Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

SEMINÁRIO - As questões das artes na atual conjuntura


SEMINÁRIO -  As questões das artes na atual conjuntura - Gente de Opinião

Começa nesta quinta feira 27, o Seminário Palco Giratório. Em discussão as questões relacionadas às artes cênicas no atual contexto brasileiro e na crise global.

As mesas temáticas e os palestrantes do seminário abordarão: 20 anos de Projeto x 10 anos de festival em Rondônia, Dramaturgia na Amazônia: migrações e contágios – diálogos (inter) (trans) culturais, Diálogos e interações com artistas, Grupos e públicos: abrindo as cortinas de Rondônia para o Brasil, Mediação cênica: sensibilização dos espectadores para a arte contemporânea e escutação: processos de curadoria do Sesc no Brasil.

O Seminário começa hoje e termina no próximo sábado 29 no Audicine Sesc Esplanada com entrada franca. O evento contará com a presença de representantes do Sesc Nacional, da classe artística local e público em geral.

A programação começa na tarde desta quinta as 15 horas com os seguintes Temas: Mesa 1 – Palco Giratório – 20 anos de Projetos X 10 anos de Festival em Rondônia os palestrantes serão Alvaro Fernandes (Sesc/PB), Mariângela Onofre (RO) e Vicente Pereira Júnior (Sesc/RJ). A mediação será da Marya Braga (Sesc/RO).

O Seminário prossegue sexta feira dia 28 com a Mesa 2 discutindo: Dramaturgia na Amazônia - Migrações e Contágios – Diálogos (Inter) (Trans) Culturais. Convidados: Conrado Dess, Fabiano Barros e Júnior Lopes. Mediação de Genário Dunas

Mesa – 3 – Diálogos e Interações com Artistas, grupo e públicos: abrindo as cortinas de Rondônia para o Brasil. Convidados: Bira Lourenço, Gisele Stering e Eules Lycaon, Rodrigo Vrech, Cláudio Zarco, Andressa Silva, Eliseu Braga e Raoni Amaral. Mediação de Ednea Maria Barbosa de Souza.

Sábado dia 29 – Mesa 4 – Mediação cênica: Sensibilização dos espectadores para a arte contemporânea. Convidados: Isabel Penoni, Ney Wendel e Rita Aquino. Mediação Genário Dunas.

Mesa 5 – Escutação? Processo de curadoria do Sesc no Brasil. Convidados: Álvaro Fernandes, Ednea Maria Barbosa de souza, Genário Dunas, Marya Braga e Vicente Pereira Júnior. Mediação de Andressa Batista.

As discussões vão acontecer entre 15 e 17 horas no Audicine Sesc com entrada franca.


Lenha na Fogueira

Recebi vários convites para eventos folclóricos que estarão acontecendo a partir desta quinta feira 27, em várias cidades da amazônia

*******

O primeiro é o Festival Tribal - Festribal que começa amanhã na cidade paraense de Juruti que fica bem pertinho de Parintins. É o Duelo entre as Tribos Munduruku X Muirapinima.

*******

É um espetáculo tão grande e empolgante como o dos bois Garantido e Caprichoso em Parintins. A diferença, é que no Festival dos Bois o que se valoriza, é o Auto do Boi que tem como figura central, o desejo da Mãe Catirina e seu marido Nego Chico e é claro, o Boi Bumbá com seu Amo e Sinhazinha. No Boi também se apresentam a Vaqueirada e as Tribos indígenas que antigamente eram chamadas de barreiras.

*******

No Festival tribal de Juruti as tribos se apresentam no “Tribódromo” um espaço construído em forma de Canoa com capacidade para milhares de expectadores.

*******

Essa publicação, é pelo fato de pela 1ª vez em Porto Velho, durante o Arraial Flor do Maracujá esse estilo de dança folclórica ter sido apresentado pelos grupos Waitku Mayakan e Cia. Yaporanga. Apesar dos nossos grupos terem participado pela primeira vez do Duelo, idealizado pelo Alex do Waitku Mayaka e com o total apoio do professor Severino Castro, o público adorou o novo estilo de dança folclórica apresentada no Flor do Maracujá. Em conversa com o Alex fiquei sabendo que ele foi buscar o regulamento em Juruti.

*******

Por coincidência chega o convite para participarmos do “Festribal” da cidade paraense. Infelizmente o acesso a Juruti (saindo de Porto Velho) é difícil daí ficarmos devendo nossa presença, porém, vamos assistir via Internet porque o negócio é muito bonito. É mais bonito que as apresentações dos Bois Bumbás de Porto Velho. Pode crer!

*******

O outro convite veio da localidade de Igapó Açu distrito de Humaitá que fica na BR 319 no famoso meião. Lá, vai acontecer no próximo sábado dia 29, a Festa do “Boto Rosa”. Só não vamos a Igapó Açu porque a volta, que teria quer de ônibus, só pode ser terça feira com a chegada em Porto Velho na manhã de quarta feira. Aí ficou difícil. Mesmo assim, ainda estamos vendo a possibilidade de ir em carro particular.

********

O outro convite vem de Humaitá para participar do Festival Folclórico. O festival de Humaitá começa nesta sexta feira 28, com concurso de quadrilha. Os quadrilheiros e bumbazeiros de Porto Velho invadirão Humaitá.

*******

Pelo que sei, dez ônibus sairão de Porto Velho lotados com integrantes das quadrilhas de Porto Velho e de alguns Bois Bumbás. Vale salientar, que os grupos folclóricos principalmente os bumbás, têm muita ligação com os grupos de Humaitá. Esse, provavelmente estaremos cobrindo in loco para o Diário da Amazônia. Queria ir mesmo era para a Festa do Boto Rosa em Igapó Açu. Esse estilo de folclore nunca assisti.

*******

Porém, se nada disso der certo, marcarei presença todas as noites no Amazônia Encena na Rua que está acontecendo na praça das Três Caixas D'água em Porto Velho. Ali fico conversando com os amigos atores do Rio de Janeiro André e Carnevalle aliás o Carnevalle é o Mestre de Cerimônia oficial da 10ª edição do Encena na Rua. E tem mais, no encerramento com certeza, o Chicão Santos com a Zaine vão oferecer aquele tambaqui ao tucupi, la no Tapiri. Se rimou, é porque a parceria é boa.

*******

Hoje o Banco da Amazônia apresenta no teatro Guaporé o “Circuito Cultural” o novo formato do 5ª Cultural.

*******

O evento de lançamento contará com a apresentação da Orquestra Mapo e do cantor e compositor Gabriel Guarte, além da exposição com fotos antigas da Quinta Cultural. O evento está marcado para começar as sete e meia da noite no Teatro Guaporé a rua Tabajara.


 



Amazônia Encena na Rua
Ruante, Sentidos e Xingó


O Festival Amazônia Encena na Rua chega a sua quarta noite, levando grande público à praça das Três Caixas D'água todas as noites.

Nesta quinta feira 27, três Cias de teatro estarão apresentando os espetáculos: “Historia de Tira” com o Grupo Sentidos; “Socorro” com a Cia Xingó de São Paulo e “Era uma vez João e Maria... e ainda é” com o a Cia Ruante de Teatro/RO.

A conhecida história de Hansel e Gretel, colhida pelos irmãos Grimm e divulgada entre nós como João e Maria, ganha adaptação do Teatro Ruante para espaços abertos. A peça conta a história de duas crianças abandonadas por seus pais na floresta, onde se deparam com a/o coisa.

Com destaque para a narração e as brincadeiras, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a fábula na atualidade. As músicas, criadas ou recriadas a partir do repertório das cantigas infantis, fazem parte da composição das cenas.

A 10ª edição do Festival Amazônia Encena na Rua apresenta uma vasta programação até o dia 30 deste mês de Julho na Praça das Três Caixas D'Água. O evento é uma realização do grupo rondoniense O Imaginário e tem patrocínio da Caixa, Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho através da Semdestur. Com isso a cidade muda seu astral, ao ficar mais alegre e colorida com a expectativa de empresários que recebem um importante reforço com o movimento em diversos setores.

O Amazônia Encena na Rua promove um grande encontro cultural. Nesta edição encontram-se artistas de Rondônia, Amazonas, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Acre, Ceará e São Paulo. Serão mais de vinte espetáculos em uma semana de apresentações alcançando público de todas as idades. Este ano o Festival faz uma homenagem especial ao Mestre Amir Haddad (RJ).

Com as oportunidades de encontros e novidades para quem vem, e conhecimento por meio de um network entre público, técnicos e artistas as noites fervem e os empresários dos diversos ramos passam a ter um retorno. “Estão todos convidados a assistir os espetáculos que apresentamos na praça das Caixas D'água todas as noites a partir das 19 horas”, convida Chicão Santos.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)