Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Henrique Nascimento

Será reeleito?



A avaliação e o prognóstico dos resultados das pesquisas das campanhas políticas no Brasil, é, e sempre foi, seara  de jornalistas por  formação e interesse, e,  dos assim chamados e cada vez mais especializados,  analistas políticos.

Daí que dia desses na Folha de SP,  chamou-me a atenção  a afirmativa  de "Já ganhou",  título de uma crônica do grande jornalista (e vice-versa)  Clóvis Rossi, minha leitura on line diária.

Datada de dias antes do primeiro turno, o Sr. Rossi considerava já, naquela altura do campeonato eleitoral, como líquida e certa a eleição no primeiro turno do Sr. Lula. (Em chat, posteriormente, promovido pelo UOL, no qual o competente e respeitado jornalista participou respondendo às perguntas dos internautas,  fiquei sem saber a certeza, que não houve,  da  aludida afirmação dele).

Ora, essa conturbada eleição presidencial,  recheada mesmo de lances estapafúrdios,   patrocinados pelo lulo-petismo, e com vestígios pseudo-stalinistas, está sendo, sem sombra de dúvidas,  um vale-tudo para abiscoitar a vitória no segundo turno, dia 29, custe o que custar, para a  reeleição do candidato do PTrapalhadas.

Senão vejamos: o "mensalão", a partir das revelações/acusações do bravo Deputado Roberto Jefferson na CPMI dos Correios e na mídia em geral, e, sucessivamente, na esteira dos novos  escândalos de toda  ordem e desordem  que vieram a pipocar nos meandros dos novos ilícitos, que culminou na divulgação para a sociedade brasileira, e ao que parece parcela desta mesma sociedade já a esqueceu, que foi a grave  denúncia de 40 quadrilheiros (somente?) do governo do Sr. Lula, feita pelo Senhor  Procurador Geral da República.

O (Des)Guia-mor, não é mais novidade para ninguém, que é  pródigo em entregar os seus comparsas,  tem o conhecimento de causa e o vocabulário próprio da sua turma, que sempre foi de convivência diária, quando e desde de iniciada as fundações de sindicatos que originou o PT. 

O tratamento  "aloprados",  para citar só o último (?) vocábulo pronunciado pelo presidente Lula,  reflete a intimidade e o conhecimento de causa para com os envolvidos, e aduzem a pensar-se  como improvável admoestação de Sua Excelência, o que de si já seria suspeito, pareceu mais uma espécie de frustração com a desinteligência operacional do grupelho encarregado de perpetrar o ato criminoso do documento-fantasma contra o tucanato.

Ou, em sã consciência,  pode-se  acreditar que os mesmos companheiros de sempre, tendo à frente o Sr. Dirceu & Cia, não sabiam de nada? Nunca sabem de nada? Taí  a  prova da última (?) trapalhada da compra de um dossiê assombração  contra os tucanos, que a criatividade midiática  passou a denominar de "dossiêgate".

Será, retomando o título desta despretensiosa crônica, de incontida indignação cívica diante de tudo isso o que está aí,  repito, ele será reeleito?  

Tenho ultimamente, na medida do possível, visitado e feito comentário junto ao BLOG DO JEFFERSON, o que muito me honra. Em um mais recentemente, comentei que ouvira de funcionários de uma instituição de crédito cooperativo a que pertenço, de que votariam no Sr. Lula porque ele vai governar (?) para os pobres, enquanto o candidato Geraldo Alckmin, para os ricos. Mais: nem me questionaram quando lhes disse que  os banqueiros deste sofrido País, pelo lucro auferido no atual governo petista, só têm muito que agradecer... ao presidente Lula e aos demais conhecidos seus antecessores.

E, para encerrar, este outro ouvido do proprietário da maior banca de jornais, revistas e livros usados da cidade: - "Henrique, agora a eleição é de ricos contra pobres". Não houve meio de remover tal sofisma. E fiquei pensando, com os meus agredidos neurônios, nas célebres palavras do admirável francês e que tanto admiro, Voltaire (François-Marie Arouet, 1694-1778): "Não concordo com o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo". Não obstante, ler-se no livro As mais famosas Lendas, Mitos e Mentiras da História do Mundo, Richard Schenkman, Prestígio Editorial: "(...)Há quem, contestando tão famosa afirmação de Voltaire, a considere "uma invenção do séc. XX, feita por  Beatrice Hall...". Mas, isto é uma outra história... Claro que – "menos, menos!" -,  prezado leitor: sem esta de "até a morte",  no caso em tela, por conta da nebulosa e questionável  reeleição do Sr. Lula.  Será reeleito?
  
[email protected]  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Senadora Heloisa Helena: competência, coragem, determinação

Senadora Heloisa Helena: competência, coragem, determinação

O ano de 2006 está chegando próximo do seu final.  O dia 13 de dezembro, o mesmo número que supersticiosos infundadamente receiam e que outros confian

A Praça e a iluminação natalina

A Praça e a iluminação natalina

Volto ainda uma vez ao tema: observador que sou, minimamente privilegiado, da praça que é do povo. Antes do elogiável trabalho de sua recuperação, pel

Muito mais vida, eterna diva!

Muito mais vida, eterna diva!

Aos 84 anos, ainda repleta de vitalidade, com seu raro talento e sua singular formosura (uma vez, em entrevista, ela disse, sempre bem humorada, intel

Ortotánasia

  A singular Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovada por unanimidade dos conselheiros, no dia 09 de novembro pp, que autoriza ao médi

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)