Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Século XX inacabado - Por Vinício Martinez


 
A Universidade Federal de São Carlos/UFSCar sediará o II Congresso Internacional Novos Direitos – A Interdisciplinariedade do Direito na Sociedade Contemporânea, de 18 a 20 de Outubro, em São Carlos, interior de São Paulo. O evento, que contará com a participação de autores, professores e pesquisadores nacionais e internacionais, tem inscrições abertas em seus oito Grupos de Trabalho (GTs).

(acesso direto no site: http://www.novosdireitos.ufscar.br/congresso/inscricoes).

Como um dos participantes, apresentarei o seguinte tema: “Estado de Direito na Sociedade de Controle: conceitos jurídicos entre realidades políticas, da luta pelo direito à negação da justiça”. É um tema vasto e árido, e não teria como tratar integralmente de suas relações e imbricações neste espaço; no entanto, é possível inferir que na Modernidade Tardia não resolvemos os problemas do passado e temos de enfrentar os dilemas do presente/futuro.

Com o Direito se dá o mesmo. A luta pela democracia e por direitos inclusivos – com a divisa demarcatória da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948; institucionalizados na Constituição de Bonn: Alemanha/1949 – não se concluiu e sofre hoje ameaças gravíssimas com o revigoramento do Nato-Fascismo. O nazi-fascismo é operado a partir da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e, desse modo, “naturalizado” no Ocidente. Trump não nos desmente.

As ameaças à Política – espaço público em que se opera a socialização –, os invasivos mecanismos tecnológicos de controle da vida privada, a desacreditação das soluções civilizadas (Direito), a imposição do consumo em substituição à ação consciente (Condição Humana), são apenas indícios desses tempos sombrios.

No caso específico do Brasil, além do já observado, ocorrem fenômenos típicos, como, por exemplo, o agravamento do machismo e do elitismo. O racismo que elimina milhares de jovens negros, desescolarizados e marginalizados, é um caso ainda mais brutal; pois, sua mortandade é agilizada pelas polícias oficiais mancomunadas com grupos de extermínio. Chamaremos a isto de Bonapartismo Policial.

No plano institucional, opera-se um tipo de Cesarismo de Estado: os operadores do capital financeiro (sobretudo Bancos) indicam a necessidade da falência dos direitos fundamentais. Para melhorar seu êxito, quebram ou inibem a divisão dos poderes. O processo, iniciado em 2016 com a Ditadura Inconstitucional chamada de impeachment, contou com o financiamento decisivo dos maiores empresários e industriais (PIB) para que a grande mídia difundisse o caos jurídico.

Sem “liberdade de imprensa”, o Direito foi servil a um engenhoso e relativamente sutil Golpe de Estado. Juridicamente, a Constituição Federal foi maquiada, manipulada e utilizada contra seus princípios e propósitos. O Judiciário, de forma geral, não se opôs aos trâmites legais do “novo” César. A própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) embarcou na aventura. Aliás, como fizeram no Golpe Militar de 1964.

O processo não se concluiu, mas a crise se agravou. Não há legitimidade institucional, ou seja, pesquisas recentes indicam que o povo não acredita no Judiciário, detecta sua parcimônia com o poder instalado. O Legislativo, imerso na Lava Jato, não referencia a mínima confiança e a Presidência da República já responde a inquérito penal na base da organização criminosa.

Pois bem, a mesma Lava Jato obsequiosa em escolher cores – antes sentenciava somente com tinta vermelha – também atende em ilegalidades e atentados à soberania nacional: emitiu-se RG, com abertura de conta bancária fajuta, para um agente da polícia dos EUA. Quando o juiz assim age, em território nacional, sem comunicar a Polícia Federal, incorre em crime de segurança nacional.

O pacote todo – que inclui ceder o Pré-Sal, desindustrializar o país, implodir os direitos sociais, permitir o desmatamento da Amazônia, desnacionalizar a exploração do Nióbio, entre outros – segue, tanto quanto, indiferente ao seletivo Ministério Público. Todos esses dados estão disponíveis na Internet.


Vinício Carrilho Martinez (Dr.)

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/CECH

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Navegar pela réstia da Lua

Navegar pela réstia da Lua

Amar é como cultivar flores. Não há um sem o outro. Não há música, não há Lua.É uma maré, a gente vai. Canta e se encanta.Não tem hora pra namorar

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

 Eu nasci em 1964, mas quero perguntar outra coisa: A Páscoa combina ou não com 1964?          O único leitor e a única leitora disposta poderão diz

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)