Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Samuel Saraiva alerta em blog a respeito do ‘terrorismo religioso’


 Samuel Saraiva alerta em blog a respeito do ‘terrorismo religioso’ - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ
Em Porto Velho

Nos anos 1960, o seringueiro José Gabriel da Costa, dizia nas sessões do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) em Porto Velho: “Examinem se estou certo”. Estimulava a Irmandade a estudar mistérios divinos, propunha a prática fiel do bem e a constância nos deveres. Disseminava “luz, paz e amor”. Em sua doutrina consagrada no Brasil e em diversos países, inclusive nos Estados Unidos, Mestre Gabriel jamais chegou ao extremo de mencionar “a ira de Deus” para seus discípulos, que inicialmente eram pessoas tão simples quanto ele, um trabalhador do látex (borracha) embrenhado na floresta boliviana, próxima ao Abunã durante a 2ª Guerra Mundial. Para ele, o ser humano pode melhorar e assim evoluir espiritualmente.

Seis décadas depois, o livro “Liturgia Dominical”, o sacerdote Johan Konings (Editora Vozes) sugere que a religião serve para o bem de todos, eliminando exploração e discriminação (2ª leitura). “Para dar chances a uma ordem melhor, provoca até revoluções, se as estruturas vigentes produzem desigualdade e injustiça. Pois a justiça é a exigência mínima do amor”.Samuel Saraiva alerta em blog a respeito do ‘terrorismo religioso’ - Gente de Opinião

TEORIAS INTIMIDATÓRIAS

Assusta as pessoas no mundo de hoje a avassaladora onda de intimidação “por meio de teorias religiosas intimidatórias, milenárias ou contemporâneas”, alerta em artigo publicado em seu blog o jornalista rondoniense Samuel Sales Saraiva, ex-assessor parlamentar e suplente de deputado federal por Rondônia, morador em Washington DC (EUA).

Isso, segundo ele, “fatalmente acarreta coerção espiritual, manipulação coletiva para obtenção fácil de vantagens financeiras entre outras”.

Samuel sugere aos legisladores brasileiros “a responsabilidade moral de normatização efetiva que assegure a proteção plena dos cidadãos das garras de organizações corrompidas que se diferenciam apenas no modus operandi na busca de objetivos comuns: dinheiro e poder”.

Segundo Saraiva, antevê-se que “algum dia a prática absurda responsável pela exploração de milhares de seres humanos em todo mundo, deverá ser criminalizada, e as pessoas livres da covarde lavagem cerebral e técnicas de persuasão, que intimidam e paralisam as mentes pelo pânico de estarem cometendo pecado”.

Para Johan Konings, a religião serve para o bem do homem todo, para aquelas dimensões que facilmente são esquecidas: a integridade da vida (contra a tortura, a irresponsabilidade com a vida nova etc). Ele também propõe “a integridade do verdadeiro amor (contra a exploração erótica, o amor descartável etc), o crescimento espiritual (contra o imediatismo, o materialismo etc), o sentido último da vida (contra a mecanização e encobrimento da morte)”.

O artigo de Samuel Saraiva no blog

“A vinda do Messias transforma os excluídos – pagãos, coxos, cegos, aidéticos, favelados, presos – em filhos do Reino. Conforme Santo Irineu, a glória de Deus é que o ser humano tenha vida – e a vida do ser humano é contemplar Deus...Trata-se de uma certeza fundamental de nossa fé: Deus deseja que todos e todas tenham vida. A religião é para o bem da humanidade”, Johan Konings.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)