Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Servidores preparam semana de resistência contra Doria


Gente de Opinião

Por Gabriel Valery, na Rede Brasil Atual Em greve desde o dia 8 deste mês, o funcionalismo público municipal de São Paulo enfrenta as investidas do prefeito João Doria (PSDB) contra os trabalhadores. O tucano tenta aprovar, às pressas, o Projeto de Lei (PL 621), que aumenta a alíquota previdenciária dos servidores de 11% para 14%, podendo chegar a até 19% com a criação da previdência suplementar, o Sampaprev. Doria tem pressa, pois deixará o cargo no dia 6 de abril para concorrer ao governo do estado.

Para os servidores, essa pressa tem relação com a pretensão de Doria de dar um sinal aos bancos e ao mercado financeiro de que Michel Temer (MDB) não conseguiu aprovar a reforma da Previdência em nível nacional, mas ele sim. Em rechaço à tentativa que, na prática, reduz o salário do funcionalismo, as categorias em greve realizaram o terceiro grande ato da semana hoje (23), com concentração no vão-livre do Masp, na Avenida Paulista, com passeata até a Câmara dos Vereadores, onde tramita a matéria.

Foi mais uma grande mobilização com milhares de servidores reunidos. No dia anterior, em outra demonstração de força, os trabalhadores programaram a agenda do movimento. A ideia é não desmobilizar, já que a próxima semana pode ser decisiva. Com o calendário apertado, Doria pode pressionar sua base a manobrar dentro do Legislativo para passar a matéria de qualquer jeito. O PL já conta com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, mas ainda precisa passar por mais três comissões e duas votações em plenário.

“A categoria está bem consciente do projeto, mesmo que nem todos tenham lido a íntegra (…) No ano passado, tivemos êxito no que diz respeito à reforma federal que não foi aprovada”, disse o presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), vereador Claudio Fonseca (PPS), referindo-se à PEC 287, da reforma da Previdência, que está parada na Câmara dos Deputados. “Agora, tratamos com o conjunto dos servidores desde o dia 19 de fevereiro e estamos em greve. Nossos protestos são marcados por milhares de vozes dizendo 'não' ao aumento na contribuição”, completou.

Fonseca convoca os servidores a reunirem forças na semana que vem. “Não podemos deixar de colocar milhares de pessoas em frente à Câmara. Está chegando próximo à data em que o prefeito sairá do cargo, avaliamos que toda a concentração de esforços vai acontecer na próxima semana. Vão virar o mundo para tentar aprovar o PL. Se não aprovarem até o dia 3, não será o Doria que vai sancionar”, disse. No ato de terça-feira (27) será realizada uma nova assembleia para avaliar a continuidade do movimento.

Ruim para todos

As críticas à matéria são constantes. No início da semana, o Tribunal de Contas do Município já divulgou um parecer técnico apontando que o PL representa um “confisco salarial” contra os servidores que já acumulam cerca de dez anos de reajustes na casa de 0,01% em seus vencimentos. Outras entidades também manifestaram repúdio ao projeto.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) é uma dessas entidades que se somam à luta dos servidores. “Se aprovada, a reforma afetará os mais de 6 mil médicos que trabalham para a administração municipal e toda a classe de servidores públicos. Uma das mudanças é aumentar o valor da contribuição previdenciária e diminuir a contribuição da prefeitura”, disse, em nota. O presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, ressalta que “as mudanças precarizam as relações de trabalho do médico servidor, que já vem sofrendo com baixos investimentos no SUS nos últimos anos”.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) também demonstra apoio aos servidores e mobiliza equipes que comparecem aos atos. “Estamos travando uma luta em defesa dos servidores, mas também pela não precarização dos serviços públicos, o que inclui, necessariamente, a categoria dos engenheiros, profissionais indispensáveis para a gestão pública e desenvolvimento da cidade, ao lado dos professores, profissionais da saúde e outras carreiras fundamentais para a população”, afirma em nota.

O Sindicato dos Auditores-Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Sindaf) também lamenta o projeto e desloca sua crítica para o campo em que sua categoria é especialista. Para eles, o aumento da alíquota representa “um insuportável confisco salarial aos servidores. Contudo, é necessário verificar que há outros graves problemas nesse PL que atinge de forma abrangente os cidadãos paulistanos”, afirma.

“Um dos pontos que os vereadores precisam ter atenção é sobre o grave risco às finanças municipaisque a proposta de securitização de recebíveis representa. Tal esquema, que transforma créditos em dívidas, com elevado custo financeiro, comprometerá as receitas de futuras gestões municipais”, continuam.

O presidente do Sindaf, Hélio Campos Freire, argumenta que “o município de São Paulo recentemente renegociou sua dívida, mas os cidadãos ainda vivem os nefastos efeitos que o endividamento impôs: caos na saúde e educação, zeladoria precária, dentre outros. Vamos repetir a história? A Grécia recentemente foi à bancarrota em razão dessa danosa prática (…) No caso do Rio de Janeiro, durante a gestão de Sérgio Cabral, foram securitizadas receitas futuras de royalties de petróleo. Restou dessa operação a insolvência do Rioprevidência.”

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)