Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sedam define calendário florestal na Fiero



Porto Velho (RO)A definição do calendário florestal foi pauta principal da reunião que aconteceu na sexta-feira, na sede da Federação da Indústrias de Rondônia (Fiero), com a participação do presidente Marcelo Thomé, do titular daSecretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Vilson Salles Machado, empresários do segmento da madeira, lideranças sindicais, do presidente do Conselho da Fiero, Chagas Neto e demais diretores.

Na verdade, o encontro é uma continuidade ao evento realizado em abril na Casa da Indústria, cujo objetivo foi o de aproximar e fortalecer o diálogo da classe produtiva do Estado, com foco principal direcionado ao segmento da madeira.

De acordo com o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, as expectativas foram superadas, pois o diálogo entre o setor produtivo e o Governo do Estado foi estabelecido. “Estamos construindo, desta maneira, uma nova relação pautada na parceria, uma relação com agenda positiva”, pontuou Thomé.

“Neste encontro tivemos a oportunidade de desfazer a visão de lados antagônicos e passamos ao entendimento da existência de um único lado, que é a sociedade rondoniense, o Estado de Rondônia, as empresas, os empregos gerados. É esta a visão que a Federação está construindo, ou seja, um novo olhar sobre o setor produtivo. Zerar o passivo e construir um novo entendimento.”, explicou Thomé.

No ponto de vista do presidente Thomé, o diálogo é fundamental. “Ao criar este calendário e encerrar as indefinições, cabe ao empresário, doravante, se planejar, pois isso é fundamental para qualquer empresa. A Fiero está cumprindo seu papel ao criar o ambiente ideal para que haja convergência de ações em prol de um único objetivo. Creio que foi isso que aconteceu neste encontro com a definição do calendário florestal”, disse.

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras de Pimenta Bueno - Simp e vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiero, Ivandro Justo Behench comentou que o setor madeireiro estava na expectativa deste calendário florestal. “A data ficava mudando de um dia para outro, e estava gerando certa instabilidade no setor. Hoje, aqui na Federação, este calendário foi definido de forma eficaz. No dia 31 de dezembro, fecha e em 1º de abril, abre. Não há porque ocorrer mudanças nesta decisão tomada em comum acordo entre os empresários do segmento e a Sedam” afirmou.

Behench também falou que ficou definida a data para quem vai fazer pátio de estocagem e transportar no período de chuva. O empresário tem até 15 de novembro para entrar com o pedido de requerimento. Este pátio é na área de manejo ou numa área próxima.

O secretário Vilson de Salles Machado ressaltou sua satisfação com o resultado positivo da reunião, pois houve avanços para o setor madeireiro e para o órgão. Machado falou que à frente da secretaria vem realizando um trabalho de unificação de procedimentos, assim como otimizar as ações e processos. “Nada melhor que ouvir o setor produtivo sobre este tipo de política que visamos incrementar”, declarou.

Segundo ainda o secretário, a Fiero deu um grande passo, assim como a Sedam. “Estamos cientes da importância de ouvir os empresários para que possamos evoluir e contribuir, por meio do diálogo e de parcerias, para o crescimento econômico do Estado”, argumentou.

O vice-presidente de Assuntos Tributários da Fiero e presidente do Sindicato das Indústrias de Madeireiras de Rolim de Moura - Simarom,Edmilson Matos Cândido falou de sua satisfação com o resultado da reunião que contou com a mediação da Fiero. “Todos ganham com esta aproximação com o Governo, sendo uma ação efetiva do Sistema, que interfere diretamente na vida das indústrias e da economia do nosso Estado”.

Para Cândido este é um exemplo do novo tempo vivido pela Federação das Indústrias, em sua análise, brilhantemente conduzida pelo empresário Marcelo Thomé. “O presidente tem mostrado todo o seu preparo sendo sempre pontual em suas declarações bem elaboradas, demonstrando conhecimento do meio no qual está atuando”.

Fonte: Ascom /  Fiero

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)