado desta alteração no nome. A Receita Federal não, disse o secretário adjunto Luis Roberto de Mattos.  Sem o cruzamento de informações, depois dessa união civil, passamos a ter duas pessoas: Maria Joaquina de Souza Xavier, que passará a constar no banco de dados do Poder Executivo. Já a Maria Joaquina de Souza, sem o sobrenome do marido, continuará constando somente no banco de dados da Receita Federal, o que termina por transformar uma só pessoa em duas para efeitos legais, afirmou Mattos.

Segundo o auditor e delegado substituto da Receita Federal, Leonardo Penhaki, é fundamental o cruzamento de dados a partir da assinatura do convênio que vai facilitar o atendimento ao público e evitar a duplicidade de nomes atribuídos ao mesmo indivíduo. “Rondônia está no caminho certo. Seremos o terceiro ou quarto estado brasileiro a firmar esta parceria”.

O delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Eliseu Muller, revela que a proposta fortalece o setor de investigação da Polícia Civil. “Teremos acesso a dados atualizados anualmente da Receita Federal, com endereços, telefone e demais informações que contribuem no processo de investigação, além de fortalecer o combate da prática criminosa de falsificação de documentos, estelionato e demais fraudes”, disse Eliseu.


Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Daniel Friedrich
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)