Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Liliane Melo

Será que ele vai aprender a falar? Por Liliane Melo



“Mais importante do que falar é se comunicar”. Quando ouvi isso de uma terapeuta a respeito do atraso de linguagem do meu filho confesso que de certa forma vivenciei um misto de emoções: inconformismo, frustração, ansiedade! Não há como negar tais sentimentos quando seu filho quer lhe contar algo e você não entende o que ele está falando. Nesse caso, a frustração é dupla: ele fica frustrado porque você não entende o que ele quer dizer - você se sente impotente e muitas vezes incapaz por não conseguir entender seu filho.

Gente de Opinião
Mesmo com dificuldade na fala o Matheus
sempre conseguiu se comunicar

Mães de crianças com autismo estão acostumadas a viver entre altos e baixos. Vale ressaltar que a fala em si é algo bastante complexo. As crianças com autismo tem um apelo sensorial muito forte e procuram se comunicar através da linguagem corporal de que algo não está bem.

Aprendi por exemplo, através do método “DIR Floortime” que quando a criança se estende no chão, em local público, deixando os pais numa calça/saia justa - o que será considerado uma birra para muitos - pode ser apenas uma organização sensorial aqueles inúmeros estímulos que está recebendo e não sabe como lidar. Também aprendi, instintivamente, e posteriormente descobri que neste método é utilizado e dá bons resultados, é segurar a criança com firmeza e passar as mãos com movimentos leves e suaves ao longo de suas costas – isso as tranquiliza!

Em relação ao meu filho, devido a um prolongado acompanhamento fonoaudiológico e incentivos em casa, hoje conseguimos entender grande parte do que ele fala - inclusive já forma frases – o que antes parecia um sonho! Não imagina o quanto eu ansiei em ouvir a frase: - Mamãe eu amo você! Agora, além de poder ouvir isso (o que é música para meus ouvidos) ele ainda faz a forma do coração com as mãos.

Antes que conseguíssemos esse avanço, a realidade foi penosa! Quando queria dizer algo que não compreendíamos, ele ficava muito, mas muito nervoso e agitado. Tentávamos contornar pedindo para ele mostrar o que queria, ou então desenhar, o que facilitava bastante já que desde bem pequeno desenha muito bem... Mas nem sempre ele concordava com esta alternativa! E pior: muitas vezes eu queria dar a entender que tinha entendido o que ele havia dito para evitar sua frustração (não adiantava), queria que eu repetisse o que ele havia dito para ver se eu realmente havia entendido! Que sufoco!!!

Certas palavras só quem convive para entender: “apuia” é “desculpa”, “comer bola” significa “comer a rodela de calabresa da pizza”, “napoia” significa “pipoca”, e assim por diante. Descobri com tudo isso, que não temos o direito de condicionar nossa felicidade no fato de nosso (a) filho (a) falar ou não. O importante é que ele (a) consiga se comunicar e se fazer entender. Se ele (a) conseguir falar já será lucro.

Muitas dessas crianças conseguem se comunicar perfeitamente através da escrita, inclusive, com a utilização de tablets, que, diga-se de passagem, essa modernidade tecnológica chegou para ajudar e muito, as crianças com autismo. A tecnologia os fascina, além do que existem inúmeros aplicativos que ensinam os números e letras de forma lúdica.

Gente de Opinião
Crianças conversando

Então ao invés de nos torturarmos, que tal tentar fazer uma troca? Separar um tempo para ler história para eles, investir em jogos pedagógicos, brincar, interagir e lá na frente colher os frutos?
Se você leitor (a) tem uma história de superação e luta em relação ao TEA também pode dar a sua contribuição nesta coluna, que tem por único objetivo partilhar experiências e desfazer rótulos, fazendo com que as pessoas entendam o autismo! Na realidade nascemos para sermos incríveis, não perfeitos!

Caso queira enviar sugestões pode entrar em contato comigo através do e-mail: [email protected] - até o próximo!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com eventos de sensibilização e esclarecimentos

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com eventos de sensibilização e esclarecimentos

Em alusão ao Dia 2 de Abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma intensa programação está sendo realizada por di

Atividades Alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo iniciam nesta sexta

Atividades Alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo iniciam nesta sexta

No dia 2 de abril, sábado, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mas dando início às atividades alusivas à data, o Centro Mul

Movidos pelo Amor ao Autismo retoma atividades presenciais de atendimento a autistas

Movidos pelo Amor ao Autismo retoma atividades presenciais de atendimento a autistas

Após quase dois anos funcionando com atendimentos online, o Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA ) retoma gradativamente, seu

Inclusão... enganando quem?

Inclusão... enganando quem?

Reativo esta coluna para que você leitor (a), reflita, que a mente e o coração de muitos pais de crianças especiais quando se trata da inclusão esco

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)