Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Seduc apresenta ao governador Confúcio Moura portal de monitoramento da educação no estado



Governador conheceu portal durante visita à Seduc

O portal do Pacto pela Aprendizagem, da Secretaria de Estado da Saúde (Seduc), é um banco de dados que permite aos gestores da área avaliar desempenho, definir estratégias e saber como está a situação das escolas, entre outras informações. Nele consta, por exemplo, que a escola estadual João Bento da Costa, de Porto Velho, mantém, há cinco anos, notas acima média nacional em Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O banco de dados revela que também apresentam resultados de destaque no Enem as escolas Heitor Villa Lobos, de Ariquemes, e Josino de Brito, em Cacoal.

A funcionalidade do portal foi apresentada, na terça-feira (9), pelo secretário estadual da Educação, Valdo Alves, na visita que o governador Confúcio Moura fez à Seduc.

“É muito talento sendo revelado por ótimos professores”, comemorou Confúcio Moura ao comentar os resultados das escolas estaduais no Enem. E acrescentou: “bons professores têm que ser multiplicados, eles são uma raridade, valem ouro”.

O conteúdo do banco de dados é alimentado com os diários eletrônicos das escolas de todo o estado, onde estudam cerca de 220 mil alunos. Nele estão informações como o número de estudantes, de servidores e situação das escolas, por exemplo.

DIÁRIOS

O portal foi criado em apenas dois meses e estará com condição fornecer todos os dados para alavancar a educação estadual quando todas as escolas estiverem incluindo o conteúdo dos diários eletrônicos.

Valdo Alves explicou ao governador que, no portal,  os gestores cadastrados poderão, por exemplo,  acompanhar o desempenho dos alunos por disciplina e saber quais escolas tem salas de vídeo, bibliotecas, entre outras informações . “É bom para as escolas e para os conselhos regionais de educação (CREs)”, acentuou.

Outra parte do sistema congrega dados públicos com informações de interesse dos cidadãos em geral e dos órgãos fiscalizadores com Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual.

O sistema será adaptado com mecanismo de ‘call center’ para atender eventuais demandas das escolas.

RESULTADOS

Com entusiasmo, Valdo Alves explicou que o portal fornecerá meios para que o ensino público estadual melhore. A partir deste sistema, ele prevê que os indicadores apresentem avanços ainda em 2017.

Confúcio Moura avaliou que este trabalho que torna possível avaliar e fazer correções mais ágeis para ampliar a eficiência da educação.

“É o meu sonho antigo”, confessou o governador Confúcio Moura. Defensor do uso da tecnologia para alavancar a educação, ele admitiu que já exigiu muito dos técnicos da área em momentos em que não havia o devido suporte.

ECONOMIA

Como parte dos esforços para ampliar a melhoria na área educacional, o secretário Valdo Alves anunciou um programa de intercâmbio com o estado de Goiás, que cederá gratuitamente o melhor sistema educacional informatizado do país para ser adaptado em Rondônia.

Ele acentuou que o governo goiano investiu R$ 100 milhões no sistema, que será cedido em troca de mecanismos mais avançados desenvolvidos em Rondônia.

“Esta é a proposta do Consórcio dos Estados do Brasil Central”, reforçou o governador em referência ao bloco formado por Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal, que tem na troca de tecnologia uma das metas.

Durante a audiência, o secretário Valdo propôs um programa de uso racional da energia nas escolas e fazer com que os valores economizados nas contas retorne em forma de bônus para os estabelecimento.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

O empreendedorismo em Rondônia foi tema de reunião nesta segunda-feira (15), no prédio central da UNIR, em Porto Velho. A reitora da Universidade Fe

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Tem início nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitarem

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)