Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semagric transporta gratuitamente 50 toneladas de alimentos por semana da Agricultura Familiar


Semagric transporta gratuitamente 50 toneladas de alimentos por semana da Agricultura Familiar - Gente de Opinião

Os caminhões disponibilizados pela secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) para fazer o transporte da produção agrícola de Porto Velho, como forma de incentivo à agricultura familiar, estão transportando cerca de 50 toneladas de alimentos por semana, quantidade superior há muitos outros anos em que a prefeitura trabalhou com o pequeno produtor. De acordo com o responsável pelo Transporte da Produção da Semagric, Rubens de Melo, a maior parte da produção vem de União Bandeirantes, distrito de Porto Velho distante cerca 160 km, mas a prefeitura atende toda a região rural da capital. “Lá em União Bandeirantes a produção é intensa. São os mais diversos produtos como banana, abacaxi, pupunha, açaí, macaxeira, café e feijão transportados semanalmente e que garantem renda aos pequenos produtores daquela região que é muito rica, principalmente em gente trabalhadora, mas temos uma participação grande nos demais distritos que têm se mostrado mais estimulados a produzir nos últimos anos”, disse ele.

Os veículos fazem o transporte da produção dos distritos três vezes por semana. As associações ruais são parcerias importantes para que os trabalhos fluam com eficiência. Para o secretário da Semagric, Leonel Bertolin, o programa de Transporte da Produção foi criado justamente para incentivar o pequeno produtor.

Segundo ele, devido às atividades voltadas ao setor primário, a demanda tem crescido por causa da produção diversificada das comunidades. “Muitos produziam e com qualidade, mas perdiam grande parte da produção devido a não ter como escoar esses produtos. Quando colocamos caminhões à disposição desses agricultores percebemos uma população rural mais animada em produzir. Inclusive muitos deles estão apostando no plantio de outros alimentos. Quem produzia hortaliças, agora também planta macaxeira, milho, café e ainda passou a produzir leite. É esse cenário que queremos ver. Produtores cada vez mais estimulados, recebendo a orientação correta, recuperando suas áreas que estavam improdutivas, apostando em novas atividades e assim garantindo renda, emprego para a família e mais qualidade de vida”, disse Leonel.

Leonel comemora os resultados que para ele demonstram que a Semagric está muito presente nos campos e nas estradas rurais do município. “Estamos ajudando produtores a construírem uma nova história. Isso é uma cooperação importante para quem trabalha e precisa do apoio governamental para avançar em suas realizações”, enfatizou o secretário.

Fonte: Texto e fotos Meiry Santos
Comdecom Prefeitura de Porto Velho

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)