Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sala-cofre do TJ-RO garantirá segurança de dados


 

Gente de Opinião

A replicação de informação é uma forma de garantir a segurança de dados, por isso o Tribunal de Justiça de Rondônia concluiu a instalação da infraestrutura de redundância tecnológica na sala-cofre do TRT14. Trata-se de um conjunto de componentes destinado a manter os sistemas essenciais em funcionamento até em casos de desastres.

Mesmo com o alto nível de segurança garantido pela sala-cofre do TJRO, a redundância é necessária para garantir que os sistemas do Judiciário continuem funcionando ou sejam recuperados rapidamente em qualquer situação que afete negativamente o funcionamento da sala-cofre do TJRO.

Vale lembrar que é na sala-cofre do Poder Judiciário de Rondônia que estão abrigados os servidores, os equipamentos de processamento e armazenamento de dados e os sistemas de ativos de rede. Daí a importância de ter um “plano B”, caso ocorra algum sinistro na sala-cofre.

Para instalar a estrutura necessária no TRT14 foi utilizada a tecnologia de hiperconvergência, que combina componentes virtuais e físicos de uma infraestrutura como servidores, redes e hardware de armazenamento, resultando em um único dispositivo controlado por software, que ocupa menos espaço e consome menos energia.

Em caso de mau funcionamento da sala-cofre do TJRO, a infraestrutura de redundância garantirá que os principais sistemas do TJRO continuem funcionando.

Além disso, a estrutura de redundância é utilizada para manter os sistemas em funcionamento sempre que for necessário suspender temporariamente qualquer recurso da sala-cofre, como nas ações de manutenção.

As instalações para redundância de dados fazem parte do projeto Sala-Cofre da Stic/Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, alinhado ao macrodesafio Infraestrutura de TIC adequada às demandas estratégicas do Poder Judiciário 2015/2020, que visa garantir a Melhoria na Infraestrutura e Governança de TIC.

Fonte: Ascom / TJ-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)