Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores de RO são representados em Plenária da Condsef



Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO – participaram da reunião do Conselho Deliberativo de Entidades, do Encontro Nacional da Educação e da Plenária Nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), realizados em Brasília, na sexta-feira (22) e sábado (23), respectivamente. Os eventos tiveram como pauta principal o debate de estratégias que visam combater as diversas ameaças aos direitos dos trabalhadores e o enfraquecimento dos serviços públicos.

Nos debates, o Sindsef/RO foi representado por Eliete Azevedo (diretora executiva), Luiz Barros (diretor de esporte e cultura), Antônio Neves (diretor de formação sindical) e Paulo Vieira (diretor jurídico), Herclus Antônio (suplente da diretoria de finanças e membro do conselho fiscal da Condsef) e Maria José Dias (membro do departamento de educação da Condsef).

Entre as propostas analisadas nos debates está à participação em uma agenda de atividades contra projetos do Governo Federal, consideradas pelas entidades sindicais e movimentos como o maior retrocesso dos últimos tempos. No Encontro Nacional da Educação, foi criado um grupo de trabalho para elaborar a pauta de reivindicação da área a ser protocolado junto ao Governo Federal. No sábado, após várias intervenções e discussões, a plenária aprovou por maioria, a Resolução da Direção Nacional da Condsef.

Entenda os projetos que ameaçam os direitos dos servidores:

A PLP 257/2016 do Poder Executivo possibilita a renegociação das dívidas dos estados perante a União, porém, impõe uma série de exigências fiscais que prejudicam diretamente os servidores públicos. Entre elas, a proibição de reajustes salariais; a elevação das contribuições previdenciárias e a implementação de programas de desligamento voluntário e licença incentivada.

No caso da PEC 241/16, a proposta pretende limitar o aumento do gasto público à variação da inflação oficial do ano anterior e congela os gastos públicos por 20 anos, de forma a economizar para o pagamento da dívida pública, que atualmente consome quase metade do orçamento do país. A medida também penaliza os trabalhadores e os serviços públicos com a proibição de reajustes salariais; alteração de estrutura de carreira; à admissão ou à contratação de pessoal e à realização de concurso público, entre outros.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)