Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Segundo dia do Festival Beradêro de Dança


Segundo dia do Festival Beradêro de Dança - Gente de Opinião

A programação do segundo dia do III EITA – Festival Beradêro de Dança, começa neste sábado as 9h00 com a Oficina de Dança do Ventre – Trabalhando o Sagrado e o Feminino que vai acontecer no Teatro Palácio das Artes com a facilitadora Cristina Pontes. Apenas 30 vagas foram disponibilizadas e os interessados ainda podem se inscrever através do e-maileitaproduçã[email protected]

À tarde com inicio as 15h00 será montada a Mesa Redonda com o tema “A importância da institucionalização da dança no município de Porto Velho”.

A noite do Teatro Palácio das Artes acontecem às apresentações a partir das 20h00 das seguintes Companhias e Corpo de Dança.

Cia de Dança Corpo em Movimento – Garota Dinamarquesa:

Cia Stravadança – Zouk; Corpo de Ballet Municipal Passo a Passo Lascívia; Cia de Danças Christina Pontes; G. Dança – AbsolutaMente; Cia Stravadança – Através dos tempos; Grupo de Dança Ariane Tonon – Funk; Cia de Dança Tsunami – Chicago – O musical; Classificação: 14 anos.

Vale salientar que a entrada é gratuita.

O Teatro Palácio das Artes Rondônia está situado a Avenida Presidente Dutra, 4183

Segundo dia do Festival Beradêro de Dança - Gente de Opinião

Domingo
 

Amanhã a programação é a seguinte:

Oficina Danças Urbanas - Facilitadora: Ariane Tonon (RO), Horário: 9h às 12h, Número de vagas: 30 Inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected].

À noite com inicio às 20 horas teremos as seguintes apresentações; Opus Ballet Studio – A bela e a fera; Grupo de Dança Ariane Tonon – A pequena bailarina; Grupo de Dança Ariane Tonon – Ballet Coppelia; Escola de Dança Dom Bosco – A praia; Ballet Talita Brasil – O laguinho dos cisnes; Grupo de Ballet Taylor – As descoladas da Escola de Dança Sesi – Secrets; Opus Ballet Studio – Pulsação; Escola de Dança Sesi – Vida Nordestina.

O III Eita é uma realização do Governo do Estado de Rondônia através da Fundação Palácio das Artes – FUNPAR em parceria com o Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO, ONG Carpe Diem, G. Dança e apoio de Conselho Internacional de Dança – CID, Unesco, HUMANIZA, Agenda Porto Velho e Ministério Público de Estado de Rondônia, que tem como objetivo proporcionar à sociedade Rondoniense espetáculos dos mais variados tipos de danças, assim como oficinas de capacitação e mesas redondas visando a interação do segmento com todas as formas de expressões e linguagens.


Lenha na Fogueira

Porto Velho é assim: Um caldeirão Cultural que só não é visto por quem não quer.

********

E mais, aqui quando não é Oito é Oitenta. Agora mesmo o Sesc terminou mais um Sesc Amazônia das Artes quando nos proporcionou seminários, oficinas, palestras e show musicais durante toda a semana.

********

Mal acabou o Sesc Amazônia das Artes, começou no Palácio das Artes o III Eita – Encontro Beradêro de Dança uma parceria do governo estadual com a Fundação Palácio das Artes – FUNPAR.

********

O EITA na realidade é uma idéia da dançarina Gilca Macêdo Lobo cujo objetivo é incentivar a dança nos seus vários segmentos no estado de Rondônia em especial em sua capital Porto Velho.

********

Até o dia 29 quem gosta de dança terá a oportunidade de apreciar seu estilo preferido todas as noites no Palácio das Artes e o que melhor, de graça.

********

Semana passada o Ananinas proporcionou no Palácio das Artes uma programação especial voltada para o público infantil em comemoração a Semana da Criança e agora apresenta o EITA. Ta com tudo e não está prosa da diretoria da FUNPAR.

********

Outro evento, desta feita comercial, que está programado e vai acontecer no Palácio das Artes é o show musical com a cantora Maria Gadu no dia 5 de novembro o dia da Cultura.

Segundo dia do Festival Beradêro de Dança - Gente de Opinião

********

Segundo a Emilia Araujo assessora de comunicação da empresa que está trazendo a Maria Gadu, os ingressos estão se acabando.

*********

Por falar em movimento cultural na cidade de Porto Velho. Hoje tem Roda de Samba no Mercado Cultural com Nilson do Cavaco e convidados, entre eles o Beto Cezar. O samba de raiz no Mercado começa às 17 horas.
 

Segundo dia do Festival Beradêro de Dança - Gente de Opinião

********

Outra em preocupação, a nossa e a de muita gente é o pleito eleitoral que vai eleger no próximo dia 30 deste mês, o prefeito de Porto Velho. Acontece que o que estamos assistindo nos programas dos candidatos, exibidos nos meios de comunicação, tem nos deixado de orelha em pé.

Segundo dia do Festival Beradêro de Dança - Gente de Opinião

********

Parece que nenhum deles se preocupou em elaborar um Programa de Governo de verdade, o que eles dizem que é programa de governo, na verdade, não passa de promessas que a gente ver que dificilmente serão cumpridas.

********

Um dos candidatos está mais perdido que cego em tiroteio, pois, não diz nada com nada e ainda por cima não está aceitando convite de entidade nenhuma para participar de debate, como foi o caso do programado pelo Sindicato dos Professores Estaduais – SINTERO no qual ele não compareceu e na tentativa de querer agrada os professores, mandou um recado dizendo que o Secretário de Educação caso ele seja eleito, será um professor.

Segundo dia do Festival Beradêro de Dança - Gente de Opinião

********

O pior de tudo isso foi que ele disse que Cultura não é prioridade do seu governo. Disse isso em um canto e numa reunião com dirigentes de alguns grupos folclóricos cuja maioria dos brincantes está trabalhando pra ele como formiguinhas. Que vai ajudá-los caso eleito.

********

Já outro, danou-se a se preocupar com cachorros e gatos. Quer dizer, primeiro a saúde de gatos e cachorros enquanto deveria estar se preocupando em a saúde dos eleitores seres humanos.

********

Pelo menos está mesmo preocupado com a nossa cultura. Pois tem reunido de verdade para ouvir as reivindicações da categoria. Falei reunindo para ouvir e não para prometer isso e aquilo.

********

Participamos de uma dessas reuniões e foi no Mercado Cultura, na qual ele (candidato) mais ouviu do que falou, pois fomos reivindicar Políticas Públicas para a Cultura e não dinheiro para fazer eventos sazonais como Carnaval e Flor do Maracujá.

********

Segundo dia do Festival Beradêro de Dança - Gente de Opinião

Colegas prestem atenção na hora de votar. Não votem por amizade, votem pelo que é melhor para Porto Velho. Nosso voto vale por quatro anos de Vacas Gordas ou de Vacas Magras. Pensem nisso!


 


 

Amazônia Negra é atração no campus do IFRO

Gente de OpiniãoA exposição (Re)conhecendo a  Amazônia Negra da fotógrafa Marcela Bonfim, realizada em parceria com o Sesc, foi transferida nesta semana para o campus da Calama do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), onde deverá permanecer até a realização das atividades da Semana da Consciência Negra, na passagem do 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, que há três anos é comemorado pelo IFRO, segundo o professor de história Doca William. Ele explica que a mostra - composta de 33 fotografias de quilombolas, barbadianos e outros descendentes de negros que participaram da formação de Rondônia -  “dá visibilidade  à história e cultura dos negros do Estado entre alunos e professores da instituição, preenchendo uma lacuna que existe nas escolas sobre o estudo da África e seus descendentes no Brasil, a exemplo do que também ocorre com os indígenas”.

A exposição (Re)conhecendo a Amazônia Negra, com fotografias impressas diretamente na madeira – uma técnica ainda pouco conhecida, que dá um relevo especial para as imagens - foi aberta em maio no Espaço Cultural Cujuba e também pôde ser vista na Galeria Palácio, na sede do governo de Rondônia, com grande aceitação do público. Mais de mil pessoas já viram as imagens e o trabalho também está tendo repercussão fora do Estado. Recentemente, Marcela Bonfim participou do projeto Portas Abertas da Associação Fotoativa, de Belém do Pará, que é considerada como uma referência para a cultura fotográfica da região amazônica. “Foi uma oportunidade única que tive de falar sobre a participação do negro no cenário rondoniense e da invisibilidade deste segmento na formação cultural e religiosa do Estado dentro da história oficial da região”, relata a fotógrafa. (Fonte Ana Aranda –(69) 98100 9063).

Gente de Opinião
.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)